Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Boa noite. Preciso de ajuda. Queria fazer uma parte de um territorio em betão ou em algo k se pareça. Sera que me podiam ajudar... como se processa e onde se arranja o material. Obrigado.

algo que se pareca? e dado que e uma maquete? o melhor seria gesso aplicado com gaze sobre uma estrutra de cartao. outra hipotese sera usar uma folha de cartolina (mais uma vez sobre um estrutura com as curvas de nivel ja feitas) embebida em cola branca para madeira. estes sao processos de maquetismo, que muito honestamente nuca usei (o meu pai e que era doido por isso, e muito honestamente nao lhe herdei o jeito, lol)

Eu já fiz uma maquete em betão armado ( pilar e vigas adjacentes do mercado de santa maria da feira do arq. Fernando Távora em cimento com uns ferros metálicos com 2mm de espessura ) Apesar do trabalho que deu, deu bastante gozo e o resultado foi impecável. O peso também é um factor muito importante;)

Boas. Eu sou ainda sou aluno do 12º ano pelo que não tenho assim grande experiência em maquetes (quase nula), e agora para projecto de ap tenho que fazer uma maquete de uma paisagem num plano inclinado e ainda com uma casa num canto inferior (direito ou esquerdo tanto faz) e gostava que me dessem opiniões sobre como a devo fazer e com que materiais... eu ja estive a ler o tópico, já consegui reter umas ideias mas gostava que me dissesem qual era o material mais apropriado a esta situação e à tecnica dos autores de forma a que a paisagem fosse apelativa... Obrigado Cumps

Farinha91, os materiais a escolher dependem muito do resultado final que se pretende, por isso nada melhor do que algumas experiências para veres aquilo que mais se enquadra com o que queres transmitir. Ponto fundamental é veres a escala a que vais trabalhar e as curvas de nível que tens (se são de metro a metro, 0,5m a 0,5m, 2,5m a 2,5m, 5m a 5m, ou outras). Por exemplo, a 1:100, uma curva de nível de metro a metro equivale a placas de 1cm, o que pode ser um pouco exagerado, se a maquete for a 1:1000, esse mesmo metro equivale na maquete a 1mm, o que te dá um terreno mais suave. Podes também trabalhar por triangulações, mas talvez seja um pouco mais complexo.

Para quem não tem experiência,, fazer com gaze ou jornal embebidado em cola pode ser mais complicado e demora por causa do tempo de secagem, a modelação é relativamente simples. Cortiça é caro mas é uma boa opção. Cartão é mais dificil de cortar... Depende mesmo do resultado que se quer e já aprendi, maquetes a 1:100 ou 1:200 sempre curvas de nivel no max de 2mm.. mais fica exageradamente mau :foto:

Eu já fiz uma maquete em betão armado ( pilar e vigas adjacentes do mercado de santa maria da feira do arq. Fernando Távora em cimento com uns ferros metálicos com 2mm de espessura )
Apesar do trabalho que deu, deu bastante gozo e o resultado foi impecável.
O peso também é um factor muito importante;)

Como eh que fizeste?

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.