Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Albufeira | Auditório do Algarve | Leonel Moura

Recommended Posts

http-~~-//www.barlavento.online.pt/upload/multimedia/1219334668.jpg

Auditório do Algarve será construído na primeira fase do Parque do Turismo de Albufeira


d.r. Ver Fotos »

Futuro auditório de Albufeira
«O Parque do Turismo terá que ser executado por fases, por isso a primeira etapa será o Auditório do Algarve, que tem o projecto de arquitectura concluído, já estando a decorrer o concurso do projecto de especialidade», afirmou Desidério Silva.

A grande aposta que integra o leque de obras que serão executadas no concelho de Albufeira é o Parque do Turismo, na Quinta da Bolota.

Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira, ambiciona concretizar o projecto, que considera ser muito importante para trazer mais valias ao concelho.

O Parque do Turismo já podia estar construído há um bom par de anos, mas «um projecto desta envergadura é um investimento muito elevado», expliocu o presidente da Câmara local.

No entanto, o objectivo da infra-estrutura continua a ser o mesmo, conjugar tecnologia, formação e educação, num só espaço. Assim, no mesmo local, vão ser construídos o Auditório do Algarve, o Museu do Turismo e o Pólo de Tecnologias e Turismo.

O Auditório do Algarve terá uma sala com capacidade para mil lugares, com «todas as condições para receber qualquer espectáculo», adiantou ao «barlavento» o autarca.

Porém, a inovação está no rebater das cadeiras que ficam junto ao palco, para que a sala se torne polivalente. «Podemos receber concertos em que as pessoas assistam de pé, bem como receber iniciativas que necessitem de espaço», justificou Desidério Silva.

A construção do Auditório com estas características «parte da vontade de ter uma sala polivalente, para receber os espectáculos mais variados», revelou.

Toda a concepção do projecto arquitectónico do Auditório e do Museu do Turismo passou pelas mãos do arquitecto e artista plástico Leonel Moura.

No entanto, para o auditório, os detalhes foram acompanhados por outros técnicos, para que a sala tenha o palco à altura ideal, bem como uma boa acústica.

A primeira fase do projecto contempla a construção do Auditório do Algarve e o estacionamento, onde serão investidos cerca de dez milhões de euros.

«O Auditório e o Museu do Turismo são duas importantes apostas que fazem parte de equipamentos importantes para o desenvolvimento da região algarvia, por isso, fazem parte do Protal», acrescentou o autarca.

22 de Agosto de 2008 | 15:03
ana sofia varela

in http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=26490

Share this post


Link to post
Share on other sites
Imagem colocada
The Museum: a chaotic armillary sphere

Imagem colocada
The Auditorium: a wave-like plastic structure

Imagem colocada
Inside the Auditorium: a voronoi geometry

Tourism Park
Albufeira, Algarve

The Tourism Park in Albufeira is constituted by a Museum, an Auditorium and a Services edifice. These three buildings, sited in a two and a half hectares terrain, are disposed around a large square. The project is designed to create a new centrality in the city destined to provide locals and tourists with new cultural and entertainment facilities.

(in cooperation with Luís Sanchez Carvalho, Jorge Moura, Jacqueline Reis, Tânia Andrade, Beatriz Noronha, Joana Braga, Laura Laires, Alexandre Tavares, Carlos Nogueira, Madalena Poppe)


Retirado do site: www.leonelmoura.com

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gostava de ver isso construido. E tambem gostava de ver fotos da obra 3 anos depois de estar construido... Aqueles vaos vao ter uma caixilharia ou uma estrutura para o vidro. Resta saber qual vai ser a solucao.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Regional

Novo auditório de Albufeira põe fim ao problema das cadeiras vazias (com vídeo)

Futuro auditório de Albufeira

Uma cadeira vazia nunca mais será um problema num espectáculo ou num comício político. Pelo menos em Albufeira. Como? Através de uma plataforma onde o lugar se «esconde» ou ganha a função de assento, conforme as necessidades.

Como se a inovação já não fosse suficiente e não ampliasse a polivalência do futuro auditório de Albufeira, a isto vão somar-se as linhas arrojadas do edifício, cujas formas exteriores vão criar um jogo de transparências e simular a forma de uma onda.

