Jump to content
Arquitectura.pt


Bairro do Aleixo vai ser demolido


Recommended Posts

realmente, devido à forte especulação imobiliaria que se sente na marginal do porto, o Aleixo é um excelente sitio para os empreiteiros construirem....So para informar que naquele predio gigante que estao a construir mm à beira da Ponte da Arrabida um T2 custa 500 mil euros. Por isso toca a demolir o Aleixo. Viva à segregação social!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Desculpai lá, mas vós pareceis os tipicos portugueses, que criticam tudo...

1º não é nenhuma lição que dei, simplesmente apresentei um anexo para ajudar a perceber do que se estava a falar.

2º não defendo uma cidade feita de condomínios fechados, simplesmente defendo uma diversidade pra cidade, não somos todos iguais, aqui se aplica o comentário do Vasco Pulido Valente, os portugueses têm a mania da igualdade, em vez da liberdade....



sem sequer falar, se o lugar vai para melhor ou pior, sem seker levar em conta as vidas que lá moram, primeiro do tudo, o senhor doutor Rui Rio, por uma razão de principios, nao se devia meter, em negócios imobiliários de bens que nem sequer lhe pertencem em nome proprio, mas sim pertencem aos cidadaos da cidade do porto, e ao pertencerem a cidadaos da cidade do porto, os terrenos do aleixo, nao deveriam ser limitados aqueles cidadaos, que podem pagar 2500 euros por m2 nessa área....

depois acho completamente absurdo, quando alguém que devia ter alguma credibilidade, ou pelo menos tem um cargo para isso, vir afirmar que uma parte degenerada da cidade, é impensavel requalificá-la...

entao afinal do que é que se trata a requalificaçao? ou requalificaçao so deverá ser falada na parte ocidental da cidade? que ja se separa por largos anos de distancia da oriental...

depois é um claro caso de corrupção deduzida (inventei este termo lol pelo simples facto que ninguem bom da cabeça faria tal negocio em nome proprio ou seja ninguem com akeles terrenos trocaria akilo pelo valor que ele traduz akilo na requalificaçao) porque Rui rio em nome da cidade está a fazer um negocio que, falem falem mas tá a vender património, ou melhor a oferecer patrimonio a agentes imobiliarios...em troco de uma requalificaçao, que por exemplo para akele lugar, uma criaçao de um espaço publico e a manutenção de habitaçao social em menor densidade, rondaria cerca de 1% do orçamento da camara cerca de 1.5M de euros, e acho piada ter que recorrer a este meio, de oferta de terrenos valiosissimos, para dar uma melhor vida akelas pessoas, quando se falam em investimentos de 17M de euros no Rosa mota....


...e depois algo que me chateia, é a falta de sensibilidade social, que em geral esta nova geraçao de arquitectos tem, e mesmo na escola está bem clara...
diversidade para a cidade?pobres pa um lado, ricos po outro isso é a coisa mais idiota que alguma vez ouvi alguem estudante de arquitectura ( espero ) ou arquitecto falar....( se fores arquitecto, sinto muito..)


...há problemas no aleixo, mas nunca vi interesse em resolve los...mas vi que esse desinteresse, resultou num interesse imobiliario que ira ser muito proveitoso, para alguma empresa, mas nao para a cidade do porto...

já na corujeira foi a mesma historia, com o bolhao segue caminho, com o mercado ferreira borges igual, ou seja uma ineficácia de gestao de património camarário, uma incompetencia enorme, uma insensibilidade gigante, e o que parece é que o rui rio antes de dar as ultimas está a por muitos amigos bem de vida....quando lá entrou em 2006 nem a cor admitia mudar, os problemas já existiam nessa altura, agora porque razao a um ano do fim do mandato tirou este coelho da cartola...

e a maior parte dos novos arquitectos ceguinhos que nao tiram a cabeça do estirador nao se apercebem disso...ficam fascinados pelo espetaculo arquitectonico que pode la surgir...

tem uma vaga ideia que é uma zona perigosa, porque ouviram falar entao vao deitar abaixo é bem...falem com um habitante da corujeira, ou mesmo do aleixo, vao lá ver que no meio de betao e de problemas gerados por falta de eficacia de manutençao da ordem exitem, e tem lá gente que vive ou sobrevive honestamente...
Link to comment
Share on other sites

