Jump to content
Arquitectura.pt


VectorWorks ou Revit?


Recommended Posts

Realmente estás numa de desinformação. Proponho que corram contigo do forum.
Gostaria de saber o que envias para o empreiteiro?
Deve ser o modelo 3D BIM feito em Revit!!
Aliás quando documentas o teu projecto em vistas cortes alçados pormenores cotagem, contigo em Revit não fazes.... pois só podes fazer a 3D.
Esse é realmente um software muito limitado. Só faz 3D. Se alguem quiser enviar um promenor e criar um PDF para o Zé Predreiro, não pode o teu software não faz. Ou então o Zé Pedreiro de Cabo Verde já tem um portatil e uma licença de Revit. Ou tens que faze-lo em AutoCAD. Ahhhh deve ser isso.. por isso o pacote do Revit traz uma licença de AutoCAD tambem.
Pois agora compreendo!!! E aindo por cima custa 8.000€uros.


Sr Victor, desde já repugno na íntegra as suas acusações... e é com alguma tristeza que vejo que uma pessoa que se assume claramente como representante de um software, logo, de uma empresa, tenha essas afirmações e essas posições!

Acha que mandar correr ou eliminar pessoas de um forum é um bom princípio? é assim que lida quando não tem argumentos para convencer ao contrario? liquidar?

Queres (desculpe tratá-lo por tu) saber como mando as folhas para obra? Para o empreiteiro? Estás a tentar dizer que uma folha impressa é uma conversão para 2D? É isso? Penso que falta-te muita informação. Ou se calhar os tais bonecos que tu tanto falas...

Limitado? Bem, realmente a única coisa que vejo aqui como limitadas são as tuas acusações e informações... Diria até descontextualizadas sobre o que é o direito de expressão e sobre o que é trocar ideias.
Vejo também que tens algum desrespeito pelas pessoas de Cabo Verde; porquê o comparativo? Acha-as menos capazes?

Outra coisa Victor: 8000€? Pergunto, como fizeste essas contas? Afinal enganei-me quando disse algures neste forum que os comerciais sabem fazer contas... Desculpem os outros comerciais pelo engano... comerciais da INFOR!

Colega Victor,
não se preocupe que lhe faço a vontade, se isso o incomoda assim tanto! Deixo-o reinar num pseudo-mundo que voce quer sendo como seu, onde quando alguém discorda com a sua pinião sugere que o eliminem...

termino assim mais uma participação minha...

Obrigado a todos e à comunidade!
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

para mim um programa nunca conseguirá totalmente desenhar a 2D e 3D ao mesmo tempo... por isso sempre que preciso faço dois desenhos um a 2D e um a 3D.

Claro que podes desenhar ao mesmo tempo em 2D e 3D. Até no CAD fazes isso.
Como és estudante aconselho-te a fazer o downlaod da versão estudante do ArchiCAD em https://eduregistration.graphisoft.com/default.aspx?LangID=pt e aproveita faz o tutorial que está em portugues em http://www.graphisoft.com/products/ArchiCAD/ac10/ITG/download_por.html
Como resides no Algarve podes fazer um curso ArchiCAD em Faro na http://www.futurcad.pt/ficheiros/archicad/archicad/archicad12ini.htm
;)
Link to comment
Share on other sites

Agradeço que não faça mais publicidade por favor... isso neste momento nao tem nada a ver com o tópico em si... apenas esta parte:

Claro que podes desenhar ao mesmo tempo em 2D e 3D. Até no CAD fazes isso.


tudo o resto é publicidade... sugiro que leia as regras do fórum com atenção...

Eu ja fiz um curso de archicad... nao preciso de outro. Há um secção no forum especial para isso.
Link to comment
Share on other sites

para mim um programa nunca conseguirá totalmente desenhar a 2D e 3D ao mesmo tempo... por isso sempre que preciso faço dois desenhos um a 2D e um a 3D.


Caro Nuno

Importa-se de elaborar um pouco sobre esse assunto?

