Jump to content
Arquitectura.pt


Cerva, Ribeira de Pena | Casa Tóló | Alvaro Leite Siza


kaz

Recommended Posts

Pessoalmente acho positivo que existam conversas com diferentes pontos de vista,e até agora gostei bastante da conversa mantida contigo.


Obrigado...



Eu não consigo encarar a arquitectura como uma arte, (indo contra o que está nos vocabulários e dicionários), para mim a arte é apenas uma componente da arquitectura
Para mim arquitectura é algo maior... um conceito transversal a outros conceitos.
Ou seja, reune em si propria, de uma forma mais ou menos equilibrada, o conceito de arte, o conceito de construção, o conceito de função, etc.
Dai quando me dizem que a arquitectura é arte fico sempre com a sensação que estão a definir a arquitectura de uma forma redutora, quando na realidade é muito mais.



Atenção... quando digo que a arquitectura é arte, não a estou a considerar inferior! Antes pelo o contrario. A arquitectura durante anos foi o elemento principal da arte a nivel mundial.
So acho que uma "obra" arquitectonica, quando se olha para ela, deve-se notar algo diferente, inovador, original e belo. Acho que em muitos casos, deve-se esquecer alguns elementos para valorizar algum aspecto da "obra".

E quem é arquitecto sabe melhor que eu... que algumas das teorias aprendidas, raramente são aplicadas, quando realmente se quer inovar. Claro que deve sempre haver um equilibro nas coisas... mas ao mesmo tempo ser-se ousado.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Replies 228
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estava aqui a ver uma coisa e de repente lembrei-me:
"Ah, onde é que está a guarda (corrimão) da escada?"

Creio que também consta num DL do RGEU ou no Regulamento de Segurança contra Incendios...

Imagem colocada

É que aquele espaço no nível superior também não tem guarda de protecção...

:)

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos. Pois concordo profundamente com o dreamer. Acho que é um bocado esquesito ver aquele edificio como casa. Se olharmos para ele como um espaço a ser visitado por uma quantidade significativa de pessoas. Ao estilo de galeria ou museu. Mas em termos práticos acho que mais do que 2 andares numa casa é um abuso. Se os donos concordam acho que tudo bem, mas se um dia (espero que nao) nao puderem subir as escadas... é um bocado triste. Abraço Nuno Miguel Neto

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui a ver uma coisa e de repente lembrei-me:
"Ah, onde é que está a guarda (corrimão) da escada?"

Creio que também consta num DL do RGEU ou no Regulamento de Segurança contra Incendios...

É que aquele espaço no nível superior também não tem guarda de protecção...

:)



Isso sim... é uma falha... uma GRANDE FALHA!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

concordo com a maior parte de voces...viver la não...mas nao me importava de passar la um fim de semana...claro que passava a maior parte do tempo a subir e a descer escadas mas se for durante pouco tempo nao me importava.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Imagem colocada

Imagem colocada

Também me deixaram o panfleto, no vidro do carro, juntamente com outro a vender um T1 manhoso pos lados de Ramalde. Já se vende arquitectura "erudita" de porta em porta. :)
Pode acontecer que quem a construiu tivesse a intenção original de ganhar dinheiro com ela, embora pareça difícil, pode acontecer que a vida tenha dado voltas e seja preciso vender. Também pode acontecer o cliente não estar contente com o projecto, mas aí algo se passa já que o projecto terá, em princípio (se o cliente for esperto) sido discutido.

De qualquer maneira gostei (lol) do texto do promotor. Aquele "obra de arte destinada à habitação" parece alguns textos que se publicam em revistas de referência, se calhar este ainda consegue ser menos pseudo poético e menos lamechas.
Link to comment
Share on other sites

Eu continuo a achar esta obra fantástica e julgo que teria muito gosto em habitá-la. A minha única reserva é o facto de ser construida em betão aparente e não ter isolamento térmico contínuo pelo exterior. Tiro, uma vez mais, o meu chapéu ao arquitecto Siza Junior. ZM

Link to comment
Share on other sites

Eu vivo numa casa cujos quartos não têm mais do que 11 m2. Desde que a parte social da casa tenha espaço, não me faz falta grandes áreas nos quartos. A menos que faças corridas em redor da cama, não vejo necessidade de ter quartos maiores.
Quanto às escadas, sou mesmo um verdadeiro adepto de escadas dentro de casa. Remeto-te para um artigo que escrevi no meu blog sobre a arquitectura de Peter Harnded e Lanfranco Bombelli, onde justamente uma das coisas que me encantou foram as casas em altura, às vezes com 4 andares:
http://arrumario.blogspot.com/2006/11/cadaques.html

Compreendo que isso é uma questão de gosto pessoal, mas aceitem que há quem goste de escadas e de quartos com 11 m2. Não é por aí que esta casa é "mal projectada".

ZM

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bem, quem não percebe umas piadas não estará à altura de perceber muito... deves ser uma pessoa muito séria sisco... efim... se ainda não te deste ao trabalho de ler o que está para trás, fâ-lo e pode ser que percebas a minha posição em relação a esta obra (acho que é disso que estás a falar, certo?), se já o fizeste, não percebo minimamente a razão de tal comentário...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.