Jump to content
Arquitectura.pt


Cad em Mac


Orpheusmyth

Recommended Posts

Boas. Em breve irei mudar para mac, visto estar mais do que farto do windows. Aproveito a possível chegada dos novos Macbook Pro agora em Outubro para tal. No entanto reparei que não existe autocad para mac. Alguém me pode indicar algum software dentro do género, que funcione bem em mac, e preferencialmente com ficheiros dwg, já que na minha universidade só fornecem plantas etc, nesse formato.

Link to comment
Share on other sites

Bem... Soluções há muitas, e basta procurares no amigo Google por CAD para MAC e encontras uma lista até bem extensa. No entanto, verdade seja dita, mesmo sendo MAC user, continuo a usar o windows para as tarefas de CAD e BIM, já que só uso ferramentas da Autodesk (AutoCAD, Revit e 3ds MAX). Substituto para o MAX já arranjei e não me arrependo - o Cinema 4D substitui bem o MAX. Já no CAD e no BIM a coisa muda de figura, é que não há concorrência decente para os produtos Autodesk. No entanto podes sempre usar o Archicad e/ou o Vectorworks nativamente em MAC, sendo que são as tuas melhores opções, se queres abandonar totalmente o windows. Tanto o Archicad como o Vectorworks embora não funcionem nativamente com os dwg's têm suporte ao dwg que é claro um formato universal. Por isso tanto num como no outro podes importar e exportar neste formato sem problemas. A dificuldade poderá ser a mudança, principalmente para quem já está muito "viciado" no AutoCAD, mas isso com o tempo cura-se e criam-se outros vicios...

Link to comment
Share on other sites

Quando estou a trabalhar e preciso de total desempenho uso o bootcamp. Quando quero o melhor dos dois mundos e posso prescindir de um pouco de desempenho, uso o VMWare Fusion. Testei o Parallels, mas o Fusion suporta sistemas a 64bits, e suporta mais ram alocada ao windows. Parece-me também que é mais rápido e mais estável que o Parallels, embora este último tenha mais funcionalidades, algumas delas bem interessantes, mas ainda assim, a minha preferência recaiu sobre o Fusion... Mas para trabalhar a sério em Revit uso o bootcamp.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado. Eu vou mudar de PC para MAC brevemente :rolleyes:


É... parece uma tendência generalizada... Depois do fiasco do ME e agora do Vista, ninguém quer arriscar no que se lhe seguirá... E agora com o amigo BILL "longe" do controlo, e com a figura que agora tá à frente da Microsoft já se espera de tudo...

Só espero é que a Autodesk comece a criar software multi-plataforma (neste caso para MAC OS e a 64bist) ou então que lhe apareça um concorrente à altura para o MAC side...

De uma forma ou de outra, mudei para ficar.... no MAC claro....
Link to comment
Share on other sites

Pela minha experiência ainda curta nas mordidas da maçã, posso afirmar que a transição pode ser feita gradualmente claro... Se tiveres uma rede, os MAC's configuram-se com facilidade e se quiseres gerir a rede a partir deles (usando um servidor apple - MAC) então ainda melhor e mais simples será a transição, já que os servidores MAC são de alta performance, de facil gestão e organização e de uma facilidade de operação incrivel pelo MAC OS X Server - onde os computadores windows (clientes) são facilmente configurados e geridos. Portanto não tens de mandar tudo pro lixo e começar do zero... Podes ir trocando de máquinas à medida que vais precisando, actualizando o atelier aos poucos e por fases. Eu estou a dar os primeiros passos em Cinema 4d, e em MAC voa... Espero que com a prática e com o estudo consiga ficar mais expert, pelo menos tanto quanto dominava o 3ds MAX - as diferenças são muito assinaláveis, mas não considero o Cinema 4D inferior ao MAX pelo menos para o tipo de trabalho que lá executo...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta. A maior dificuldade que senti ao passar de Viz para C4D, suponho que seja comum a todos, é saber onde estão as coisas. Mais coisa, menos coisa, fazem o mesmo, ao princípio andamos ali um pouco perdidos a tentar perceber a estrutura do programa, mas depois vamos lá. Já agora, o Mac vem sempre com o monitor atrás? Parece-me um desperdício descartar os 21" que por lá tenho. E em relação ao preço, para máquinas equivalentes, quanto custa a mais um Mac?