Apesar de as recentes obras na principal entrada de Albufeira terem obrigado a algumas alterações ao projecto inicialmente traçado por Leonel Moura, o artista e criador revelou que o facto «até foi positivo», visto que o afastamento do auditório em relação à estrada «aumentou a sua visibilidade e permitiu um melhor enquadramento paisagístico».

Mas porque, mais do que um edifício público, Leonel Moura quer fazer do projecto um marco na arquitectura algarvia, a obra será visível assim que se chegar a Albufeira e será complementar ao arrojado edifício sede da AHETA, também por si idealizado.

Aquela que será a primeira estrutura a ser construída no futuro parque do turismo de Albufeira terá, contudo, muitos outros motivos que a tornarão especial, mesmo no interior.

Em declarações ao «barlavento», Leonel Moura explicou que a entrada do edifício só por si promete criar um efeito surpresa, a que não será alheio o foyer de «dimensões generosas», onde «caberá sem dificuldade qualquer um dos mil espectadores».

Já dentro da sala, a novidade vai estar centrada no jogo de luz e formas, que transformarão as paredes num objecto de arte.

«Gosto particularmente que, ao entrar num auditório, o espectáculo comece antes do espectáculo propriamente dito. É esse efeito que quero criar e, por isso, todo o interior da sala será revestido com placas de madeira, atrás das quais estarão incorporados alguns leds que mudam de cor e vão criar um jogo de iluminação», explicou Leonel Moura, durante a apresentação do projecto, na passada semana, em Albufeira.

Com uma capacidade de mil lugares, distribuídos entre uma plateia e um balcão, a sala terá condições para acolher qualquer tipo de espectáculo. A esta versatilidade junta-se um palco de grandes dimensões, apoiado por um fosso de orquestra.

«Basta escondermos as cadeiras no chão e ficamos com um espaço que permite fazer coisas que não são normalmente possíveis em auditórios, como um baile, um jantar ou um comício», ilustrou o mentor do projecto.

De regresso ao exterior, o edifício será acompanhado por uma ampla praça de oito mil metros quadrados, que servirá de estacionamento.

A área será, no entanto, polivalente e terá capacidade para acolher outros projectos pensados para a zona, como o Museu do Turismo ou um estacionamento subterrâneo.

O novo auditório em números:
- 7 milhões de investimento
- 1000 lugares sentados
- 250 m2 de palco
- 8 mil m2 de espaços exteriores
- 300 lugares de estacionamento

Veja o vídeo e saiba mais sobre o novo Auditório de Albufeira:

in http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=34658


http-~~-//www.youtube.com/watch?v=8zBr1FMmHwU

Share this post


Link to post
Share on other sites

Infelizmente a imagem que passa dos projectos marcantes do algarve (e o render disponibilizado é exemplo disso) é que são concebidos sem território, como se pudessem "pousar" em qualquer cantinho e serem assim "apreciados da estrada" (como o estádio do algarve). Espero que em breve possamos analisar plantas, cortes e alçados, bem como a devida implantação para poder criticar com mais seriedade. Apesar de tudo a forma parece-me irreverente mas ao mesmo passivel de ser totalmente desenquadrada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

boas... eu sou do Algarve tb! Em relação a este projecto.. pra parece-me um projecto interessante... mas nao sei se tem mto a ver com a cidade de Albufeira... mas gostava de perceber os espaços do próprio projecto! só assim em maquete só dá pra perceber como é o edificio, mostrando assim as entradas de luz.. que é o que eu penso que deve ser.. Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu até te dizia se conhecesse bem albufeira.. lol... eu sou dos algarves.. só k nao costumo mto estár lá pelos lados de albufeira, conheço pouco de albufeira.. cumprs

Share this post


Link to post
Share on other sites

este mamarracho vai encontrar-se junto a mais 3 mamarrachos dos quais 1 ja esta de pé. E o local fica mesmo à entrada de Albufeira, para quem sai da auto-estrada em direcção a Albufeira. A Seguir ao parque de campismo e do lado oposto ao centro de saude!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.