Pergunto isto porque penso que softwares como o VectorWorks e o Revit apontam exactamente para esse mercado, para conseguirem num só programa modelar os projectos e produzir toda a documentação, de preferência de uma forma automática.

Mesmo que se possa entender que não existe nehum software que o consiga fazer a 100%, julgo ser um pouco arriscado afirmar que nunca existirá.

Na área da tecnologia, em particular da informática, o que parece impossível hoje amanhã torna-se banal.

Basta olhar para um Iphone, que tem um computador, um gps, ligação internet, camara de fotografar, telemóvel, leitor mp3, touchscreen, tudo na palma da mão, para compreendermos que a evolução tecnológica tem sido explosiva.

Por isso, gostaria sinceramente de saber o que o leva a afirmar que esse programa nunca existirá.
Link to comment
Share on other sites

O que quis dizer (peço desculpa se me expliquei mal) é que de todos os software de 3d com que ja tive contacto (ArchiCAD, AutoCAD, Vectoworks) em nenhum consegui ter um bom acabamento gráfico ao passar (por exemplo) um corte e torná-lo mais apelativo graficamente, acaba por me dar mais trabalho do que fazer o corte de raiz em 2D... pelo menos é esta a minha experiencia... peço desculpa mais uma vez se me expliquei mal, ou se fui pouco selectivo nas palavras...

Link to comment
Share on other sites

No prob ;) Eu penso que a questão da representação gráfica vai assumindo cada vez menos importância. Neste momento existem empresas internacionais (um grande fabricante de automóveis é o exemplo mais apontado) que exigem dos gabinetes projectistas - arquitectos e todas as especialidades- que seja entregue um modelo tridimensional devidamente construido. É com base nesse modelo que eles planeiam e executam as obras. Para mim é fácil imaginar que, num futuro relativamente próximo (10 ou 20 anos), sejam dispensados de todo os desenhos, sendo todo o trabalho de construção baseado nos modelos altamente pormenorizados. Como tal, os softwares BIM na presente fase são softwares de transição. Por um lado, pretendem ser capazes de possibilitar a execução de modelos completos, com todos os componentes necessários. Por outro, ainda necessitam de dar resposta ás necessidades presentes da indústria, garantindo a produção de desenhos para licenciamento e obra. Nesta perspectiva, a "beleza" dos desenhos ganha uma importância relativa. Claro que queremos desenhos o mais legíveis possível (e na minha experiência isso é conseguível a 95% com alguns), mas entre alçados bonitos ou ausencia de erros e omissões, o que será mais importante?

Link to comment
Share on other sites

Já testas-te vários softwares. COntinua à procura e testa outros. Às vezes pequenos testes servem para ajudar no momento da escolha. E como este tópico diz respeito, experimenta o outro BIM que ainda não experientaste - o Revit (também funciona com comandos/atalhos como o autocad)... E para que não me acusem de tendencioso, será melhor também avaliar o Allplan, o outro peso pesado do BIM...

Link to comment
Share on other sites

Não só acho como tenho a certeza.... É tudo uma questão de dedicação como em tudo na vida. E não desistir à primeira dificuldade. Eu também aprendi sozinho todas as ferramentas avançadas do revit e continuo a aprender truques e dicas que me fazem ser cada vez mais produtivo.

Sem querer estar a insistir em publicidades, tens o fórum do revit em português (www.revitpt.com) os foruns português e internacional da Autodesk (www.augi.com) e tens os manuais e os tutoriais do programa que são tudo o que precisas para aprenderes depressa e bem todos os segredos deste software.

Depois é como tudo o resto... A prática leva à perfeição. Para mim o grnde defeito de todos os produtos Autodesk é não serem multi-plataforma e como tal não correrem nativamente em MAC OS X. Mas penso que isso também tem os dias contados, e se nã for por parte da Autodesk será por parte da Apple... Todas as outras falhas e/ou faltas com o tempo serão corrigidas e adicionadas. É o processo normal de evolução dos softwares...

