Jump to content
Arquitectura.pt


Beijing | Estadio Olimpico | Jacques Herzog e Pierre de Meuron


ARA

Recommended Posts

Estávamos a falar da cultura... mas virando para...

Fome:
Em África morrem centenas de crianças por minuto... A ajuda? Capaz, mas o numero não diminui, antes pelo o contrario...

Pobreza: Em África milhares vivem apenas com um 1€ por dia...

Colonização: A França continua a comandar muitas politicas africanas. Tem de me explicar o que é que os E.U.A. fizeram no Iraque...

Racismo:
Os E.U.A. devem liderar e os italianos não devem de estar muito longe...




Mas não vale a pena debatermos isso... porque todos nos temos opiniões diferentes... e quanto mais falarmos a menos conclusões chegamos.



THE END

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Entre o 'Ninho de Pássaro' e o 'Cubo de Água'

RUI MARQUES SIMÕES
Pequim. 37 infra-estruturas recebem os Jogos Olímpicos de 2008 e 19 delas são integralmente novas. Além da capital chinesa, as competições vão ter lugar em mais cinco cidades

Dos dezanove novos edifícios, estádio e complexo aquático são os mais majestosos

"Ninho de Pássaro" e "Cubo de Água". É por edifícios com estes nomes peculiares que vão passar grande parte das emoções dos Jogos Olímpicos de 2008, que decorrem em Pequim de 8 a 24 de Agosto.

Na verdade, o "Ninho de Pássaro" é o Estádio Nacional de Pequim, quer irá receber as provas de atletismo e futebol e as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos. E o "Cubo de Água" é o Centro Nacional Aquático, onde vão decorrer todas as provas que precisam de uma piscina, desde a natação ao pólo aquático, passando pelos saltos para a água e natação sincronizada. Mas os recintos onde vão decorrer os Jogos Olímpicos vão para lá destes dois edifícios de nomes e formato peculiar. No total, são 37 estádios e ginásios, entre 19 integralmente novos, 11 remodelados ou ampliados e 8 espaços que serão adaptados temporariamente para receber as provas.

Do bolo total de 25 600 milhões que custam as Olimpíadas de Pequim (as mais caras de sempre), as 37 infra-estruturas que vão receber os Jogos apenas custaram uma pequena fatia: 1275 milhões de euros. Mas nem isso lhes tira o desejo de grandiosidade que move os chineses. Pela sua arquitectura, o "Ninho de Pássaro" e o "Cubo de Água" são os que mais dão nas vistas. Ambos começaram a ser construídos em Dezembro de 2003 e demoraram mais de quatro anos a ficar prontos. Agora, o estádio tem capacidade para 91 mil pessoas e o centro aquático pode albergar até 17 mil. Mas, além destes, o Complexo Olímpico (Olympic Green) acolhe ainda a Aldeia Olímpica e mais dois edifícios: o Complexo Olímpico de Ténis e Estádio Nacional Indoor (que vai receber provas de andebol, ginástica e trampolins).

Olimpíadas fora de Pequim

Mas as provas olímpicas não se restringem à capital chinesa. As cidades de Shenyang, Tianjin, Qinhuangdao e Xangai também vão receber partidas do torneio de futebol e o Complexo Olímpico de Vela fica instalado em Qingdao. Mais curioso é o caso do Complexo Olímpico Equestre. Este ficará sedeado em Hong Kong, para melhor proteger os cavalos de eventuais doenças ou infecções.

in http://dn.sapo.pt/2008/08/01/dnsport/entre_o_ninho_passaro_cubo_agua.html

Link to comment
Share on other sites

Sobre a China, lanco apenas um comentario. Os problema sociais com que a China se deparou no sec. XX, foram suficientemente enromes para justificar muitas das politicas que nos como ocidentais consideramos barbaras, mas imaginam quantas bocas eles nao teriam de alimetar neste momento se nao tivessem posto um brutal travao na natalidade, se eles passam fome agora, imaginem a fome que passariam se nao o tivessem feito. quanto a ocupacao do Tibete, concordo, nao ha desculpas.