eu quero ver se o presidente da CM Porto ganhar as eleiçoes, po ano se ele vai realojar moradores de terrenos com baixo valor imobiliário...kero ver isso... é engraçado como a ordem de realojamento, começa dos terrenos mais valiosos para os mais pobres, kero ver é se vai xegar para os mais pobres... no cerco nao vai mexer ele...ou pelo menos até akilo ter valor imobiliário....depois claro, coitadinhos dos pobrezinhos do aleixo, vamos lá arranjar lhes uma casa nova, sabe se lá como, nem que demore 5 anos....e meter aki apartamentos de luxo, que este sitio é chique demais para habitação social... é incrivel ouvir arquitectos, que nao fazem ideia do papél social que um arquitecto deve desempenhar pela sociedade...nao é a toa que Alvaro Siza prontamente se disponibilizaria para reingressar, num novo SAAL...apesar das outras milhares de propostas que recebe anualmente... e é tambem isto que o distingue...a Avenida dos aliados, para mim é uma exelente mostra do papél social que a arquitectura deve ter cuidado ao explorar... e é isto que a pós modernidade tá a fazer perder nos arquitectos de hoje em dia... é triste para mim, aluno do primeiro ano ver arquitectos a defenderem a privatização de espaço publico, que o é sem as torres ( terrenos do aleixo ) em apartamentos de luxo somente para a "nata" do porto...

Link to comment
Share on other sites

dá graças por nao teres nascido numa ilha com pais que trabalham das 9 as 7 pa ganhar 80 contos, aí keria te ver a pensar mandar os pobrezinhos todos pa um campo de concentração e acabar com eles....aí keria te ver a falar em lutar, já nem digo por condições e acesso á educação, mas para sobreviveres...um dia destes vens á ilha onde eu moro, vês a realidade, e dizes a essas pessoas que sao um fardo pa sociedade, que deviam era ir todos pa outra ilha bem no meio do atlantico, só depois desse dia eu irei reponder a outros comments teus sobre assuntos sociais.. pensa um bocado melhor nos conceitos que tens de sociedade, estado e governo...passa mais um bocado de tempo na wikipédia... e deixa de ser racista, porque neste século e sociedade de informação só revela pura ignorancia... nem todos temos as mesmas opurtunidades nesta sociedade, e há gente que apesar de trabalhar nao sobreviveria nem dava uma educação aos filhos como tu tiveste a tua, sem ajuda do governo.. RL, pah se és de fotografia, nao fales do que nao sabes, que até parece mal, se és da arquitectura, nao digas nada a ninguem que ainda parece pior... isto aki já me parece arquitectos VS candidatos a um t3 no aleixo e isto de citar supostos intelectuais que pensam que ser português é um handicap, e que vivem num mundo diferente, já foi moda...

Link to comment
Share on other sites

Já agora, para quem poder, aqui fica a sugestão:




É um amante da História e da Arquitectura? Então venha descobrir as antigas Vilas operárias e passe umas horas descontraídas e divertidas nas colinas da capital!

AS VILAS - Caminhada

4 horas / 9 de Agosto / Sábado, às 10h00

10 € (IVA incluído à taxa legal em vigor.)


Visite o nosso site em http://www.arqcoop.com.


vai descobrir mas é para onde foram os habitantes do bairro operário da corujeira que é de borla, mal o terreno ganhou valor imobiliário ( crescimento da parte rica ocidental que abrangeu essa área), foi logo contratos com 30 anos passados a ferro, e eles postos noutro lugar sabe-se lá onde...

antes de tares paki a mandar bitéfes sobre o aleixo...aí no planeta lálá é que nao deve haver bairros sociais, hás de me dizer um país que siga esse teu conceito de abandono social das classes mais desfavorecidas, com resultados sociais positivos... e quem é que deveria ser favorecido entao, se não os mais pobres...

é muito giro o folclore mas é na baixa, ver as pessoas com sotake engraçado a falarem mal, assim fico no meu t3 no aleixo e quando kiser ver povo vou a baixa...

é..é mandá los todos pa barracas na baixa e pagar o primeiro ano das prestações dos novos habitantes do aleixo...nao é pa isso que serve o estado...
Link to comment
Share on other sites

Ruce... não vale a pena entrar-se por esse campo e estilo de conversa. Não é bom nem para si nem para esta comunidade. Aqui todos são livres de dar a sua opinião sem ofender a dos outros!

Acreditamos que esta situação não voltar a ocorrer.

Muito obrigado.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Ruce... não vale a pena entrar-se por esse campo e estilo de conversa. Não é bom nem para si nem para esta comunidade. Aqui todos são livres de dar a sua opinião sem ofender a dos outros!

Acreditamos que esta situação não voltar a ocorrer.



Obrigado!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

ok, nao volta acontecer, peço desculpa mas a ignorancia tira me do sério... agora..algo constructivo a acrescentar sem ser keixas aos admins? ou gozo pelos K em vez de que, que eu escrevo? ou ja me posso ir embora... PS: nao apaguem este post tambem...

Link to comment
Share on other sites

ok, nao volta acontecer, peço desculpa mas a ignorancia tira me do sério... agora..algo constructivo a acrescentar sem ser keixas aos admins? ou gozo pelos K em vez de que, que eu escrevo? ou ja me posso ir embora... PS: nao apaguem este post tambem...