Link to comment
Share on other sites

No que puder ajudar na transição ou com duvidas existênciais podes sempre contactar. Mas penso que tens no fórum informação útil e gente capaz de ajudar nas dúvidas qque possam aparecer e sugestões e dicas para um transição para o BIM e não para um pseudo BIM (desenho 2d normal de CAD em ambiente BIM - não é provocação - há que combater aqueles que comprar BIMs e depois usam-nos como CADs - coisa que acontece um pouco com todos os softwares)...

Link to comment
Share on other sites

IMHO, o Vectorworks é o best value for money actual do mercado. Ainda não consegui tirar partido de tudo o que o Allplan pode dar mas, que me adianta desenhar as paredes com os panos todos certinhos, com ligações a bases de dados, rooms com os acabamentos todos afinados, mapas de vãos, etc., se o projecto morre com o licenciamento? No mercado em que me insiro os empreiteiros nem um projecto de execução sabem ler, quanto mais estarem dispostos a pagar por ele.

Link to comment
Share on other sites

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

Caro,

Se não for fazendo publicidade como lhe parece que a informação possa chegar.
Parece-me que está a confundir publicidade com informação.
Se um fabricante de automoveis não informar ou publicitar aos potencias clientes que existe um novo modelo de automovel, como lhe acha que os mesmos o irão comprar.
Por um lado os utilizadores queixam-se de que não existe informação de onde se realizam cursos e onde se pode comprar os softwares e mais importante quanto eles custam, por outro lado diz-me você, não informe ninguem disso.
Há concerteza aqui alguma contradição.
Por outro lado, não se esqueça que este forum e as mensagens nelas colocadas, são autorizadas pelo moderador. São para todos e não só para si.
Outra coisa.
Se a Apple não publicita-se durante meses o novo iphone 3G de certeza que ninguem o conhecia, a não ser os amigos.
Um dos meios de informar é através da publicidade através das tecnicas do marketing. Atenção o preço de um software é um dos factores mais importantes e que para alem do seu valor como ferramenta, esta pode condicionar a sua utilização. Pergunto-lhe, por exemplo não questiona a qualidade de um Ferrari, mas tenho a certeza que se falar com o mecanico da Ferrari depois de se informar da maquina, no fim (ou no principio) vai querer saber quanto custa? Correcto? Tudo (quase) na vida tem a ver com dinheiro.
Já agora, se existe esta regra no arquitectura.pt da não publicidade (apesar de não estar definido o que é publicidade e quem a define) discordo completamente, assim como o facto de não se poder informar os participantes de quanto custa isto ou aquilo. Já que todos vão querer saber. e perguntar: - isto é muito bom, mas quanto me custa?
Parece-me censura.
Para terminar quando diz "eu já fiz um curso de ArchiCAD... não preciso de outro" Não me parece adquado a alguem ainda jovem estudante e interessado por estas questões dos softwares CAD/BIM! A formação deverá ser continua ao longo de toda a nossa vida, caso contrario corremos o risco de ficarmos a viver numa ilha isolada. É com a formação que evoluimos, sem ela ainda estariamos a desenhar numa caixa de areia.

Agradeço que não faça mais publicidade por favor... isso neste momento nao tem nada a ver com o tópico em si... apenas esta parte:



tudo o resto é publicidade... sugiro que leia as regras do fórum com atenção...

Eu ja fiz um curso de archicad... nao preciso de outro. Há um secção no forum especial para isso.

Link to comment
Share on other sites

No mercado em que me insiro os empreiteiros nem um projecto de execução sabem ler, quanto mais estarem dispostos a pagar por ele.


Acho que acabaste de acertar na mouche.

A escolha de software tem tudo a haver com o trabalho que se desenvolve.

Não faz sentido usar uma arma para elefantes quando se vai caçar lebres... e vice versa ;)
Link to comment
Share on other sites

No que puder ajudar na transição ou com duvidas existênciais podes sempre contactar. Mas penso que tens no fórum informação útil e gente capaz de ajudar nas dúvidas qque possam aparecer e sugestões e dicas para um transição para o BIM e não para um pseudo BIM (desenho 2d normal de CAD em ambiente BIM - não é provocação - há que combater aqueles que comprar BIMs e depois usam-nos como CADs - coisa que acontece um pouco com todos os softwares)...



