Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Boa tarde. Li a pouco sobre este programa e achei deveras interessante. Podiam me explicar que tem este programa de tao inovador e porque? E um programa facil ou dificil utilizacao?

Bim não é um programa, mas sim um conceito de programa. BIM : Building Information Modeling. É um sistema que premite realizar o projecto centralizado numa base de dados, permitindo dessa forma centralizar a informação de forma a que quando algo se altera, todo o sistema nota a alteração para que se altere o resultado final. Permite, por exemplo. quando desenhares uma planta, essa informação é usada para automaticamente criar os alçados, cortes, modelação 3D e etc. É exemplo desse tipo de software o Autodesk Revit Architecture, o Archicad, entre outros.

Guest DEF

Bem, não chamaria o Archicad como sendo BIM, mas sim como um pseudo-BIM! A esta lista de pseudo-BIM, poderei acrescentar um outro também da Autodesk, o ACA (AutoCad Architecture).

Guest DEF

Sim, eu sei que o Archicad não é da Autodesk :) e que os outros dois são da Autodesk :s

Não diria que não são BIM; diria que não são 100% BIM; deixo aqui um link a outro forum, o REvitpt, onde concordo em pleno com a descrição que se faz de vérios BIMs
http://www.revitpt.com/forum/index.php?topic=383.0

E aí ainda falta o Allplan. A grande dificuldade que noto ainda na implementação do BIM é quando se intervém em edifícios já construídos. Estar a construir um modelo completo paramétrico do edifício existente para depois o alterar pode ser menos produtivo de que importar os DXF originais em 2D e trabalhar o resto em 2D (à antiga)

Guest DEF

pois, são opções :) Eu faço tudo em Revit... e depois amarelos e vermelhos é vê-los a cair sem grandes preocupações :s Até vistas 3D faço com amareços e vermelhos, se for necessário :)

Pode fazer-se em qualquer software. O que eu refiro é que o BIM é demasiado pesado para se trabalhar em certas intervenções em edifícios existentes. Vermelhos e Amarelos também faço no Allplan, automáticos, sem espinhas. O Revit também permite acrescentar ou retirar porções aos hatchs?

Guest DEF

O Revit não trabalha amarelos e vermelhos; o Revit trabalha com uma ferramenta extremamente interessante que são as fases de projecto; basicamente trabalha no tempo. Esta situação permite fasear 1 projecto e em comparação à fase actual (proposta, por exemplo) com a fase anterior (existente, por exemplo) extrair os tais amarelos e vermelhos! Ito da-nos a possibilidade de em qualquer etapa do processo efectuar as alterações bem como contabilizar os materiais necessários para cada uma das fazes. O Revit permite acrescentar ou retirar o que queremos... Só não percamos a essencia da coisa: é BIM e não retirar elementos gráficos! Esse é a essencia da coisa, caso contrário continuaremos com o AutoCad :) :s

Guest DEF

Compreendo a afirmação, mas permitam-me discurdar! Não sei se foi aqui que referi isso, mas essa luta é a mesma que se passou quando deixamos de desenhar com canetas de tinta da china (famosas rotring's) e começamos a usar o AutoCad... Ainda me lembro alguem dizer-me: é pah, eu à mão faço mais depressa... esuqeçam isso!! Será verdade?

Já me aconteceu faltar um ou outro risco em peças já impressas; é mais rápido desenhar com uma ponta de fibra (as Rotring já secaram) do que corrigir no PC e voltar a imprimir. Mas não tenho dúvidas de que o BIM é o futuro do projecto em Arquitectura, embora haja muito atelier que ainda nem chegou ao paramétrico e se mantém em cad (malhas que a Autodesk tece). Aqui na casa, depois de se habituarem ao Allplan (e deve ser o mesmo para os outros softwares) já não têm paciência para o Autocad. Havia um programa muito bom, com que trabalhei há uns anos, que era o Arris. Acho que o Nuno Leónidas e o Hestnes ainda trabalham com isso. Tinha a vantagem de funcionar em Xenix, sem as limitações da Mickeysoft...

DEF.... parece que ainda existem muitos resistentes à mudança... meu concelho é que nesta área os avanços são tão grandes e rápidos que mais vale ir tacteando, do que um dia nao ver nada.... não tarda nada vamos ter software BIM, acreditem na filosofia de trabalho mais do que no software, porque esse não é o maior problema estão cada vez mais "user-friendly" No principio com o AutoCAD era preciso dar coordenadas... (@0,34.5 ou @2.5<30), agora já ninguém se lembra disso.

