JVS Posted September 14, 2008 Report Share Posted September 14, 2008 http-~~-//www.wmaker.net/portorl/photo/691262-844844.jpg Hoje em dia quem trabalha em Londres vive em qualquer cidade inglesa. Tal como Paris. Gracas ao TGV qualquer pessoa com rendimentos pode viver no campo e trabalhar no centro de Paris. O Mesmo poderia acontecer na Peninsula Iberica. A peninsula iberica deixava de ser uma Regiao para passar a Megapolis cujas cidades se reunem numa Megapolis, numa Mega Regiao Urbana onde Madrid pode ser o centro e as restantes cidades ibericas podem passar a ser suburbanas. Surgeriam assim Cidades-Areas Urbanas. - Lisboa-Setubal ou Setuba'Lisboa. Grande Lisboa. - Braga-Porto-Gaia-Aveiro ou BPGA. Grande Porto. - Algarve-Huelva-Sevilha-Cadiz. Grande Sevilha. - Grande Malaga - Alicante-Valencia. Grande Valencia. - Grande Barcelona. - Grande Madrid. - Santander-Bilbao. Grande Vyscaia. - Gijon - Vigo-Corunha. Grande Galecia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted September 14, 2008 Report Share Posted September 14, 2008 JVS, no que e que te baseias para dizer isto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted September 14, 2008 Author Report Share Posted September 14, 2008 Num artigo da Newsweek. :rolleyes: Link to comment Share on other sites More sharing options...
kwhyl Posted September 15, 2008 Report Share Posted September 15, 2008 JVS, bom tópico, mas não concordo primeiro porque acho precisamente o contrário um tipo pode morar no centro da cidade, porque aí tem tudo o que necessita para viver e pode ir trabalhar para o campo, assim, e principalmente no caso português, podiamos mais facilmente incentivar a agricultura....lunático, sou.. segundo não gostei da abordagem. chama-lhe nacionalista, mas nem o Lisboeta, nem o Portuense, muito menos o gajo de Barcelona, coruña, bibau...se sentiriam confortáveis com a dependência de Madrid e é principalmente essa dependência a Madrid que me faz uma certa espécie...quanto ao resto, essa história das mega-regiôes, chama-lhe o que quiseres, é o que eu defendo no tópico, ordenamento de território no conversas de arquitectura aqui do forum.... último, a viagem não é uma coisa cómoda por excelência, logo, creio que o futuro passa claro, por uma maior rapidez de viagem, mas sobretudo inter-urbana e não em ligações de urbes. com as cidades cada vez maiores temos de tornar cada vez mais eficazes as viagens dentro, com abandono dos interesses de ligação de 2 cidades, que mais meia hora menos meia hora vai dar ao mesmo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted September 15, 2008 Report Share Posted September 15, 2008 ao que o Kwhyl diz eu acrescentaria que mesmo para alguem que ganhe muito bem, nao sera confortavel ou economicamente viavel deslocar-se diariemnte de Lisboa a Madrid, (duas vezes por semana, ainda va la que nao va, mas asseguro que alguem que o faca de froma permanente, depressa alugara uma casa em Madrid, e so vira a Lisboa ao fim de semana. depois, Madrid e uma cidade falsa, ou seja, tal como Brasilia, foi fromada com o objectivo de ser centro do poder, sem qualquer fundamento economico, esta no centro de Espanha, mas a parte disso, nao tem qualquer interesse economico, e por isso que Barcelona, Bilbau, e Santander sao cidades com um muito maior interesse economico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted September 15, 2008 Author Report Share Posted September 15, 2008 No artigo em que li as pessoas de Marselha iam trabalhar para Paris. Como as pessoas de Manchester iam trabalhar em Londres. Como também as pessoas de Las Vegas iam trabalhar para LA. Aqui... vejamos as pessoas tanto podiam morar em Madrid e iam trabalhar em Lisboa. Isto é uma ideia. Mas esta ideia de viver numa cidade e trabalhar noutra já existe em Espanha. Pessoas que vivem em Toledo e trabalham em Madrid. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted September 17, 2008 Report Share Posted September 17, 2008 JVS, do centro de Toledo ao centro de Madrid sao 90 KM, isso e o mesmo que ir de Setubal a Sintra todos os dias, e ha muita gente a faze-lo. Se e bom e salutar? bem, isso e outra questao... Link to comment Share on other sites More sharing options...
