Jump to content
Arquitectura.pt


[Conferência] A Arquitectura e Fotografia (actualizado)


Orpheusmyth

Recommended Posts

A Arquitectura e Fotografia

Imagem colocada

No próximo dia 2 de Outubro às 21.30 na Fnac, irá-se dar inicio a uma série de conferências relacionadas com Arquitectura.

Contamos com a presença do Arquitecto João Mendes Ribeiro, Arquitecto José António Bandeirinha e João Morgado. Pedimos a todos os interessados a enviar fotografias ou a contactarem-nos para instantesfotograficos@gmail.com.

Como se pode perceber esta iniciativa é graças a uma parceria entre FNAC-Coimbra e Instantes Fotográficos.

'Corbusier’s buildings simply succeed to appear timeless - whatever car parks in front'

Lado a lado, as fotografias de Roger Fenton, Francis Frith, Albert Levy, ou até mesmo de Cartier-Bresson, retrataram a arquitectura através das suas objectivas, dando movimento às formas e plasticidade à luz que as transpunha. Ver o que o arquitecto viu, seja num espaço ínfimo entre grandes colossos de betão ou num espaço verde imensurável, torna-se num dos maiores desafios para estes fotógrafos que decidiram retratar gestos nascidos da mente de mestres de outrora.

Na palestra “Fotografia + Arquitectura: uma relação esquecida” irá abordar-se, de forma informal, este caminho sinuoso que, pela sua envergadura, merece ser relembrado, posto em causa e debatido. Afinal, todos habitamos espaços, percorremos ruas de cidades, observando, perscrutando e fotografando esses trilhos que tanto têm para contar.
“Instantes Fotográficos”

A estrutura desta palestra será muito simples. A dinâmica será diferente de tudo o que tenham visto até agora, ou assim espero eu. Gostaria que no final todos os interessados tivessem fotos presentes para que pudéssemos conversar sobre elas, e discutir um pouco a problemática de fotografar arquitectura, percebendo também as diferentes formas de ver algumas das obras representadas nas fotos.

Os interessados deverão então contactar para instantesfotograficos@gmail.com, ou PM aqui no site.

Data: 2 de Outubro às 21.30
Local: Fnac Coimbra

Contactos: instantesfotograficos@gmail.com

Evento colocado por: Orpheusmyth
Link to comment
Share on other sites

Bem, sendo ainda este tipo de evento a título experimental, apenas iremos realizar uma palestra no dia referido. De qualquer forma penso que no final desta semana ou início da próxima poderei colocar mais informações pois ainda estou a contactar algumas das pessoas. Até lá apenas posso confirmar a ausência de Fernando Guerra, tendo sido escolhido por sua vez o Fotógrafo de Arquitectura e membro deste fórum, João Morgado. Espero assim inovar e trazer novas mentes a um tema que tem estado fechado para muitos dos interessados.

Link to comment
Share on other sites

Aqui vai o poster publicitário do encontro.
Até terça irei incluir o programa. Desde já peço desculpa por ir uma coisa de cada vez, mas há coisas a serem aprovadas primeiro que não dependem de mim.

Desde já são livres de usarem esta imagem para publicitar o encontro. Mais informações contactem-me.

Link to comment
Share on other sites

Desde já peço desculpa a todos pela ausência de informação nos últimos tempos, mas penso que no final desta semana terei tudo ultimado. Até lá gostaria que os interessados em mostrar algumas das suas fotos no final da palestra, que me contactem. A ideia seria abrir um pequeno debate com fotos de "não profissionais". Eu próprio irei levar algumas fotos para que possa ser criticado à vontade por amadores e profissionais.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, por enquanto será apenas em Coimbra. Este ciclo de conferências pretende ser a título experimental, visto que será uma palestra diferente de todas as outras. Não digo que sejamos melhores, mas pretendo apenas que quem assista possa ter uma maior proximidade de quem fala. Hoje ainda vou pedir aos administradores do Arquitectura.pt para actualizar a informação sobre o evento.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.