Link to comment
Share on other sites

ok, nao volta acontecer, peço desculpa mas a ignorancia tira me do sério... agora..algo constructivo a acrescentar sem ser keixas aos admins? ou gozo pelos K em vez de que, que eu escrevo? ou ja me posso ir embora... PS: nao apaguem este post tambem...

Link to comment
Share on other sites

é muito simples JAG embora envolva politicas de mercado rebuscadas e capitalistas sem qualquer sentimento e responsabilidade social... é um facto que qualquer presidente de uma autarquia nao se deveria deixar envolver em negócios ou especulações imobiliárias...e a partir deste negócio do senhor Rui Rio é claro que estamos a dar património a empresas de construçao civil de um valor imobiliário exorbitante, a troco de que? uma requalificação daquela zona, mantendo a habitação social em menor densidade, podendo depois realojar-se outras pessoas que nao quisessem ficar na zona em outros locais, incluindo criação de espaços verdes, e espaços publicos, ou seja requalificação daquela zona, representaria somente 1% do orçamento da camara, seria sensivelmente 1.5M de euros...para quÊ que precisamos de "ajuda" (hahah) destas empresas, neste grande rodopio de preocupação social, e para quê que damos estes terrenos a concurso quando á condições financeiras para satisfazer a suposta preocupação da camara em realojar as pessoas?e a desculpa é exactamente que nao as existem? agora o que muito empreendedoramente é visto como um problema, é a existencia de bairros sociais em zonas chamadas nobres da cidade...e entao o investimento recai cada vez mais sobre esta zona já nobre, e estas tentativas sucessivas de empurrar a habitação social para a zona degradada, é gritante para nao falar de veiculos de criação de desemprego, criminalidade, desigualdades sociais...e é isto que o aleixo representa...e é isto que me irrita...e isto já foi estudado e provado, mas continua-se a recair nos mesmos erros...de, este terreno é bom demais para estes pobres...e depois vemos o rui Rio todo bonito a ir realojar idosos em quartos andares... depois vem o rui rio dar uma no cravo outra na ferradura, e critica e poe entraves ao estádio do dragao...que representou um investimento na zona ocidental da cidade, que requalificou toda uma zona mais degradada de bairros sociais, desemprego etc... e já que vivemos numa sociedade de direito, o que interessará aos cidadaos do porto, ver um terreno cheio de esplendor e potencial, reconvertido para isso mesmo mas só para akeles que vao poder pagar 2500 E por m2 lá?nao deveriam as decisoes da camara passar um pouco por toda a gente, inclusivamente os mais desfavorecidos e o maior numero possivel dos restantes, e nao somente akeles mais abastados que ja controlam a cidade? se tivessemos os amorins ou belmiros na camara, esta atitude nao me surpreenderia nem me irritaria, porque eles estão cá para fazer negócios e estão bem...agora por favor...um presidente da camara seguir lhes o mesmo caminho?um presidente da camara nao anda aqui para fazer negócios mas gerir de uma forma socialmente responsavel o património de todos que nao deve ser só o dakeles cheios de guito...e no aleixo é o que será... e a requalificação que eu defendo, é em nome de todos os cidadaos do porto...nao dos cidadaos milionários da cidade...e vem dizer a publico que a requalificação do aleixo é impensavél? e depois sao 1300 pessoas que lá vivem...1299 ladroes e 1 honesto ou 1 ladrao e 1299 honestos isso é outra discussão da falta de segurança e ineficácia de gestao da cidade, de erros tal como este que está prestes a ser cometido, foram cometidos no passado...e no próprio aleixo...veja se só o modelo da habitação social que lá foi implantado, de sobrecarga de densidade e de ghettização que lá plantaram no aleixo...hoje em dia estão somente a colher os frutos.... e é essas pessoas que eu defendo, porque eu tive a sorte de nascer onde nasci e ter acesso á educação mas nao me surpreenderia se troca se de posiçao com um habitante de lá..que seria ele a estudar arquitectura e eu a passar droga...e da mesma maneira que eu hoje defendo os interesses deles, acho que ele defenderia os meus, e isto será reponsabilidade e sensibilidade social... vamos continuar a marginalizar essas pessoas como aquando as mandaram para lá, e agora as kerem despejar? o tempo poderá vir me a dar razão e a gravidade da situação de hoje irá ter efeito de barril de polvora quando se colher mais uma vez os frutos do que se ontem plantou e hoje se ker repetir..é esperar

Link to comment
Share on other sites

porque no porto é tudo prados verdes para quem pode pagar e a função da camara deveria ser regulador desta mesma situação e nao acompanhá la a par de lobbies politicos e financeiros..

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.