Jump to content
Arquitectura.pt


rui.dinis

Fantasporto: 29ª edição de dicado á arquitectura

Recommended Posts

http://www.cinema.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/9344386/180

Evento decorre entre 16 de Fevereiro e 1 de MarçoA Galiza vai ser a cinematografia homenageada da 29ª edição do Fantasporto, que se realiza de 16 de Fevereiro e 1 de Março de 2009, disse à Lusa a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira. A responsável sublinhou a qualidade da produção cinematográfica da Galiza, que vai estar patente, em retrospectiva, na 29ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto.
«A edição de 2009 terá também um ciclo denominado 'Cinema e Arquitectura', dedicado aos filmes em que a cidade e a arquitectura assumem especial relevo, desde o 'Metrópolis', de Fritz Lang (1927), até películas dos nossos dias, como 'Blade Runner', de Ridley Scott (1982) ou 'AI - Inteligência Artificial», de Steven Spielberg (2001), disse Beatriz Pacheco Pereira.
Este ciclo, que será realizado com o apoio da Ordem dos Arquitectos inclui mesas-redondas e workshops em que vão participar diversos arquitectos de renome mundial, num programa cujo comissário será o arquitecto Jorge Patrício.
O Fantasporto 2009 vai também homenagear José Fonseca e Costa, de cuja obra será exibida uma retrospectiva, e o realizador alemão Jörg Buttgereit, o criador de «Nekromantik», que apresentará no Fantasporto o seu mais recente filme.
Além da homenagem a Fonseca e Costa, o cinema português estará em destaque, com várias longas e muitas curtas-metragens, tanto feitas por profissionais como por estudantes, a concurso.
Para fechar este núcleo de mostras haverá uma retrospectiva do cinema de terror italiano, assim como uma homenagem, a título póstumo, ao realizador Mario Bava, através do seu filho Lamberto, com a exibição de cinco dos seus filmes mais famosos.
Quanto aos filmes a apresentar nas secções competitivas, Beatriz Pacheco Pereira referiu que «a produção mundial deste ano é de muito boa qualidade, especialmente os filmes provenientes da América e da Europa».
«A grande dificuldade que encontramos no momento é a da escolha», admitiu.
O Fantasporto 2009 continuará a ter no Teatro Rivoli, com as suas duas salas, a sua sede, mas vai utilizar a sua extensão «Cidade do Cinema», montada na praça D. João I.
Ali, será mostrado, em exibição contínua, o programa «Best of Shorts» (O melhor das curtas-metragens) «Porto em curtas», com cerca de 300 a 400 curtas-metragens vindas de todo o mundo.






fonte: http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=1014838&div_id=2903

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.