Jump to content
Arquitectura.pt


Crítica a esboço feito por não profissional


maximus_01

Recommended Posts

Boa Tarde.
Pretendo construir uma casa e desenhei uma espécie de planta. Como não possuo conhecimentos de arquitectura e engenharia gostaria de ter algumas ideias de profissionais sobre este esboço. O terreno que tenho tem 35m de largura e 100m de comprimento pelo que gostaria de ter uma cozinha bastante grande com alpendre e um jardim grande nas traseiras e um quarto grande com wc privativo e uma divisão para ter armários no mesmo quarto. Também pretendo ter uma escada que dê para águas furtadas. O esboço encontra-se no seguinte endereço:

http://img100.imageshack.us/my.php?image=novaimagemxi5.png

A frente do esboço fica para este e a traseira para oeste. a entrada da garagem para este. o terreno é completamente plano situando-se na zona centro. è unicamente um esboço que pretendo mostrar a um arquitecto uma vez que não tenho conhecimentos de arquitectura, pelo que nunca deixará de ser um esboço feito por quem não percebe nada do assunto.

Gostaria de conselhos sobre este esboço, pelo que poderei enviar o desenho em excel pelo email, maximus_01@iol.pt caso haja alguém com ideias sobre este esboço.
Cumprimentos,
Sérgio Marques

Link to comment
Share on other sites

Maximus_01, antes de mais, bem vindo. Deve existir algum problema no ficheiro que disponibiliza, porque não está acessível. A minha sugestão é que vá ter com o seu arquitecto e lhe diga o que aqui acabou de dizer. Programem uma visita ao terreno, falem e discutam entre os dois o que pretende. Não queira logo à partida limitar o processo criativo de quem lhe vai desenhar a casa com uma ideia demasiado "acabada", até porque poderá ter boas surpresas se assim não o fizer. Lembre-se que um projecto é o resultado de um processo de trabalho dos dois e não um mero passar a limpo de um esboço que fez. Boa sorte desde já para o projecto.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Agradeço desde já os vossos comentários. Claro que será um arquitecto a fazer o projecto, tanto que uma casa será algo em que nos devemos sentir bem e durará bastantes anos. Dado que o terreno que possuo ter uma área considerável pretendo fazer algo muito simples esteticamente mas muito funcional. Mesmo assim foi muito divertido fazer este esboço:

Imagem colocadaImagem colocada


Claro que depois de falar com um arquitecto este esboço será banal mas será uma forma de ir guardando ideias que vou tendo com a minha namorada.
Cumprimentos a todos,
Sérgio Marques

Link to comment
Share on other sites

Maximus, a imagem, apesar de aparecer, continua imperceptível. Sugiro que utilisze o serviço de alojamento do fórum em vez do imageshack. Pelo pouco que se vê, deve-lhe ter dado um bom trabalho a fazê-lo em excel, atrevo-me a dizer que trabalho a mais, porque um lápis e um papel teriam tido o mesmo efeito e demoraria muito menos tempo, mas se foi divertido fazê-lo, então não foi tempo totalmente perdido ;) O único entrave é que vocês podem-se ter "agarrado" de mais a essa solução, realizada em conjunto e podem ter alguma dificuldade a "distanciarem-se" o suficiente para compreender e perceber possíveis problemas ou mesmo outras soluções. Mais uma vez boa sorte.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

nao sei porque mas eu ainda tive opurtunidade de ver a imagem (mas agora ja nao) nao me querendo adiantar muito, maximus, e para que compreenda porque e que deve de falar com um arquitecto, deixo-lhe apenas umas dicas. tenha em atencao para que lado vao ficar as janelas (de certo que nao vai querer muitas janelas a norte) onde q que fica a estrada? sera que quer mesmo um alpendre virado para a estrada? aceito que quira uma cozinha grande, mas assim tao grande? ou voce vive mais na cozinha que na sala? sera que entao precisara mesmo de paredes entre ambos? ou sera que a cozinha deveria estar dividida entre espaco de comer e estar e espaco de cozinhar (ainda que sem paredes). por ultimo, se o terreno e grande entao porque e que a caza tem de ser quadrada? boa sorte com a sua casa e contacte um arquiotecto quanto antes. ha para ai qualquer coisa na ordem sobre como escolher um arquitecto, tenho a cereteza de que se esperar uns dias alguem vai postar isso

