Jump to content
Arquitectura.pt

3CPO

Irregularidades no concurso de fotografia da FAUP

Recommended Posts

A data de entrega do concurso foi adiada para dia 23 sem qualquer justificação ou informação geral.

http://fotografiafaup.planetaclix.pt

Sugiro que todos os que participaram neste concurso contactem a organização a demonstrar o seu desagrado perante esta situação.
casanovatiago@megamail.pt

"Exmos senhores,

"Como concorrente do concurso de fotografia da faup, venho por este meio demonstrar o meu desagrado pelo adiamento da data de entrega das propostas a concurso. É de conhecimento geral que a divulgação foi bastante eficiente, chegando a vários pontos do país e do mundo, levando muita gente a preparar a sua proposta com algumas semanas de antecedência.

Houve inúmeros concorrentes que enviaram a sua proposta, com mais ou menos pressa, de modo a chegar na data limite informada e que agora se vêem confrontados com uma situação injusta e não regulamentar. Poderão eles alterar, cancelar, reenviar ou actualizar a sua proposta?

Julgo que a decisão tomada demonstra um total desprezo e desrespeito pelos restantes participantes, pondo em causa a credibilidade e seriedade do concurso.
O regulamento que ainda continua disponível na internet informa os concorrentes que as propostas deverão chegar à FAUP até dia 9. Ao ser alterado o regulamento sem aviso geral, nem actualização das plataformas online, pressupõe-se que existem favorecimentos particulares, gerando uma situação de desconfiança.

Sugiro então que este aspecto seja revisto que todas as propostas recebidas até dia 9 sejam avaliadas de forma justa e correcta tal como tinha sido anunciado pela organização. Sugiro também a invalidação das propostas recebidas depois desta data.

Ficarei a aguardar o seu contacto o mais brevemente possível.

Atentamente,
João Morgado"

A organização justificou-se da seguinte forma:

A iniciativa e as consequentes decisões foram tomadas á minha responsibilidade
e das quais não sinto qualquer tipo de remorso pois a data limite foi alterada
para dar oportunidade a mais pessoas e a plataforma online não foi alterada
pois a única pessoa com acesso a essa informação por motivos de saúde ainda
não está disponível para alterá-la. Não somos uma empresa ou entidade, somos
apenas dois alunos independentes que tentam fazer as coisas pelo melhor e com
a melhor das intenções.

Os meus sinceros pedidos de desculpa, esperando a sua compreensão.

:D

eheheh, São apenas dois alunos....mas quem forneceu os meios e pagou essa iniciativa? a transparência no que refere a coisas que de alguma forma utilizam os recursos publicos deve começar na escola.

De facto, posso dizer que saída directamente do núcleo daquela faculdade, não me admirou nada o prolongamento da data limite da entrega. É concerteza uma tradição... Mas n deixo de salientar e subscrever o mesmo desagrado, pois não só colocou em causa a integridade do concurso em si, mas também, criou a hipotética possibilidade (ou neste caso a certa impossibilidade) para quem se empenhou ou arriscou naquele prazo fazer uma entrega minimamente interessante! - falando por mim...:)... pois, só e apenas, tive acesso a tal informação no exacto dia 9 em que fui entregar a minha proposta apressadamente!! Mas é como disse... tradição... se bem que esta continua ser como era dantes!

De facto, posso dizer que saída directamente do núcleo daquela faculdade, não me admirou nada o prolongamento da data limite da entrega. É concerteza uma tradição...

É lamentável que isto esteja a acontecer... não existe razão para o adiamento.
A AEFAUP informou-me que no dia 5 tinham 25 inscrições e até dia 9 registaram mais 310 inscrições... Dado que o adiamento foi anunciado internamente no dia 5 de Maio, presumo que tenha sido esse o motivo.

:icon13:

é uma vergonha...uma pessoa gasta dinheiro na impressão das fotos.... no envio da fotos... e depois adiam as coisas sem motivo....so mesmo por ca se faz disto.... acho k todos os participantes deviam reclamar...eu vou reclamar

que estupidez... mais uma vez participo num concurso que no final de contas deixa de ser credível pelo simples facto dos organizadores não respeitarem os prazos que eles próprios estabeleceram! É o que se reflecte também nas nossas escolas onde cada entrega que fazemos somos sempre surpreendidos por um professor que subitamente alarga o prazo para favorecer alguns alunos que não conseguiram entregar tudo... é muito triste... Eu também trabalho e também estou ocupado e fui lá à faup entregar as fotografias quando deveria estar a trabalhar... Quem não pôde não pôde. Temos pena! Agora mudar datas só porque participaram 300 e tal (que já é muito bom) e porque querem dar a oportunidade de participarem mais... enfim... Apetece-me ir lá buscar o meu envelope com as fotos, já que nem sequer as devolvem...

tambem não me agrada muito a ideia de a data ser alterada o que mais me preocupa é saber as novas datas pois não tenho possibilidade de me derigir a FAUP, tendo como unico meio a internet para me informar sobre o concurso. -será que alguem pode me informar sobre as novas datas? visto que concorri e não tou a par das mesmas

De acordo com a organização poderão cancelar, reaver ou alterar as vossas fotografias. As datas só foram divulgadas em cartazes, já que a pessoa responsável pelo site ficou doente.

Em resposta ao seu email, tenho a dizer que a data limite da entrega dos
trabalhos foi alterada pois apesar de afirmar que a divulgação do concurso foi
bastante eficiente, a organização do concurso deparou-se com diversos
contratempos, nomeadamente a nível do design, empresa gráfica e a distribuição
de informação, o que provocou uma divulgação tardia em muitos pontos do país.