Link to comment
Share on other sites

Argos e eu lanço outra... quantas bocas alimentariam com 26,25 mil milhões de euros..ou pelo menos a quantas conseguiriam melhorar as condiçoes de vida... mas é claro que os jogos olimpicos sao muito mais bonitos de se ver...e como foi dito aqui, sao uma grande mostra do que é aquele grande império milenar... e JAG tens razão fome há muita e em muito lado, só que nao ves paises africanos a quererem organizar JO...sem ser africa do sul vá lá.. sei que a cerimónia foi um espectaculo e há dias a jantar vi um excerto...e akela cena dos tambores, deixou me incomodado, porque parecia que os tava a ver a todos a fazer bonequinhos para os happy meal numa linha de montagem de série..

Link to comment
Share on other sites

JAG 0 euros, mas nao vejo o que isso possa validar ou invalidar o meu argumento... tenho 20 anos e vivo ás custas dos meus pais lol se tu já doaste acho uma atitude muito nobre...mas tens que concordar comigo que os JO nao deveriam ser a prioridade na china, com akela situação social...eu concordo que aquele estádio é o mais belo que já vi até hoje...( a seguir ao do porto lol) nao tiro o mérito aos arquitectos, mas sim á china... mas pronto entendo outros pontos de vista, e dou o meu é tudo... mas vejam a frase do obikwelu mal foi eliminado... "Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos" vê se logo que nao é portugues dá que pensar um bocado

Link to comment
Share on other sites

Era só para saber... :D Em relação ao fazerem os JO... bem... pode não ser uma prioridade mas é certamente um bom investimento, pois ganharão ou vão ganhar o 2 ou 3 vezes mais do que gastaram... Agora se criticares que o dinheiro que eles fizerem com os JO, não utilizarem para ajudar o povo, concordo plenamente contigo. Mas até lá temos de esperar para ver. Em relação a frase do Obikwelu... ele simplesmente foi honesto, pois a meu ver devia ter passado a final... critico mais é ele dizer que vai acabar a carreira. O estádio, claro que o mérito não vai para os Chineses em si, a única parte que lhes toca e terem escolhido este projecto. De resto temos de dar os parabéns aos arquitectos e engenheiros, que projectaram aquele estádio.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

ja pensas-te no retorno que estes 26,25 mil milhões de euros podem ter em negocios :D, ja pensas-te no que a hotelaria Chinesa vai ganhar com isto, e sera que o problema e so alimentar as pessoas, ou sera que o planeta tem recursos para alimentar mais 1 NIlliao de pessoas? O mundo e a Macroeconomia nao e algo de tao simples quanto isso.

Link to comment
Share on other sites

mas secalhar devia ser, e o tempo secalhar será prova disso ou não (é esperar para ver..)...vamos esperar...a nao ser que os JO consigam também mudar os idiotas dos ditadores que lá governam, vamos todos ser um pouco naives e viver no planeta lálá numas horas de felicidade (já que nem os EUA conseguem esses idiotas desses assassinos..), nao nos esperam notícias de esperança de lá...pelo menos aos realistas...mas foram 3 boas horas de entretenimento ao ocidentee até para mim que fiquei tipo Zombie a ver a ginástica de madrugada... o mundo até pode ter recursos para alimentar 1 ou 10 niliões como dizes, mas vai ver quantos morrem á fome por dia...apesar de todos os negócios de hotelaria... em portugal numa situação comedida de liberdade de expressão e conforto social criticou-se o Europeu 2004, agora imaginem se as paredes falassem, ou melhor, se os chineses pudessem falar, o que diriam dos JO 2008...^ pessoal fiquem bem...hasta..

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881620201778268.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881620275515943.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881620374855606.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881620381516596.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881620393586711.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/20088152333625309.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2008-8/200881523454263766.jpg

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.