Jump to content
Arquitectura.pt

JVS

Figueira da Foz | Novo estádio do Naval 1º de Maio | Saraiva & Associados

Recommended Posts

http-~~-//i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/Estadio%20Futebol%20e%20Servicos/1.jpg

http-~~-//i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/Estadio%20Futebol%20e%20Servicos/2.jpg

http-~~-//i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/Estadio%20Futebol%20e%20Servicos/3.jpg

http-~~-//i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/Estadio%20Futebol%20e%20Servicos/4.jpg

Vale das Abadias, Figueira da Foz

Superfície: 53.582 m2

Saraiva & Associados

Câmara nega conhecer plano

A Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) "desconhece" o projecto de construção de infra-estruturas desportivas da Naval 1º de Maio, nomeadamente um novo estádio, na Chã, freguesia de Tavarede.

A edificação de um novo estádio, onde funcionaria a nova sede do clube e uma academia de futebol, é há muito reivindicada pelo presidente da Naval, Aprígio Santos. "A Câmara também quer saber do que toda a gente fala e nós não sabemos, como seja o terreno da Chã e o projecto para sede. Toda a gente nos diz que sabe, mas, na Câmara, ninguém sabe de nada. Só podemos falar daquilo que sabemos", afirmou Lídio Lopes, vereador do Desporto e, actualmente, presidente em exercício da CMFF, anteontem à noite durante a Ceia Navalista, que assinalou o 115º aniversário do clube.

"O que eu me lembro é de ter proposto à Naval, pelos canais que o clube entendeu ter comigo, uma solução para o estádio, sede, e campo de treinos, e, até agora, ainda não recebi resposta", acrescentou.

Na cerimónia - onde pela primeira vez em muitos anos Aprígio Santos (presidente do clube desde 1991) esteve ausente - coube a Carlos Beja, da comissão administrativa da Naval, lançar um repto à autarquia.

"Se noutras terras (como Porto e Coimbra) foi possível encontrar soluções imaginosas para resolver os problemas das infra-estruturas desportivas, então não será possível na Figueira da Foz? Só queremos um local para construir o nosso estádio", desafiou Carlos Beja, perante meio milhares de navalistas.

Lídio Lopes aproveitou ainda a ocasião para anunciar que, este mês, a autarquia irá liquidar "50% das verbas devidas à Naval", que o vereador estimou em "cerca de 292 mil euros". "Ao contrário do que a Naval afirma, em 2006/07 pagamos 472 mil euros ao clube", rematou.

Fonte: JN

Conheço o local, já estava a precisar de uma renovação, assim como o estádio, uma vez que até é uma zona com potencial. Pelo que as imagens transmitem, creio que será um projecto que vai enriquecer a cidade da Figueira.

Já era tempo de aparecer uma proposta destas para a cidade. O estádio actual está completamente obsoleto! Chega ao limite do ridiculo mesmo. Agora, estou em crer que o clube sozinho não consiga tal empreendimento, e se a câmara ainda nem tem conhecimento deste trabalho.... Assim não se pode chegar a um consenso... Mas quem sou eu pra dizer isto...? (sou apenas um dos habitantes locais, mais nada...) Penso que um trabalho desta dimensão poderia ter uma exposição pública, e não, trabalhar "pela calada". Não ponho em causa as imagens nem o projecto, muito pelo contrário.... Espero brevemente conseguir introduzir algumas imagens de um trabalho que desenvolvi neste sentido, aquando do meu final de curso. Abraços, Tomy

Incrivel, quando mais de metade dos clubes de futebol da 1 liga não paga aos seus funcionários como é possível "alguem ter a pretensão de construir mais um estádio??? Surrealismo só na nossa terra!;)

A palavra Estádio, no que implica depois à sua estrutura como edifício, não se submete somente ao significado FUTEBOL, emboa este esteja subentendido como é claro.... Existem outras modalidades que podem dar uso a um Estádio. Mas quem se lembra disso... pois é.;)

A palavra Estádio, no que implica depois à sua estrutura como edifício, não se submete somente ao significado FUTEBOL, emboa este esteja subentendido como é claro.... Existem outras modalidades que podem dar uso a um Estádio. Mas quem se lembra disso... pois é.;)

Quais modalidades???
Quem paga a manutenção, o jogo do berlinde ou do pião, porque pelas imagens só se vê relvaXDXDXDXD!!!