kwhyl Posted September 17, 2008 Report Share Posted September 17, 2008 acho que o problema maior está na mentalidade das pessoas e no conceito bem portugûes, de que só é gente quem tem uma casa própria. não acredito que mais do que 10% da população goste realmente de fazer xkm por dia para se deslocar de casa ao trabalho, perdendo tempo valioso do seu dia para realizar outro tipo de actividades, nem que seja, estar com os filhos.... o que não admito, maior que tudo isso, é um pai "obrigar" o filho a perder meia hora que for, em transportes para se deslocar da sua bela moradia unifamiliar ou apartamento em condomínio fechado junto ao mar, á escola.... num mundo onde já não sabemos onde vamos estar a trabalhar amanha, onde temos de mudar de trabalho constantemente, mesmo que seja dentro da mesma cidade, estas estão cada vez maiores (e ainda bem) a solução seria simples, o aluguer de casa. se houve-se uma boa política de alugueres de habitação, sempre que se muda de trabalho, principalmente numa grande cidade, as pessoas poderiam mudar igualmente de habitação para uma mais perto do seu trabalho, uma vez que outras fariam o sentido inverso em mundos (cidades) perfeitos isto já existe, cá a mentalidade ainda não chega a tanto, nem a igualdade de qualidade de habitação e serviços\lazer em proximidade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nps.arq Posted September 18, 2008 Report Share Posted September 18, 2008 bom, não li o artigo da Newsweek, mas concebo perfeitamente a evolução destes aglomerados urbanos entre 60 a 100 anos, pelo menos a manter-se a curva de evolução nos transportes...a questão que se colocou aqui de não se conceber que um portuense viva bem com a dependência de Madrid, não fará qualquer sentido nessa altura, pelo menos a continuarmos no sentido de sociedade de mercado. Resumindo, "se houver emprego em Madrid, e o (suponhamos) NEO-ULTRA-TGV põe-me lá em 30 minutos, vou!". Há 50 anos trabalhar a 15 km de casa era um sarilho, hoje é a prática geral...por isso, é um cenário mais que possível, se não inevitável. E já há comboios que circulam a quase 500kmh...claro que as cidades teriam que se adaptar a inseri-los em centros acessíveis, ou pelo menos circulares, da mesma maneira que se adaptaram a VCI, CREL, CRIL e afins... (acho que já tinha visto esta "teoria" numa revista do OMA, salvo erro) Link to comment Share on other sites More sharing options...