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde. O Alpendre não ficará na frente da casa, seria nas traseiras onde iria ter um enorme jardim (talvez tenha colocado mal os pontos cardeais - No desenho a frente da casa seria virada para a estrada, as laterais serão Norte e Sul e a traseira na direcção do mar) O facto de ter feito um esboço de forma quadrada não implica que queira exacatamente o que fiz. Imaginei uma casa muito simples mas bastante bonita. A cozinha terá de ser comprida pelo facto que poder receber a minha familia e a da minha namorada(familia grande). Imaginamos esta cozinha comprida e com um alpendre mais para o estilo rústico podendo mesmo ter pedra numa das paredes. A sala seria um estilo mais moderno, um quarto com wc privativo e vestiário. Terá ainda águas furtadas. Sendo o terreno bastante grande o arquitecto terá muita margem de manobra para nos surpreender com as suas ideias e dar largas à imaginação.. Tenho algumas ideias que não pretendo mudar muito como o caso da cozinha grande e o quarto...mas a imaginação e a técnica do arquitecto é que irá tornar o projecto em algo de fantástico. Diverti-me imenso a fazer o esboço e tenho a certeza que irei ter ainda mais gozo quando falar mesmo com o arquitecto, pois assim poderei ser surpreendido com ideias que até ai não tinha tido e que de certo irão ser uma mais valia. Mesmo assim considero proveitoso todo o tempo que dispendi com a minha namorada a fazer este mero "boneco" - teve imensa piada. Pena é os custos de construir uma habitação... esse sim é mais complicado de resolver... Cumprimentos a todos, Sérgio Marques

Link to comment
Share on other sites

Bem, consegui agora abrir a imagem que colocou na primeira mensagem e espero que não se importe de ter tomado a liberdade de a colocar na sua última mensagem, alojada no servidor do fórum para não haver problemas. Como é lógico, não conheço o terreno, nem a envolvente, e assim é impossível fazer mais alguma coisa do que apontar alguns problemas que tem no seu desenho. Até que ponto pensaram nas relações entre os espaços?... Mais algumas questões para pensar: _ não tem acesso pelo interior da casa a um dos quartos; _ as alternativas para se aceder para a cozinha são, ou pela zona de circulação por onde se acede aos restantes quartos, ou pelo interior da sala; _ o acesso ao wc de serviço tem de se fazer pela cozinha; _ quando estaciona o carro tem de entrar pela cozinha, ou em alternativa dar a volta até à entrada principal; _ aquelas manchas azuis, que penso serem zonas cobertas, estão ao que percebi voltadas para nascente/ponte, o que quer dizer que ao nível do sombreamento deixam um pouco a desejar... Agora lembre-se, tudo o que aqui for dito é sobre o que nos mostra e não deve sequer ser interpretado como solução. Pessoalmente, como já lhe disse antes, acho que deve pegar no que tem e vá ter com o seu arquitecto. Com o "que tem" quero-me referir àquilo que parece ser importante para si na sua casa, ou seja, a zona de jantar grande e o quarto grande com wc e "closet", ou seja, apenas uma pequena parte do global da casa.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Para que serve o alpendre, para colocar uma cadeira de baloiço e ver quem passa na rua? Nunca percebi o fascinio das pessoas comuns (leia-se não arquitectos) por este "espaço"! Recomendo vivamente a consulta com um arquitecto, e espero que dê mais importancia a questões "ambientais" do que estéticas!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se será pertinente, mas então se o Maximus se propõe contactar um arquitecto, faz sentido haver uns quantos colegas a dar contributos previamente? Até pode ser um pouco confuso ou não? É que se fosse no nosso atelier, possivelmente precisariamos de muitos mais dados para uma abordagem esclarecedora sobre o assunto. E faríamos uma proposta de trabalho ! A situação do ponto de vista deontológico é até um pouco delicada e abre um precedente (os Moderadores poderão manifestar-se), sobre a possibilidade ou não, de através do Forum se fazerem consultas técnicas de terceiros sobre projectos de outros colegas ou projectistas, ou sobre os pareceres camarários etc. Fica o reparo.;)

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde Sr. Gupyna Antes de mais agradeço o seu comentário já agora respondo. Se todos gostássemos do mesmo, este mundo seria todo igual... Cada pessoa com o seu... Se o Sr. não aprecia alpendres, então porque outros não possam apreciar? não aconselhar alpendres só porque não se gosta não parece coerente. Servir só para para uma cadeira de baloiçopara estar a ver os carros que passam na rua?a minha curiosidade não chega a tanto, pelo que o tal alpendre ficaria nas traseiras da casa onde estarará um enorme jardim... parece-me bastante agradável, coisa totalmente diferente de uma varanda de apartamento onde vivi nos meus dias de estudante universitário. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde Agradeço o seu comentário antes de mais. O intuito de colocar esta mensagem seria de partilhar um esboço para entregar mais tarde a um arquitecto... penso que será um ponto de partida, pelo que as ideias estão definidas sobre o que se pretende, desde alpendre, cozinha grandeetc etc. essa seria aideia, nunca fazer um projecto via fórum arquitectura... seria unicamente partilhar um mero desenho, nunca querendo criar situações contraditórias ao códio deontológico... Assim, este post não foi muito feliz. Cumprimentos a todos, fim

Link to comment
Share on other sites

Maximus

Como não achou o anterior post "feliz", vamos ver se me sai melhor este.

