Jump to content
Arquitectura.pt


deinhac

Procuro arquitecto com estilo rustico

Recommended Posts

Boas! Sou nova aqui e nao sei se este será o local indicado para fazer este pedido. Tenciono construir a minha casa, na Arruda dos Vinhos e gostaria de conhecer o portfolio de arquitectos que façam projectos de moradias, mais para o rustico... Agradeço que me contactem! Cumprimentos a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

gostei da observação do asimplemind...;) mas aqui parece-me existir dois tipos de interpretação sobre a designação "rustico"... o deinhac refere-se seguramente a um tipo de arquitectura mais tradicinal, tipicamente rural...

Share this post


Link to post
Share on other sites

a intenção nao era propriamente esclarecer-te a ti, mas sim o deinhac. Separar os campos de acção, deduzo que o deinhac se refira a um tipo de construção tradicional com coberturas inclinadas, colunas e cantarias em granito e uns "rócócós" a servir de decoração... A pergunta é simples, como caracteriza uma moradia mais para o rustico?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente nota-se em certas intervenções algo para que venho chamando a atenção. Acho que já era tempo de os arquitectos portugueses definirem melhor a sua intervenção e o seu papel na edificação de uma forma geral. Certos discursos, pergunto-me qual a sua contribuição para alcançar outro patamar, parecem-me mais do mesmo, ou seja toda uma postura elitista ou vanguardista que persiste em manter a arquitectura numa dimensão de cultura superior e com um discurso iluminado e inacessível ao comum dos cidadãos. Eu defendo esta profissão como o tal misto de técnica, arte estética e sociologia ao serviço da sociedade. Daí tentar sempre não ser sectário e procurar que a sua intervenção seja abrangente e consiga interpretar e seguir diversos caminhos consoante as circunstâncias. Quando iniciei o curso, ele estava inserido na escola de belas artes, por alguma razão passou para a universidade técnica. Não pretendo com isto popularizar a arquitectura e retirar-lhe a sua dimensão artistica e cultural, mas uma profissão abrangente com responsabilidades na construção de todo o território. Ou então defina-se de uma vez por todas que será uma profissão elitista e alternativa, mas com escolas privadas e não uma formação pública paga com impostos de todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

... a Arquitectura, seja ela que "estilo" for pode e deve ser: bem idealizada, construida e respeitadora da paisagem, da história, etc... deve atingir o objectivo para a qual foi encomendada. Sem descurar os interesses da comunidade... A arquitectura para a comunidade. Não tem, nem deve ser elitista... essa é uma visão redutora, hipócrita e utópica...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sinceramente, não estou a ver quem terá tido uma intervenção no sentido de direccionar a questão para uma atitude elitista e alternativa. Apenas se colocaram questões e lançaram outros campos de acção, no sentido de tentar definir o que o utilizador caracteriza como "rustico".


O arquitecto deve ter a sensibilidade de saber transmitir os seus conhecimentos para materializar as suas aspirações indo ao encontro das pretensões do cliente. E nunca uma atitude “elitista ou selectiva”, quando muito tentar perceber se o cliente estará receptivo a outra alternativa, e aí sim, pouco a pouco transmitir novos valores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

BEM! Parece que sem saber vim pôr o "dedo na ferida"!... Longe de ser minha intenção, apenas presumo que cada arquitecto tenha o seu estilo preferido, ou mais experiencia em determinado estilo... eu sou designer grafica e tambem eu tenho uma linha condutora que prefiro seguir, entendem?... Quando me refiro a rustico é, sim o genero traça antiga de uma casa com os tais "rócócós" de madeira, mas dentro de um contexto mais moderno... o que se chama agora de moderno rustico! Quando faço buscas de "arquitectos" e "projectos de arquitectura" no google, so me aparecem os tais "modernaços":p Presumi que houvessem arquitectos cuja inclinação recaísse sobre este genero de projectos, e resolvi perguntar! Haverá? cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deixo aqui um especialista em casas rústicas :

Portefólio: Clique aqui !

e-mail : pm@pm.gov.pt


Porreiro Pá ;)


Esse desenhador anda muito ocupado. Estou a lembrar-me de dois arquitectos que fazem uma boa fusão entre o tal rustico que procura e o moderno, um é o bak gordon http://www.bakgordon.com/ o outro é o carlos castanheira.


Já agora podia dizer se aquilo que procura é algo semelhante a isto?
è esta a sua ideia de rustico ou tem uma idea dirigida para outro lado?
Casa em Maiorca, Espanha - Juan Herreros Arquitectos
Imagem colocada

Imagem colocada

Share this post


Link to post
Share on other sites

OLÁ! Tatlin... procuro algo mais tradicional. Não gosto mesmo nada dessa estrutura e o que tem de rustico é unicamente aquela parede lateral em pedra, de resto parece-me uma fabrica com um formato esquisito ;) so gosto do sofa e das almofadas... esse é um dos tais a que chamo "moderno esquisto", nao tem logica aquele telhado, aquilo alem de feio é para que? reter as aguas da chuva no meio?? :) bem, quero algo mais tradicional... Obrigada. x(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deixo aqui um especialista em casas rústicas :

Portefólio: Clique aqui !

e-mail : pm@pm.gov.pt


Porreiro Pá :)



Eu julgava que quando fosse iniciar a minha procura do arquitecto para a minha casa, a "classe" fosse mais receptiva aos planos do cliente e àquilo que ele pretende... perguntei-vos onde procurar e a resposta é sempre irónica.


Fui clara no que procuro e não ofendi ninguem.
Nao procuro uma casa de emigrante, não sei porque me deu esse link.

se eu tivesse essa atitude quando um cliente me me pede algo assim ou assado, estava bem feita da vida...

Agora entendo melhor o comentario do Marco1...
...

PS: vah, ate teve piada! :)>;)
no forum das obras, os empreiteiros são bastante mais acessiveis que os arquitectos!!! (ai agora!! :p)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deinhac penso que o R|L se limitou a fazer uma pequena piada sem intenção de ofender ninguem.
Bom eu ainda sou estudante de arquitectura, por isso não sei nada do que é um arquitecto estar sentado em frente a um cliente, mas já deu para ver que existe um grande divorcio entre os dois, este topico é importante para confirmar isso mas também para criar uma ponte de entendimento entre as duas partes.

no forum das obras, os empreiteiros são bastante mais acessiveis que os arquitectos!!! (ai agora!! ;))

A diferença entre um enpreiteiro e um arquitecto é que o arquitecto percebe de arquitectura o emprenteiro percebe de negocios:p.
Se não gostou das obras do Carlos Castanheira e do http://www.bakgordon.com/ nem da casa do Herrero
Veja se esta aqui corresponde mais as suas espectativas.
Jorn utzon house
Imagem colocada



Imagem colocada

http://www.pushpullbar.com/forums/attachment.php?attachmentid=38293&stc=1&d=1204589497

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei piada ao título do tópico ...!!"Procuro arquitecto com estilo rústico"!!!, o que poderia levar para outras paragens... "Procuro arquitecto com estilo rústico, mas lavadinho e bem apessoado!!" Boa sorte, e senão arranjar o "rústico" que pretende, lance um concurso que aparecem bastantes! ....com estilo arquitectónico rústico tá claro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.