Obrigado rui:D
Link to comment
Share on other sites

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

A proposito do BIM das "dificuldades" da implementação, do medo, se é viavél, estar á espera que os outros cheguem lá primeiro para ver se serve para mim. Segue aqui uns exertos de um texto colocado neste link http://www.neinaiff.com/autoajuda/medo.htm que aconselho a todos a ler com atenção. Talvez ajude a enfrentarmos os "medos" do BIM.
"Os sentimentos do Medo do Futuro são: preocupação, insegurança, ansiedade, irritação, e podemos ficar aflitos, inquietos, receosos, tensos, insones. Neste parâmetro temos a sensação de que alguma coisa vai ou pode dar errado; somos impelidos por nós mesmos a escolher o que julgamos verdadeiro e/ou ter um comportamento perfeito sob nosso ponto de vista. Assim, por almejar o melhor, não nos ofertamos a chance de errar; ou ainda, por desejar o êxito total, não vislumbramos que possam ocorrer obstáculos. Pronto! Está instalado a preocupação de não poder fracassar ou perder o que conquistou. "
"...Por que se preocupar com situações que ainda não aconteceram? Por que esperar ser salvo pelo destino? Saiba que as pessoas medrosas somente atrairão desapontamento, desanimo e, comumente, desejam saber: “Estou agradando? Será que ele vai adorar o jeito que sou? Será que meu chefe gosta de meu trabalho? Será que passarei no exame? Será que serei feliz no casamento? Ah Se Deus me ajudasse!... Tivesse um pouco de sorte!”."
;)

Link to comment
Share on other sites

Caro,

Se não for fazendo publicidade como lhe parece que a informação possa chegar.
Parece-me que está a confundir publicidade com informação.
Se um fabricante de automoveis não informar ou publicitar aos potencias clientes que existe um novo modelo de automovel, como lhe acha que os mesmos o irão comprar.


Caro Victor,

Creio que o Victor, com todo o respeito, está um pouco desactualizado de como funciona a publicidade de hoje em dia. Foi a pensar em como funciona o novo marketing que as novas regras são mais rigidas em relação à publicidade.

Por um lado os utilizadores queixam-se de que não existe informação de onde se realizam cursos e onde se pode comprar os softwares e mais importante quanto eles custam, por outro lado diz-me você, não informe ninguem disso.
Há concerteza aqui alguma contradição.

Um dos meios de informar é através da publicidade através das tecnicas do marketing. Atenção o preço de um software é um dos factores mais importantes e que para alem do seu valor como ferramenta, esta pode condicionar a sua utilização.


Informar é diferente de publicidade, informar é dizer que um novo software saiu e que podem ver as novas funcionalidades em X site, já publicidade pode ser "novo software está aí por €XXXX", tudo depende da linguagem utilizada que normalmente é comercial e inclui contactos comerciais, preços, links para sites ou lojas específicas.

Já agora, se existe esta regra no arquitectura.pt da não publicidade (apesar de não estar definido o que é publicidade e quem a define) discordo completamente, assim como o facto de não se poder informar os participantes de quanto custa isto ou aquilo. Já que todos vão querer saber. e perguntar: - isto é muito bom, mas quanto me custa?
Parece-me censura.

As novas regras de publicidade não permitem preços por razões muito simples, primeiro é publicidade, segundo podem não representar o valor real (todo o preço depende de várias variáveis e nem sempre são fidignos), terceiro por já existirem sites e comunidades especializadas na área que apresentam preços e toda a informação necessária, quarta pelo facto das empresas já terem agentes, sites e meios de publicidade que podem utilizar para o efeito, quinta por uma questão de justiça, já que teria de deixar que toda a publicidade fosse permitida, sexta para obrigar a inovação das empresas na sua gestão de marketing, e por fim, e mais importante, para manter um clima saudável na comunidade e no Arquitectura.pt.