Guest DEF

SIm, existem e pq? Pq todos dominam linhas... e pensam que não dominam paredes. Não tarda vamos ter BIM? Já temos e em muitas áreas... Coordenação de projecto em várias frentes: Arquitectura, estrutura, ar condicionado, canalizações, electricidade... Actualmente tudo isso é possível em Revit: mesma tecnologia, mesmo modelo, coordenação e verificação de interferências; basicamente testar o nosso projecto antes de o construir e corrigindo os erros que são muitos em obra! Não diria que é o futuro... mas sim a actualidade! Repara que só na versão 2008 é que o AutoCad corrigiu a questão das escalas a atribuir aos textos, cotas e tramas e outros objectos (propriedaes anotativas - alteram a dimensão em função da escalao), problema que desde os meus 14 anos de trabalho exaustivo em Cad sempre batalhei: mas porquê que não faz automaticamente :)? Hoje para mim trabalhar em Cad é um suplício! Puxar linhas? Corrigir plantas, cortes, alçados e afins? Bem... e a arquitectura, onde anda? :s É trabalho exagerado! Hoje corrijo num desenho e sei que todo o projecto está coerente (e n falo só em paredes e janelas e afins; falo em anotações, mapas de vãos, de acabamentos, pormenores legendados, enfim, um projecto na totalidade!!) Sim, há resistentes... é normal! Não existe mão de obra especializada nestas áreas para aumentar a produtividade do trabalho desenvolvido. Na faculdade continua-se com as linhas e com os offsets', trim, copy, move, extend... ufffff! Os proprios professores são resistentes às mudanças... e esse é o nosso problema. Não me refiro apenas ao Revit, mas a qualquer software BIM em que o conceito de projecto e de fazer projecto é diferente,mais fácil e com resultados mais imediatos! Não percam mais o comboio; quando derem por vocês, estão tão atrasados que terão que trepar imenso... :)

Ai, there's the rub... Não é que o software seja caro, os ateliers é que facturam pouco. Pelo preço de um BIM compram-se 10 Intellicad's, ou equivalente. A concorrência é dura, poucos têm a capacidade financeira para implementar um sistema BIM. Não esquecendo que, na maior parte dos projectos, estes vão apenas até ao licenciamento. Há perdas de produtividade a curto prazo por causa da formação do pessoal e, embora haja ganhos significativos a longo prazo, as contas chegam todos os meses...

Já agora só uma coisa. O DEF falava de tinta da china, bem por mais absurdo que pareça no 1º e 2º ano do Departamento de Arquitectura em Coimbra, ainda há quem seja obrigado a trabalhar com isso. Ridículo, sim sem dúvida. Afinal de contas chegamos ao 3º ano ou até mesmo ao 5º e a maioria da malta nem sonha o que é o REVIT ou sequer o 3d max.

Guest DEF

Já agora só uma coisa. O DEF falava de tinta da china, bem por mais absurdo que pareça no 1º e 2º ano do Departamento de Arquitectura em Coimbra, ainda há quem seja obrigado a trabalhar com isso. Ridículo, sim sem dúvida. Afinal de contas chegamos ao 3º ano ou até mesmo ao 5º e a maioria da malta nem sonha o que é o REVIT ou sequer o 3d max.

Sim, é verdade!
Eu também fiz o curso em Coimbra na FCTUC e passei pelo mesmo. É o que costumo dizer: é um mal necessário!! Para saber trabalhar em Revit é preciso sabermos de geometria descritiva; os princípios estão lá!! Ainda tenho as minhas em casa...

O que não importa esquecer é que existem tecnologias que nos ajudam na parte chata, se me permitem, do projecto, principalmente nas correcções... e claro, adicionando a isto, a capacidade de controlo do projecto propriamente dito.

Guest DEF

DEF.... já perdi muito tempo a fazer sobreposições de especialidades para verificar situações de conflito e corrigi-las.

eu também :s
E hoje quando tenho que voltar ao CAD... desespero, muito desespero :)

Bem... E agora para novatos... Resumindo e concluindo, eu que ando no Secundário que nao tenho noções de qualquer programa e que tenho projectos em tinta da china que gostava de reproduzir em digital que programa hei-de utilizar?

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.