Jump to content
Arquitectura.pt


joaocfs

traços de argamassas

Recommended Posts

ola a todos precisava de uma ajudinha. Alguem me pode ajudar a encontrar aqui on na net algum "local" que me possa "dar" os traços dos varios tipos de argamassas??

Share this post


Link to post
Share on other sites

joaocfs,

Pressuponho que o teu interesse na matéria é meramente académico.
De qualquer maneira gostaria de te dizer que essa história do "traço" das argamassas para dosear em obra, em Portugal, está a começar a passar à História, e felizmente que assim é.

Começa a haver uma consciência que o recurso a argamassas misturadas in loco são de qualidade muito duvidosa, estando a preferir-se as misturas pré-doseadas em fábrica, com inertes e ligantes controlados, quer em quantidade quer em qualidade.
Evita-se, assim, o desperdício de material, a ocupação do espaço de estaleiro e facilita-se a sua limpeza; melhora-se a qualidade do produto aplicado, pois as argamassas são doseadas com vista a cumprirem um determinado fim, apresentando a própria mistura os componentes mais adequados a esse fim, e reduz-se significativamente a dispersão de comportamentos que antigamente as massas aplicadas exibiam, em resultado do servente juntar, a olho, mais uma ou outra pazada de cimento ou de areia.

No entanto e centrando-me na tua questão, para além do Manual do Pedreiro, do J. Paz Branco, editado pelo LNEC, e já referido pelo ARK, existe ainda uma panóplia de publicações, cada uma delas recomendando dosagens específica e diferentes das demais para uma mesma aplicação. Mesmo em publicações distintas com origem no próprio LNEC se verificam contradições.

Eventualmente, se me disseres quais os trabalhos específicos para os quais queres aplicar a argamassa, poder-te-ei indicar os traços que antigamente eu recomendava em projecto (ou em caderno de encargos).

Share this post


Link to post
Share on other sites

vitor, obrigado pelo teu interesse e ajuda. O meu interesse nesta materia, e como tu o dizes e bem, e puramen te academico. Eu estou neste momento a "tirar", alem da licenciatura,(estou a limpar cadeiras pois fiz transferencia de universidade, moderna-lusofona) uma formaçao em desenhador projectista e outra de "Medidor Orçamentista" e nesta ultima tenho um trabalho de orçamentar duas vivendas geminadas em que me e pedido tudo desde montagem e desmontagem de estaleiro ate a acabamentos incluindo como é obvio argamassas de assentamento com diversos traços. Mas como nao tinha em casa o manual pois ainda nao tinha arranjado( manual do pedreiro do Paz Branco), decidi expor aqui o meu pedido. ja agora aconselharam me as "tabelas Tecnicas" mas ainda nao encontrei. o que me aconselhas, qual o melhor?? mais uma vez OBRIGADO Vitor e ARK tambem

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais recente, "Diálogo de Edificações", um livro muito bom (Teórico e Técnico), centrado nas técnicas mais tradicionais de construção. Eu tenho as tabelas técnicas, mas já me disseram que isto já não está actualizado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

neste capitulo do caderno de encargos descarregado do site da ordem, poderás ver (algures no texto) consoante o tipo de alvenaria, o traço apropriadopara cada caso (ex: tijolo cerâmico, blocos de betão, etc...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tens que te registar. Depois de activares o link serás redireccionado para uma página que tem o nome do ficheiro (TRAÇOS_ARGMS.PDF) e imediatamente por baixo tem um botão com o dizer "Download nows - No virus detected". Activas este último botão e aparece uma nova janela em com umacontagem decrescente e com um dizer tipo "your download will appear in XXXX seconds". Após atingir o zero, a frase é susbstituida por "click here to download the this file"...e pronto já está. Caso não consigas dá-me um endereço de email que eu far-te-ei chegar o documento por essa via. Boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá a todos estou tambem à procura de info à cerca de argamassas , traços de argamassas e reboucos. Poderia o Vitor enviar-me esse mesmo pdf, será uma ajuda tremenda. Obrigado pelo vosso tempo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.