O Arquitectura.pt dispõem de meios publicitários onde pode criar as suas campanhas de marketing. Estes mecanismos são os banners e outros meios que podem ser usados para publicitar os preços ou simplesmente reforçar a imagem da marca.

Os membros deste site não necessitam de mais publicidade do que aquela que já existe pelos meios dispostos.

A recomendação que faço a todos as empresas que nos contractam é que forneçam aos utilizadores aquilo que procuram. As discussões entre "o meu software é melhor que o meu" são inúteis aos membros que por aqui andam, a melhor ferramenta de marketing é indicar tutoriais, mostrar a facilidade em usar a ferramenta e ao mesmo tempo reforçar as caracteristicas do software, criar parcerias com empresas, comunidades e reforçar a imagem da marca através de comunicação diária (e autorizada) com os utilizadores através de newsletters, publicidade, conferências gratuitas, workshops de baixo preço, etc.

Espero que compreenda a existência de tais regras.
Link to comment
Share on other sites

Bom exemplo, se reparar a Apple não fez nenhum anúncio na tv, nem utilizou nenhum media para publicitar o seu produto, apenas através da Keynote, deixou os media publicitarem o produto deles.


Com todo o respeito, a Apple tem produzido alguns anúncios bem bons para o Iphone, tanto o da 1.ª como o da 2.ª geração.

[ame="http://br.youtube.com/watch?v=6lZMr-ZfoE4"]YouTube - iPhone Commercials[/ame]
[ame="http://br.youtube.com/watch?v=0FFkvhoEfX8&feature=related"]YouTube - New iPhone Ad[/ame]
http://www.apple.com/iphone/gallery/ads/everyone/
http://www.apple.com/iphone/gallery/ads/unslow/
http://www.apple.com/iphone/gallery/ads/workfriendly/
e o melhor, para mim
http://www.apple.com/iphone/gallery/ads/hallway/

Estes videos estão no site da Apple, no Youtube, e em centenas de blogs.

Estes anúncios passaram na TV (não na tuga, claro) e em prime time do melhor que há. Um exemplo:
"Apple began what figures to be a heavy advertising blitz for its iPhone Sunday night, with a 30-second spot that aired during ABC’s telecast of the Academy Awards. (...)
The iPhone ad aired during the Oscar ceremony’s first commercial break after the awards for art direction and scientific and technical achievements were presented."

em http://www.macworld.com/article/55536/2007/02/iphonead.html
Link to comment
Share on other sites

Sem tar a querer meter água na fervura, a verdade é que as informações que o Sr. Victor Silva anuncia são por vezes úteis e até necessárias aos vários utilizadores. Não devemos é confundir publicidade com SPAM. O que tem acontecido é que em todos os posts referentes a softwares o Sr. Vistor tem colocado informação referente ao Archicad, mesmo quando o tópico se refere exclusivamente a outros produtos. Aí sim acho incorrecto e não acrescenta em nada a discussão em causa. Desde que estas informações sejam colocadas em tópicos que sejam referentes aos produtos proclamados, não vejo nenhum inconveniente, desde que haja moderação nos comentários. Esta é pelo menos a minha opinião e não quero ir contra as regras do fórum, apenas considero que a informação poderá ser útil para os utilizadores. Já para o Sr. Victor Silva, resta-me dizer que não precisa de publicitar tão desesperadamente o seu produto, já que se reparar bem, já exiiste publicidade ao Archicad nos banners publicitários presentes neste fórum... E nada mais tenho a acerscentar a este assunto...

Link to comment
Share on other sites

Este off-topic foi para esclarecer o utilizador Victor quanto às novas regras que ainda não foram aplicadas. E não existe mal nenhum em me corrigir, agradeço a opinião de todos em relação às regras mas já foram aprovadas pela equipa, assim que terminadas publicam-se e aí cada um pode apresentar a sua opinião, já que ainda não estão dispostas ao público. Dou por terminado o off-topic e peço aos utilizadores que se mantenham relacionados com o assunto do tópico, qualquer informação ou discussão pode ser aberto um novo tópico ou pode esclarecer qualquer assunto através de mensagem privada para qualquer membro da equipa.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.