Jump to content
Arquitectura.pt


Ivan1328196162

Que tipo de material/revestimento é?

Recommended Posts

Boas!

Gostava que me esclarecessem que tipo de material/revestimento é este: as "placas" cor-de-laranja? (Imagens em anexos)
Onde posso consultar para me informar mais sobre o mesmo?

As imagens são de uma casa em Vila Marim, projecto do arquitecto Jorge Figueira.

Obrigado pela atençao.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Assim à primeira vista e devido a uma certa falta de planimetria da superfície do material, parece-me placas de VIROC ou fibrocimento, pintadas... Outra alternativa são paineis de HPL (resinas fenólicas) com revestimento melaminico colorido, podes encontrar da: POREMA, TRESPA e ARPA.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sou da opinião que deverá ser constituido por paineis de resina fenolica, tipo prodema. O problema que vejo na aplicação deste material no exterior é a pouca longevidade. Os topos, são o local por onde se começam a degradar. Se a construção localizar-se à beira-mar, o processo de degradação é mais acelerado. No entanto, a forma, cor e textura dão óptimos efeitos no desenho da fachada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sou da opinião que deverá ser constituido por paineis de resina fenolica, tipo prodema. O problema que vejo na aplicação deste material no exterior é a pouca longevidade. Os topos, são o local por onde se começam a degradar.
Se a construção localizar-se à beira-mar, o processo de degradação é mais acelerado.
No entanto, a forma, cor e textura dão óptimos efeitos no desenho da fachada.


pela experiência que tenho, o prodema é menos durável pois é feito com folha de madeira natural, e apesar de supostamente não sofrer desgaste de cor com o tempo, é certo que sofre, sendo visivel num curtissimo espaço de tempo


os outros materiais permanecem inalterados, nomeamente a trespa e o max, havendo até garantia de bastante tempo (10 anos se não estou em erro).

Share this post


Link to post
Share on other sites

É subjectivo. Já constatei que os painéis da trespa com o passar do tempo, com veios, parecem tinta da china, com o veio a perder consistencia e a cor tambem parece que vai ficando esbatida.... :foto: E por lei, todos os fenólicos têm que ter certificação para 10 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.