Link to comment
Share on other sites

Já agora, o Mac vem sempre com o monitor atrás? Parece-me um desperdício descartar os 21" que por lá tenho. E em relação ao preço, para máquinas equivalentes, quanto custa a mais um Mac?


Bem... Eu comparei mais do que os hardwares, porque a minha experiência já me provou que componentes iguais em marcas diferentes não resultam em performances iguais...

Exemplo:
Comparando um HP igual a um DELL em termos de componentes, o Dell pode ser cerca de 2vezes mais rápido a iniciar o windows, e ter desempenho muito melhor em testes de benckmark. No entanto são computadores exactamente com os mesmos componentes. Os experts na matéria dizem que se trata de diferenças ao nivel das ligações e das boards utilizadas, sendo que as máquinas são umas mais optimizadas do que outras. Foi por essa razão que me deixei de "construir" os meus próprios pc's.

Por isso quando poderei um MAC comparei com um Dell com os mesmos componentes. Comparei modelos de portátil, já que foi esse que queria comprar, e a diferença era de cerca de 150€ mais caro o MAC.

Mas depois comecei a fazer contas:
O MAC trazia o Leopard que custa 179€, o iLife (à volta de 70€) entre uma série de outros programas que se encontram ou gratuitos ou muito baratos.
O Dell trazia o windows que depois teria de actualizar e que custa cerca de 800€, e trazia o works (que não substitui o Office) e teria de comprar o Office que é bem carinho dependendo da versão (pode custar 600€ ou mais).

Depois de ter estimado o gasto em software que queria ter legal, a diferença pesou ao contrário, sendo que o MAC poderia-me ficar cerca de 500€ ou mais, mais barato.

Quanto aos monitores... Depende do que comprares...
iMAC - é computador e monitor num só
MAC PRO - é só computador e por isso podes usar monitores que já tenhas

Depois tens os portáteis...

Já trabalhei em MAC PRO's e a experiência é muito boa, pois são muito rápidos e eficientes, e o windows voa nestes computadores. No entanto não tive a oportunidade de testar lado a lado como fiz com os portáteis. Comparei apenas alguns benckmarcks que estavam disponiveis na net com hardware semelhante (não 100% igual) e a diferença era assinalável.

Não digo com isto que sou defensor de MAC sobre PC só porque sim - tipo FUN BOY - mas a verdade é que não voltarei atrás por nada...
Link to comment
Share on other sites

Rui Fan Boy, não Fun Boy. São fâns, não rapazes divertidos. Quanto ao Mac, mudei há 1 ano e não quero outra coisa. O ArchiCad corre em mac, e tem grandes vantagens sobre o Autocad. A mudança não é difícil, uma vez que o ArchiCad permite programar o ambiente de trabalho e os atalhos de teclados de maneira que o interface fique semelhante ao Autocad. Estou farto de ensinar ex utilizadores de Autocad a trabalharem com Archicad, e a transição produtiva não costuma demorar mais do que um mês. Não recomendo o bootcamp, que equivale a teres dois computadores dentro da mesma caixa, mas sim o parallels, que te permite correr o windows dentro do mac os. Facilita a transferencia de ficheiros entre softwares. Por exemplo, se importares um dwg para o archicad em ambiente mac, mas quiseres dar uns retoques nesse ficheiro com o autocad em ambiente windows, o bootcamp complica-te a vida.

Link to comment
Share on other sites

O meu problema em termos de software é mesmo o Revit que acho melhor que o Archicad. Vou dar o beneficio da duvida e vou fazer um projecto em Archicad ... se eu vir que os resultados finais são animadores continuo a mexer em Archicad ... se não vou andar sempre como windows atras por causa do Revit. Isto porque acho que nao faz muito sentido ter MAC para usar Windows .. mas á falta de uma melhor solução vai ser assim.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.