Jump to content
Arquitectura.pt

_Maverick_

Autocad-Photoshop = (im)Possivel?

Recommended Posts

Boa noite pessoal. então a minha dúvida é a seguinte: tenho de fazer dois painéis A1 com os desenhos técnicos á escala para a disciplina de projecto, e já o consegui (fiz o layout no photoshop ja com o espaço definido para os desenhos técnicos e depois foi so importar o que fiz no em formato jpeg para o CAD), mas agora queria trabalhar os alçados em photoshop (acrescentar imagens de céu, árvores e pessoas) mas não sei como voltar a importar tudo para o photoshop outra vez. Atenção, quero sempre manter a escala dos desenhos técnicos, é essencial ...Sera que alguém sabe como fazer? se é que é possivel... agradecia a ajuda ;) help me!!! :p abraço

Bem é mais simples do que parece... Primeiro há que criar uma impressora (pc3) que escreva EPS. Ou seja temos de ir a plotter manager -> add a plotter wizzard - escolher a opção Adobe PostScript Level 1 e escolher a opção save to file. Depois de criada a impressora basta usá-la para "imprimir" os desenhos técnicos. Imprime cada desenho há escala pretendida e guarda os ficheiros no disco com o formato EPS. Se já tens o layout no photoshop não vais mandá-lo para o autocad para depois mandar de volta para o photoshop. Além disso o photoshop não é um software de paginação - para esse efeito deverias usar o inDesign - mas isso é outro assunto. Depois de teres os EPS, basta que os abras no photoshop, escolhendo os pixeis que pretendes de resolução (150-300 dpi's é o melhor para não perder qualidade). Esses EPS ficam depois rasterizados e podem ser trabalhados em photoshop, acrescentando os elementos que se pretendem. De notar que as espessuras de linhas vão correctas por este processo, não sendo destruida a definição do desenho de autocad, desde que depois se mantenha sempre a escala do desenho. Para manter sempre a escala do desenho, há que ter em atenção as importações dos EPS, sendo que todos os documentos têm de ter os mesmos pixeis de definição. Se o layout dos painéis tiver apenas 72dpi's de resolução, então os EPS devem ter também essa resolução... Se tiveres dúvidas diz... Eu tentarei explicar mais detalhadamente...

O tamanho da folha usado na impressão interessa porque tem de ser um formato em que caiba o desenho... Mas podes sempre usar um A0 por exemplo e depois no photoshop cortar as sobras mais junto do desenho. O importante é nunca escalar os desenhos ou mudar as resoluções das imagens para que não haja alterações de escala. Tudo o resto é simples.