Jump to content
Arquitectura.pt


Nova imagem da OA


baldini

Recommended Posts

Já vi a notícia no site da ordem.

A nova imagem
08-10-2008

Pedro Novo, o designer responsável pela nova imagem da Ordem dos Arquitectos, fez uma pequena apresentação da sua proposta na cerimónia solene que aconteceu no Dia Mundial da Arquitectura 2008, 6 de Outubro, na sede nacional.

A nova imagem está patente numa tela com grandes dimensões que forra a escada da fachada poente do edifício dos Banhos de São Paulo e numa exposição na Galeria do mesmo edifício onde é possível conhecer as cinco propostas finalistas do Concurso. A tela ficará exposta até ao início de Julho para marcar os 10 anos da Ordem. A exposição pode ser visitada até ao final da semana (dia 10 de Outubro).

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa foram colocados, na rede mupi de Lisboa, 40 cartazes que ficarão até meados do mês. Uma colagem no Porto de outros tantos cartazes permite também que alguns vão conhecendo a nova imagem.

Logo que o Manual de Normas esteja disponível os serviços da Ordem irão adoptar o novo logótipo.

Documentos
Imagem colocadaA nova imagem da Ordem dos Arquitectos


Assim à primeira vista não me identifico muito...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Quando acabou a primeira fase de selecção, estava por Lisboa e fui com uma pessoa levantar o trabalho dela. Os que tinham sido eliminados estavam todos amontuados e enquanto estiveram à procura do dela, tive a oportunidade de ver de relance alguns desses que foram eliminados. Agora a olhar para o vencedor, vieram-me à memória imagens de uns quantos que lá estavam com um grafismo muito semelhante a este. Fico à espera do anúncio do manual de normas para tentar perceber melhor o conceito por trás do logotipo.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

.. realmente é uma tristeza... apresentam o logotipo ( a seco)... sem anexarem o texto justificativo do mesmo... nem parecem arquitectos!!! Também não concordo com o facto de não terem apresentado/ disponibilizado, imagens e textos, relativos aos restantes concorrentes finalistas... Espero que corrijam estas questões para breve. Quanto ao novo logotipo... não me "aqueçe, nem arrefece"... aguardo as explicações do designer.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

A nova imagem está patente numa tela com grandes dimensões que forra a escada da fachada poente do edifício dos Banhos de São Paulo e numa exposição na Galeria do mesmo edifício onde é possível conhecer as cinco propostas finalistas do Concurso.


O prazo é apertado (até 10 de Outubro), mas era bom se alguém conseguisse lá ir tirar umas fotos dos restantes candidatos.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Parece que os arquitectos não eram bem vindos a participar neste concurso, era para "designers"!!!, o resultado está à vista, é muito fraco, e eu como arquitecto e associado fico chateado porque o simbolo parece uma *******, e o cliché do O do A, sinceramente haja paciência, tenho esperança que seja uma brincadeira de carnaval (antecipado)!:):envergonhado:

Link to comment
Share on other sites

Portanto, a mesma classe que se queixa de ter engenheiros a fazer arquitectura, e' a mesma classe que queria ter visto arquitectos a fazer trabalho de designers.

"Porreiro pa..."



Para resultados como este acho que vou tomar uma aspirina!
Desde quando é que os simbolos de qualquer organização, associação, não podem ser "desenhados" por arquitectos, engenheiros, curiosos,....
Assim como na arquitectura, existem bons exemplos de outros profissionais (não arquitectos) que realizaram boas e iconográficas obras de arquitectura:
Nasoni, Tadao Ando, Pier Luigi Nervi, Luis Barragan, Le Corbusier,... por exemplo estes nunca passaram por uma escola de arquitectura e no entanto foram adoptados como arquitectos apesar da formação que tiveram!
Por isso acho aspirinas que o concurso para o simbolo da ordem deveria ter sido para todos os profissionais ligados às artes, tenho dito!

Quem não concordar com este ponto de vista, ele vale o que vale, é a minha opinião!:):devil::O
Link to comment
Share on other sites

Pelo adiantado da coisa acho que a aspirina faria pouco efeito. Isso deve requerer uma dosagem um pouco mais pesada :) Eu percebo perfeitamente o ponto de vista, mas sao essas liberdades de actuacao que levam ao esticar da corda no que diz respeito 'as areas de actuacao. Quero acreditar que haveriam propostas muito mais apelativas, o problema aqui tera' sido nos criterios de escolha, desde ha muito que deixei de julgar vencedores de concursos em portugal pela amostra dos vencedores. E' como tudo na vida, temos de aprender a conviver com tudo isso. Em Lisboa convivemos tanto com o CCB como com as Torres das Amoreiras, ha gostos para tudo, e hipotese de falhanco/excelencia em todo o lado.

Link to comment
Share on other sites

Muito iconico. Simbolo. Eh um caracter. O designer transformou duas letras num simbolo. Nao me identifico com o simbolo. Nao identifico o simbolo com a arquitectura mas agrada-me. Nao me desagrada. Ha pior. Vendo outros logotipos de outras ordens. Muito institucional. http://www.geocities.com/CapeCanaveral/6236/OM.GIF Logotipos de empresas: http://www.mediadeskportugal.eu/images/RTP.jpg http://www.crp.pt/imagens/Galp%20(1).JPG

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.