Vejo que a minha mensagem não foi entendida. Quando referi a palavra Estádio não me estava a referir a este caso concreto. Estava a falar na globalidade. Não falei em imagens nenhumas. É claro que nestas imagens deste caso só se vê relva.... foi o que quiseram fazer... Existem estádios com pistas de atletismo, com complexos multi-desportivos no seu interior (ou periferia) e tudo mais.... A questão da manutenção prende-se com uma série de aspectos que têm de ser pensados antes da execussão de uma obra, qualquer que seja a sua envergadura e a sua futura utilização. Abraço!

Desde já achei o projecto muito bonito e acho que será um projecto bastante util para a cidade. No que toca as criticas de não haver dinheiro e afins, não tem qualquer sentido. Existe muita forma de pagar este tipo de obras e como o Tomy disse, não tem de ser um estádio exclusivamente de futebol, antes pelo o contrario... existem outras actividades desportivas que podiam ter um local para serem executadas e não nos jardins da cidade, como o atletismo...

Desde já achei o projecto muito bonito e acho que será um projecto bastante util para a cidade.

No que toca as criticas de não haver dinheiro e afins, não tem qualquer sentido. Existe muita forma de pagar este tipo de obras e como o Tomy disse, não tem de ser um estádio exclusivamente de futebol, antes pelo o contrario... existem outras actividades desportivas que podiam ter um local para serem executadas e não nos jardins da cidade, como o atletismo...

Quais?
Já foram a Aveiro, o estádio é um verdadeiro pesadelo para a gestão camarária! E a cidade tem mais população que a Figueira da Foz, e conta ainda com uma população muito jovem à custa da Universidade, se existem meios de financiar estes verdadeiros "elefantes brancos" comuniquem com as autarquias de Aveiro, Faro, e Leiria porque bem precisam!;)

Quanto à arquitectura do novo estádio, considero interessante!:p

Quais?
Já foram a Aveiro, o estádio é um verdadeiro pesadelo para a gestão camarária! E a cidade tem mais população que a Figueira da Foz, e conta ainda com uma população muito jovem à custa da Universidade, se existem meios de financiar estes verdadeiros "elefantes brancos" comuniquem com as autarquias de Aveiro, Faro, e Leiria porque bem precisam!;)

O problema desses estádios foi mesmo por só terem pensado em Futebol...

Dou o exemplo do de Coimbra...
Estádio + Centro Comercial...

Mas a culpa disso... é os fracos gestores que temos em Portugal.

E porque será que o estádio de Aveiro é um pesadelo para a gestão camarária? Será pelo facto de o estádio estar a 10Km do centro da cidade?! Ou será porque o Beira Mar não está a ter sucesso? E no Algarve? Porque será? Hum... Existe equipa de futebol? Pelos menos há rally ;) E Leiria? Bom, Leiria teve o azar do sr. Tomás ter feito um estádio daqueles naquele lugar... Meu Deus!... E Coimbra? Nunca se ouviu falar de grandes dificuldades pois não? É um estádio que considero +/- completo... O que resulta aqui que não resulta nos outros? Pois é. A Figueira precisa sim de um novo estádio. Não privado, mas sim comunitário. Não precisa de ser tão grande como os outros. Que seja aberto à população (como em Coimbra por exemplo). Quero acreditar que um dia isso possa acontecer para o bem da Cidade e da população. Abraço!

Dou razão ao Tomy a Figueira precisa de um estádio novo, o actual está em péssimo estado, salvo erro, as bancadas são em estrutura metálica, com muito pouca segurança...

JAG quanto ao 'fantástico' estádio de Coimbra, e sua gestão, posso-te desde já dizer que não têm dinheiro para pagar a luz... Digo.te também que era um estádio que tinha óptimas condiçoes para a pratica de atletismo e actualmente é uma das piores pistas do pais, completamente degradada, tudo derivado do 'fantástico' estádio de Coimbra...

TiCo... eu não disse que o estádio é 'fantástico'...

Agora digo-te... se aquilo não dá mais é por falta de gestão... coisa que Portugal não tem... bons gestores!!!

Pois... mas o que já te feito... esta feito... Agora é preciso alguém para corrigir isso. Lembra-te da TAP... quase na falência e agora e das maiores da Europa!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.