Jump to content
Arquitectura.pt


Fantasporto: 29ª edição de dicado á arquitectura


rui.dinis

Recommended Posts

http://www.cinema.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/9344386/180

Evento decorre entre 16 de Fevereiro e 1 de MarçoA Galiza vai ser a cinematografia homenageada da 29ª edição do Fantasporto, que se realiza de 16 de Fevereiro e 1 de Março de 2009, disse à Lusa a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira. A responsável sublinhou a qualidade da produção cinematográfica da Galiza, que vai estar patente, em retrospectiva, na 29ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto.
«A edição de 2009 terá também um ciclo denominado 'Cinema e Arquitectura', dedicado aos filmes em que a cidade e a arquitectura assumem especial relevo, desde o 'Metrópolis', de Fritz Lang (1927), até películas dos nossos dias, como 'Blade Runner', de Ridley Scott (1982) ou 'AI - Inteligência Artificial», de Steven Spielberg (2001), disse Beatriz Pacheco Pereira.
Este ciclo, que será realizado com o apoio da Ordem dos Arquitectos inclui mesas-redondas e workshops em que vão participar diversos arquitectos de renome mundial, num programa cujo comissário será o arquitecto Jorge Patrício.
O Fantasporto 2009 vai também homenagear José Fonseca e Costa, de cuja obra será exibida uma retrospectiva, e o realizador alemão Jörg Buttgereit, o criador de «Nekromantik», que apresentará no Fantasporto o seu mais recente filme.
Além da homenagem a Fonseca e Costa, o cinema português estará em destaque, com várias longas e muitas curtas-metragens, tanto feitas por profissionais como por estudantes, a concurso.
Para fechar este núcleo de mostras haverá uma retrospectiva do cinema de terror italiano, assim como uma homenagem, a título póstumo, ao realizador Mario Bava, através do seu filho Lamberto, com a exibição de cinco dos seus filmes mais famosos.
Quanto aos filmes a apresentar nas secções competitivas, Beatriz Pacheco Pereira referiu que «a produção mundial deste ano é de muito boa qualidade, especialmente os filmes provenientes da América e da Europa».
«A grande dificuldade que encontramos no momento é a da escolha», admitiu.
O Fantasporto 2009 continuará a ter no Teatro Rivoli, com as suas duas salas, a sua sede, mas vai utilizar a sua extensão «Cidade do Cinema», montada na praça D. João I.
Ali, será mostrado, em exibição contínua, o programa «Best of Shorts» (O melhor das curtas-metragens) «Porto em curtas», com cerca de 300 a 400 curtas-metragens vindas de todo o mundo.






fonte: http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=1014838&div_id=2903
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.