Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Centro de Comando Operacional (Ferroviário) do Porto - Paulo Calapez


Dreamer

Recommended Posts

Centro de Comando Operacional (Ferroviário) do Porto - Paulo Calapez

Inauguração CCO Porto
Inauguração pela Sra. Secretária de Estado dos Transportes, dia 22 de Abril

Após a entrada em funcionamento do Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa, em Novembro de 2007, e seguindo o planeamento previsto, entra em funcionamento o CCO do Porto.
Instalado num edifício de vanguarda situado junto à Estação de Contumil, o CCO do Porto irá comandar/controlar as Linhas do Minho, de Guimarães, de Leixões, do Douro e do Norte [Mealhada (inclusive) a Porto – Campanhã], e o Ramal de Braga.

Os CCO são centros de gestão operacional da circulação ferroviária, técnica e funcionalmente evoluídos, cujo papel fundamental é a coordenação e supervisão de todas as funções e actividades ligadas aos processos operacionais da exploração ferroviária, na sua área de abrangência.

Os CCO, três para toda a rede ferroviária nacional – Lisboa, Porto e Setúbal –, assegurarão a integração de novas funcionalidades (videovigilância, telecomando de catenária, monitorização de infra-estruturas, informação ao público), permitindo articular de forma interactiva os vários actores intervenientes, o que contribui para optimizar a exploração da rede, aumentando a sua capacidade disponível, e para a melhoria da qualidade do serviço prestado, com padrões mais elevados de fiabilidade, eficiência, qualidade e segurança.


Link:
http://www.refer.pt/pt/noticia.php?id=419

Local: Contumil
Arquitecto: Paulo Calapez

Índices Construtivos CCO do Porto:
- área do lote 10.388m²
- área bruta de construção 2.816m²
- número de pisos 3
- volume de construção 21.600m³
- área de implantação 1.507m²
- área de impermeabilização 2.595m²

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Tudo que não é branco incómoda ou impressiona. Na verdade e mesmo só "conhecendo" o projecto pelas fotografias apresentadas, o que me interroga mais é a relação que o volume não estabelece com o território. E não falo da relação que não estabelece com a complexa envolvente, falo da sua fixação ao território. Será um volume sem lugar e de todos os lugares? Não estou a colocar em causa a qualidade do projecto até porque não o conheço. Apenas questiona a importância que o lugar terá na arquitectura. Estaremos perante uma arquitectura egocêntrica? De um ovni?
Ah também gosto da forma, mas é apenas a forma pela forma.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

o sec XXI, e já vem do XX, constroi-se com ovnis se o ovni é bom, então é boa arquitectura se o ovni é mau, então o rumo da arquitectura está perdido se o ovni é assim assim, como este, esperamos que a cidade chegue ali, que o integre ou esconda, que o valorize ou ridicularize o problema deste ovni é que é demasiado azul para a função. chama demaisiado a atenção dos curioso e depois? não podemos entrar, turistas, arquitectos, visinhos ninguem pode realmente saber o que este museu é, que arte esconde nas suas paredes, se tem uma cafetaria porque já apetecia um sumito, e é sempre bom toma-lo na "nova e inovadora arquitectura portuguese" os arquitectos e os promotores teem de perceber uma questão HIERARQUIAS UM EDIFICIO QUER NÃO PODE SER SIMBOLO DE NADA, COMPLETAMENTE PRIVADO E VEDADO? NAO PODE QUERER COMPARAR-SE Á CASA DA MUSICA PORQUE? porque a nossa sociedade é publica e social, o povo tem de chegar a nobre, e o nobre pode começar por baixo e nesta lógica social a arquitectura tem de perceber o seu lugar, o que é, e a que pode alcançar...e este edifício não pode querer ser mais do que um sítio agradável para os seus trabalhadores que se funde na mer.da da envolvente ou seja, não pode ser o marco do google earth

Link to comment
Share on other sites

tá engraçado, parece o estaleiro da CP que dá pa ver quando vou pa casa no comboio ali perto de valongo nem sei bem..só que em azul fashion..

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 6 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.