Em relação ao cancelamento, alteração ou actualização da proposta é um ponto
que não está previsto no regulamento mas que será aceite. Contudo, se enviar
uma nova proposta a sua primeira proposta será cancelada.
Deverá enviar por escrito um pequeno pedido de alteração de proposta junto das
fotografias.
Caso tenha escrito o seu nome no exterior do envelope grande da sua primeira
proposta torna a situação mais fácil, mas caso a sua participação seja
totalmente oculta pedia que utilizasse o mesmo código para melhor localização
da sua primeira proposta. Isto pois o júri terá acesso apenas ás fotografias e
só depois de uma escolha dos melhores trabalhos é que serão abertos os
envelopes com as informações dos concorrentes.
Que fique claro que este ponto não está no regulamento, e que nós não somos
obrigados a acrescentar no regulamento qualquer ponto, antes pelo contrario, a
partir do momento que o regulamento está feito e é lançado, não deve sofrer
qualquer tipo de alterações e como deve ser do seu conhecimento no ponto 7.4
"Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do júri
do concurso".

A informação que lhe foi data será igualmente fornecida aos participantes que
mostrarem interesse em alterar a sua proposta.

E aqui fica a afirmação que me pareceu a justificação de toda esta situação desagradável:

Só para que não seja iludido posteriormente com os números que serão
anúnciados, até ao dia 9 recebemos 335 participações, e quando a informação
que o concurso tinha sido adiado foi afixado no dia 5, tinhamos recebido até a
data apenas 25 participações.

:)

PS: De acordo com o site, a data limite é dia 09 de Maio. Deverás contactar a AEFAUP para esclareceres qualquer dúvida.

Actualização no site e informação da organização:

Devido a problemas de força maior, perante a alteração da data limite do concurso, não foi possível a actualização da informação nesta plataforma online mais cedo, pelo qual pedimos as nossas mais sinceras desculpas.

A data limite foi alterada por decisão da organização pois até á data (2 de Maio) o baixo número de participações ponham em risco as alíneas 1.2 e 5.3 do regulamento do Concurso.

1.2 Será feita uma selecção dos melhores trabalhos para a realização de uma exposição no Museu da

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Centro Português de Fotografia.

5.3 O júri reserva o direito de não atribuir prémios se a falta de qualidade dos trabalhos o justificar.

Contudo, foi com surpresa que apenas no dia 9 de Maio o concurso se revelou com a participação até á data de um elevado número de concorrentes. Por esta altura, apesar de deficiente, a informação da alteração da data já tinha sido divulgada em alguns meios e por essa razão a organização deliberou manter a alteração.

Devido a esta alteração a data para anunciação do júri dos trabalhos premiados foi também alterada. Os vencedores serão anunciados nesta plataforma no dia 26 de Maio e todos os concorrentes receberão um email com a informação actualizada.

Devido ainda a uma disparidade de informações, avisa-se que a conferência do Arq. Eduardo Souto de Moura, a entrega de prémios e a inauguração da exposição dos trabalhos premiados serão no dia 2 de Junho pelas 18.30 na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

As nossas mais sinceras desculpas e desejo de compreensão,
Tiago Casanova

Fiquei sem palavras para qualificar tanta inexperiência...

(Espera-se agora que a organização cumpra os prazos estabelecidos e o júri avalie em 2 dias cerca de 1500 fotografias)

Deixo aqui um facto bastante curioso que decidi comunicar à organização:

Espero sinceramente que tudo o que foi anunciado seja cumprido e que dia 26 de Maio os resultados sejam divulgados. Isso pressupõe que o júri avalie mais de 1500 trabalhos no dia 24 e 25 (Sábado e Domingo) para que sejam divulgados no dia 26.
Desta forma, qualquer pessoa que envie a sua proposta por correio com carimbo de dia 23 não terá qualquer hipótese já que a sua proposta só chegará à AEFAUP no dia em que divulgam os resultados.

E esta, heim?
:)

João mas há lá uma coisa.... Eles referem duas vezes que o prazo de dia 23 de maio é só para entregas em mão!!! e esta hein? Só para quem é do porto ou da faup é que tem facilidade de entregar em mão na associação de estudantes...

Então e o ponto 4.1 do regulamento que refere 'correspondencia validada pela data inscrita no carimbo dos CTT'?

Mais um desvio ao regulamento...
x(

Aguardaremos um novo comunicado por parte da organização a informar que derivado ao grande número de participações não será possível anunciar dia 26. Eu diria que é humanamente impossível avaliar mais de 1500 trabalhos num fim-de-semana. Cada um dos elementos do júri teria que visualizar 3 fotos por cada 2 minutos durante 20 horas para que todos os trabalhos fossem visualizados a tempo. Isto excluindo discussão de trabalhos, debate, intervalos, etc... :)

Pois é, pessoal....Além dos emails que são enviados ás reclamações serem personalizados ao nível do "copy-paste"...desvios no regulamento é coisa que não falta...Proponho uma MANIF no dia 20 de Maio pelas 15horas...:icon_pistoles:

Há uma forma de as fotografias serem avaliadas nesses 2 dias... mas sinceramente espero que, para bem da pouca credebilidade que este concurso para já transmite, estes prazos sejam igualmente revistos...

sergio é tão simples quanto isto: a data estava marcada se não entreguei o concurso azar o meu! as oportunidades são iguais para todos... Também trabalho e fui de propósito à faup entregar... Não me venham com desculpas se toda a gente teve as mesmas oportunidades

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.