ZGANDULO Posted September 23, 2008 Report Share Posted September 23, 2008 acho que o problema maior está na mentalidade das pessoas e no conceito bem portugûes, de que só é gente quem tem uma casa própria.: não acredito que mais do que 10% da população goste realmente de fazer xkm por dia para se deslocar de casa ao trabalho, perdendo tempo valioso do seu dia para realizar outro tipo de actividades, nem que seja, estar com os filhos.... o que não admito, maior que tudo isso, é um pai "obrigar" o filho a perder meia hora que for, em transportes para se deslocar da sua bela moradia unifamiliar ou apartamento em condomínio fechado junto ao mar, á escola.... num mundo onde já não sabemos onde vamos estar a trabalhar amanha, onde temos de mudar de trabalho constantemente, mesmo que seja dentro da mesma cidade, estas estão cada vez maiores (e ainda bem) a solução seria simples, o aluguer de casa.se houve-se uma boa política de alugueres de habitação, sempre que se muda de trabalho, principalmente numa grande cidade, as pessoas poderiam mudar igualmente de habitação para uma mais perto do seu trabalho, uma vez que outras fariam o sentido inverso em mundos (cidades) perfeitos isto já existe, cá a mentalidade ainda não chega a tanto, nem a igualdade de qualidade de habitação e serviçoslazer em proximidade. E agora imagina que és casado (?) e atua esposa tem um negócio ou um emprego onde se sente bem com a sua carreira e é um elo mais forte na empresa... Tu, como não consegues trabalho em arquitectura ou outra profissão no geral, mas em Madrid tens lá uma possibilidade de teres um atlier ou trabalhares para outrem que te faça sentir bem em termos laborais e monetários, hum??? O(s) teu(s) filho(s) está numa escola onde consegue bons resultados na aprendizagem e não convinha muito mudar nessa altura... Pensa nestas situações cada vez mais comuns e v~e se realmente não valeria a pena tu andares 30 ou 45 minutos de TGV para te sentires bem e confortável?!? Já não digo cómodo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted September 24, 2008 Report Share Posted September 24, 2008 Zgandulo, ja andaste de TGV? ja pensaste que um TGV so para numa estacao em cada cidade? e em quanto custa viver perto de uma estacao internacional? o que de qualquer forma significa mudar de casa na mesma. digamos que para cumprires o tempo medio de chegada ao trabalho de uma hora e meia, vivendo em Lisboa e trabalhando em Madrid, supondo que o TGV leva apenas uma hora a chegar a Madrid (suponho que seja mais), mais o check in (pois, porque nos TGVS internacionais existe check in), terias de viver a 5 minutos da estacao do Oriente, e terias de trabalhar a 5 minutos da estcao em Madrid. hehe, acho que ainda inventam a teleportacao antes :rolleyes: Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted September 24, 2008 Author Report Share Posted September 24, 2008 Ha pessoas que levam 2h de Lisboa a Almada para ir trabalhar porque nao devem fazer de Lisboa a Madrid? Link to comment Share on other sites More sharing options...
ZGANDULO Posted September 25, 2008 Report Share Posted September 25, 2008 Zgandulo, ja andaste de TGV? ja pensaste que um TGV so para numa estacao em cada cidade? e em quanto custa viver perto de uma estacao internacional? o que de qualquer forma significa mudar de casa na mesma. digamos que para cumprires o tempo medio de chegada ao trabalho de uma hora e meia, vivendo em Lisboa e trabalhando em Madrid, supondo que o TGV leva apenas uma hora a chegar a Madrid (suponho que seja mais), mais o check in (pois, porque nos TGVS internacionais existe check in), terias de viver a 5 minutos da estacao do Oriente, e terias de trabalhar a 5 minutos da estcao em Madrid. hehe, acho que ainda inventam a teleportacao antes Não andei de TGV mas já passei horas em filas de trãnsito!!! E comodismo, não??? À fartazana... Quanto à teleportação, se ela existisse, eu até ajudava a embarcar alguns pra ver se este país andava pra frente....:) Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted September 25, 2008 Report Share Posted September 25, 2008 Acho o conceito interessante. conheço quem faça, não diariamente, mas quase, Porto- Lisboa e vice-versa e estamos a falar de uma viagem de três horas (ou duas horas e meia se optar pelo alfa). é fatigante, claro, mas é uma necessidade. até que ponto é que essa proposta não seria viável? mesmo para quem gosta de viajar e conhecer outras cidades, tornaria o processo muito fácil e agradável. provavelmente, em vez de pensarmos num crescimento litoral-interior, se pensássemos em expandir o crescimento que hoje se faz apenas no litoral (no nosso caso) para a restante área, fosse ela Portugal ou Espanha penso que seria uma mais valia, não só economicamente claro, mas de bens e de pessoas. margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted September 25, 2008 Report Share Posted September 25, 2008 calma, eu nao estou contra o TGV, nem estou contra que as pessoas viagem em trabalho, mas da mesma forma que nao concebo perder 2 horas para chegar ao trabalho em Madrid, nao o concebo para o Porto ou pra ir de Almada a Lisboa. 