Jump to content
Arquitectura.pt


Recommended Posts

Caros colegas, a criacção este topico, tem o objectivo de saber quais são as caracteristicas fisico-quimicas do betão translúcido. Relativamente a este, queria a vossa opiniao com vista a saber se o proprio pode funcionar com sistema estrutural, subtituindo o processo de vigas usado. desde já agradeço a vossa opinião , e continuaçao de boas ferias. obrigado:)

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Betão translúcido é comercializado pela Litracon (Light-Transmitting Concrete) e foi inventado pelo arquitecto Áron Losonczi, fazendo uma mistura de betão com fibras-ópticas

Creio que não existe como sistema estrutural, mas apenas em blocos para paredes não estruturais, pavimentos e outras aplicações mais simples.





material


aplicação em paredes


aplicação em pavimento



outras aplicações

Mais informação em http://www.litracon.hu/.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Basta pensar na quantidade de betão que é necessário para fazer a estrutura de um edifício e mesmo que seja possível sairá com um preço 10x mais caro que o habitual... Mas estão sempre a surgir novos materiais para responder aos caprichos do arquitecto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Dreamer pela informação fornecida.Este fim-de-semana quando via o canal Nacional Geographic , vi uma uma pequena referencia a este material, que por venturaja tinha ouvido falar dele, mas nao sabia das suas carateristicas, desja agradeço a vossa desponibilidade para sanar as minhas duvidas. Agradecimentes e continuação de boas ferias. obrigado:)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não me parece que o betão translúcido seja estrutural, a não que tenham dimensões tais que se tornem autoportantes. Uma das características do betão é a sua densidade, que quanto maior for o valor, maior será a sua resistência. Um betão para ser translúido, terá de ter no seu interior, vazios para que a luz possa passar. O betão celular (tipo Ytong) é composto por inertes mais homogéneos e insuflado por ar, mas este tipo de betão é usado para criar camada de forma nos pavimentos. O princípio que determina a sua aplicação é a leveza. Mas se existir o tal betão milagroso, transmitam-no neste local para que possamos contar com mais um material interessante a aplicar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

.. o BETÃO "translucido", não é mais do que a incorporação de fibras opticas no betão. estas deverão estar posicionadas no sentido perpendicular da parede... Pode e deve ser estrutural ( mas sem ser armado com aço)... Pode ser executado nas espessuras que se desejar... Pode... não, é MESMO muito CARO!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com o nosso amigo amigo Pedro Barradas, o betão translucido é estrutural. Obviamente que não será feito da mesma forma que o outro. E que terá certamente comportamentos distintos. Se calhar um eng a calcular a coisa é capaz de ficar chateado, pq o produto ainda é novo e a informação disponivel é pouco ou nenhuma. Ponho aqui outra pergunta sobre o tema: Já alguem viu em Portugal algum edificio feito neste material construtivo? Eu não, já li, já vi até uma pequena reportagem sobre o tema, mas nunca pude vislumbrar esta maravilha... :rolleyes: Gostava de utilizar isto nas minhas obras, mas onde encontrar, quem vende em Portugal, quais os preços..?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O betão translucido, foi inventado pelo Áron Losonczi, arquitecto hungaro, que aplicou fibra de vidro na composição do betão, que por exemplo no folheto da marca que o comercializa Florack (empresa alemâ) designa de filamentos ópticos. Aqui deixo o catálogo de apresentação do produto em português. Quanto a preços quem quiser saber o m2 pode obviamente utilizar o endereço do catálogo e contactar directamente o representante. Esta marca é concorrente da Litracron, por isso os preços e o tipo de material varia, mas sempre é mais acessivel nos preços e o efeito é identico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho umas amostras disto aqui no escritorio. E um material interresante. so e translucido quando em contra luz. E composto por diversas fibras de vidro em q o padrao pode variar, tb e bastante leve. Sei q so a amostra foi caro por isso n sei se e material seria rentavel para um projecto, especialmente se for usado para a estrutura, acho q se aplica melhor em detalhes de interior e provavelmente em pequenas quantidades devido ao preco. A nao ser q tenhas um clientes com bolsos fundos! ...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recentemente abordei este tema do betão translúcido na cadeira de Betão Armado I. A mistura das fibras ópticas com o betão dava um resultado engraçado, mas além do problema do preço tinha-se também o problema da resistência.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola a tds

bom como trabalho na area e gosto de de acompanhar a evoluçao andava qu para aki a procura de uns parametros de betao e vejo este forum que no meu entender estar muito.
entretanto vi este topico e como ja vi este betão espero poder ajudar.

Podem ver neste link o aspecto do betao translucido: (espero que nao seja contra as regras colocar links)

Share this post


Link to post
Share on other sites

De facto o betão translúcido resulta da incorporação de fibras ópticas na constituição original da mistura tradicional. Em termos estruturais não seria uma opção viável/funcional. Este material tem um papel mais relevante a nível estético, podemos todos concordar, ao contrario, com certas excepções propositadas, do betão armado, deliberadamente exposto. A utilização do betão translúcido deve ser ponderada e para tal deve estar estabelecida a estrutura e resistência do edifício. Tendo em conta a propriedade deste material seria erróneo armar em aço para utilizar como elemento estrutural de suporte, apesar do papel das fibras e da resistência superior relativamente ao betão tradicional, o que é uma afirmação possivelmente pontual, pois nas minhas pesquisas não encontrei nada sobre a exposição do material ao exterior, podendo estar eu errado de qualquer maneira. Pessoalmente, utilizaria este ao surgir uma oportunidade pontual e coerente tendo em conta a liberdade de utilizar diferentes materiais, que obviamente varia de acordo com vários parâmetros que devem igualmente ser avaliados ao desfrutar da mesma liberdade. Por exemplo, não seria inteligente dar uso a este tipo de betão num espaço exposto a mais de 180º de campo visível a partir do exterior, poderia resultar num grande desconforto e falta de privacidade. Também não deveria assumir prioridade em relação a uma janela, isto é, não se deve prescindir de um acesso ao exterior devido a questões de gosto pessoal, isto apresentaria uma situação contrária à anterior, uma isolação desconfortável. Mas resumindo, não é uma boa opção para constituir uma estrutura e, penso eu, nem uma opção aberta para muitos tipos de projecto. No entanto, se alguma vez tiver oportunidade de incorporar numa obra, vou ponderar seriamente em fazê-lo. Espero ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.