Primeiro, acho muitíssimo bem as pessoas preocuparem-se com o espaço onde querem viver, e sobre isso recolher informação sobre o "habitar" ou a "casa", visitar edifícios e habitações, correr mostras e exposições, repensar as suas necessidades, sonhar um pouco e ... fazer esboços.

Segundo, este Forum, não é só para arquitectos, mas é sobre Arquitectura! E portanto quando você participa o mais certo é receber post's de pessoas que pensam e trabalham em arquitectura, e que já fazem ou farão disso a sua profissão.

Referindo-me mais concretamente ao seu post inicial, estabeleço uma comparação, apenas com a intenção de lhe explicar melhor o que quis dizer. Se este fosse um fórum de medicina e você participasse dizendo que estava a tomar uns medicamentos do tipo X, para tratar uma dor de cabeça persistente, a pedir a opinião dos médicos sobre se o tratamento era adequado, que resposta acha que lhe dariam? Concerteza que não o iriam "tratar" ali, mandavam-no de imediato para o seu médico-assistente, diziam-lhe para parar com os medicamentos e lembravam-lhe que quem os prescreve são os médicos!

Foi isto que eu quis dizer.

Resta-me só acrescentar, que a melhor forma de estabelecer uma relação de trabalho com um Arquitecto, não é apresentar um esboço do que este tem que fazer, mas sim explicar o que se pretende, quais as condicionantes, quais os objectivos, etc.. Além do mais com o que lhe vai custar o projecto da sua casa, deixe ser o arquitecto a fazer os esboços.;)

Sugiro-lhe que contacte o site da Ordem dos Arquitectos, sobre o tema "Trabalhe com um Arquitecto":http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf

Por mim, tópico encerrado.

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

para começar nao sou arquitecto, mas sou estudante de arquitectura, por isso penso que posso opinar um pouco em relaçao ao assunto lol. criticas: - cozinha ocupa muito espaço e a sala tem um tamanho miseravel tendo em conta a cozinha, será que passas mais tempo na cozinha do que na sala??quando socializas com a familia, ou amigos, pretendes o fazer na cozinha??lol -poderias trocar a casa de banho pela despensa, assim terias acesso directo da cozinha a despensa, e nao terias que entrar no corredor, em que a 1º coisa k ves é a casa-de-banho, - o proprio desenho nao esta muito esclarecedor em termos de vãos, porque fico com a ideia que quem entra na casa, entra directamente na sala,embora vejo o hall de entrada, por isso creio k tb deverias meter as portas, até porque isso no geral conta muito... e mais nao digo porque nao sei muito do teu projecto, mas como todos dizem, aconselho levares o trabalho a um arquitecto, pois muita gente pensa k um arquitecto é so uma desculpa para gastar mais dinheiro, pois no fim, verás que o teu projecto estara muito melhor e mesmo em termos de construçoes, nao teras tantos problemas com infiltraçoes,rachas, patologias no geral.....

Link to comment
Share on other sites

Meus caros, trata-se apenas de um "mero" esboço, que o requerente fez. Ou seja, o arquitecto terá naturalmente de "pegar nele" e esboçar outras soluções, conversando com o futuro utilizador várias vezes até até chegar ao resultado final (projecto). Penso que vocês estão a preocupar-se demasiado com questões sem grande relevância(...) De modo que, à semelhante do que alguns aqui disseram, o maximus_01 deve efectivamente falar com o arquitecto e expor-lhe a situação... Penso que será a melhor forma de solucionar o "problema" (...)

Link to comment
Share on other sites

é só inteligentes e finórios por estes lados... que selva!!! Então o homem por diversão tentou fazer uma planta mais ou menos com a funcionalidade e espaço que imagina ser o melhor para ele e a sua namorada, logo vocês caem em cima dele como que um estudante de arquitectura se tratasse...???! Grande exemplo que saíu à rua...?... Arquitectos... Bem, mas eu nem digo mais nada porque eu é que sou o burro...

Link to comment
Share on other sites

Quem faz projectos e já teve vários clientes particulares sabe que gostam sempre de fazer umas "plantas", e os arquitectos tem de se adaptar a esta situação e saber demonstrar quais as melhores soluções. Caso contrario, ficam a ganhar os desenhadores ou os engenheiros...

Link to comment
Share on other sites

Quem faz projectos e já teve vários clientes particulares sabe que gostam sempre de fazer umas "plantas", e os arquitectos tem de se adaptar a esta situação e saber demonstrar quais as melhores soluções.
Caso contrario, ficam a ganhar os desenhadores ou os engenheiros...


esse também é o trabalho do arquitecto, ninguem disse que ser arquitecto era facil!
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.