2 horas para ir + 8 horas de trabalho+ 1 horas de almoco+2 horas para vir+6 horas para dormir+1 hora para um jantarito relaxado e ver a noticias, 30 minutos para duche e vestir, e sobram 3 horas e meia a esta pobra alma. claro que e possivel, se nao houver familia, filhos, se houver empregada domestica ou se se comprar tudo feito. Claro que se aguenta este ritmo por um ou dois anos, mas que valha a pena? hummm isso ja e outra questao. se eu vivesse em Lisboa e tivesse uma proposta para trabalhar (e daqui se depreende que sejam 8 horas diarias) no Porto, iria de certo alugar um apartamento no porto, e iria a Lisboa apenas ao fim de semana, isto e uma opcao propria que tenho a certeza que muita gente compreendera e concordara. agora se falamos de ir uma vez por semana a Paris ou a Barcelona, a questao ja e difrente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoelM Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 pela leitura superficial que fiz aos postes feitos anteriormente denotei que a unica questao que abordam é se é viavel em termos de ganhos de tempo o TGV, por isso lanço aqui a questao, alguem faz ideia quanto vai custar a ligação porto lisboa de TGV? numa altura em que se fala mais do que nunca de as pessoas nao terem €€, estamos a falar em viajar de cidade para cidade de forma rápida e cómoda (sem duvida) mas a preços que nao estao acessíveis ao comum dos portugueses! Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 tens razão! mas a partir do momento em que porto - lisboa por intercidades custa 20 euros (arredondados) e alfa 28 euros e isto tudo na classe turística (é melhor nem mencionar a classe conforto) e depois temos voos para madrid a 12 euros e outros que tais, o tgv poderá trazer uma lufada de ar fresco e alguma competição de preços!.. quem sabe se o intercidades e o alfa não começam a baixar os preços... margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoelM Posted October 9, 2008 Report Share Posted October 9, 2008 segundo me constou com a linha do TGV vai ser encerrada a linha normal do intercidades e do alfa pendular, ou seja, o TGV nao vai ter concorrencia directa a nao ser dos voos low-cost que agora estao na moda. Não sei se as fontes que divulgaram sao crediveis mas apontavam para uma viagem do porto a lisboa de TGV custar perto dos 100€. se isto for verdade quem é que vai andar de TGV? Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted October 9, 2008 Report Share Posted October 9, 2008 não acredito que seja verdade.... margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 100 euros? isso e quase o mesmo que Londres - Paris ou Londres-Bruxelas ida e volta Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoelM Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 eu não consegui confirmar a veracidade dos preços mas se uma viagem de alfa pendular custa 35 ou 40€ não estou a ver o TGV a ser mais barato ate por uma questão de rentabilidade. E em Portugal é normal abusar-se quando não há concorrência! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunomiguelneto Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 uma distancia equivalente a lisboa e porto, na frança, custa 28€ http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 mas em frança de certeza que o custo de uma distancia igual a lisboa porto, não custa 15 euros de bus e 16 euros de comboio (com cartão jovem) estes preços são ridículos...então de o tgv se juntar a festa começo a apostar na bicicleta :\ margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunomiguelneto Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 pois... tens toda a razão! é um abuso pagar 16€ para ir de lisboa ao algarve num comboio todo podre (leia-se inter-cidades):) http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted October 10, 2008 Report Share Posted October 10, 2008 bem...é melhor não entrarmos por ai..porque se eu te dissesse quanto pago se for de comboio porto - beja e o que tenho de fazer para chegar lá!!..... mais vale ir logo de autocarro, pagando 20 e tal euros e demorando "apenas" 7h de viagem..... :) margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
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