Jump to content
Arquitectura.pt

adrianoReis

Betão aparente e o revestimento térmico

Recommended Posts

olá sou estudante de arquitectura e encontro-me neste momento a finalizar o curso. no meu projecto de final de curso estou a realizar um edifício prisional que por questões de segurança e durabilidade/resistência do materiais construcção e acabamento, está previsto ser todo ele construido em betão. a minha duvida prende-se com a forma de construir uma parede dupla exterior com isolamento térmico no meio sem que a cofragem da parede exterior seja perdida... se alguem souber responder seria uma ajuda enorme abreijos

Adriano... construindo uma parede dupla em BA com isolamento térmico no meio... nunca a cofragem será perdida... É construir como a vulgar parede em BA: Cofragem interior; Armadura pano interior (prever distânciadores para garantir recobrimento das armaduras); XPS ou outro...; Armadura pano exterior (prever distânciadores para garantir recobrimento das armaduras); Cofragem exterior; - O sistema de cofragem será o habitual em muros/ paredes em BA. - Betonar a parede de acordo com as prescrições habituais. - Descofrar. - Preencher com material apropriado os "buracos" dos distânciadores da cofragem ( complemento de PU + "tampas" em BA). Resumidamente, penso que será isto... para uma fachada de envolvente exterior em Betão aparente em ambas as faces.

Um metodo muito interessante para a construção de uma parede de betão com isolamento e caixa de ar, pode ser a de fazer tipo sandwich... com a cofragem pelo exterior+armadura+placa de esferovite+isolamento térmico (ex: wallmate)+armadura+cofragem depois de encher os espaços da armadura com betão pode-se remover o esferovite usando um solvente, ficando a caixa de ar. É de alguma complexidade mas possível, no entanto alerto para alguns pormenores a ter em atenção como a remoção dos resíduos resultantes do esferovite.

Discordo, a caixa de ar tem como função criar uma rotura térmica, reduzindo-se assim amplitude térmica, para depois se isolar, só assim se pode garantir uma constante térmica. No entanto pode-se não utilizar a caixa de ar com consequência para a espessura do isolamento, não sendo a melhor solução mas aceitável.

muito obrigado aos dois... em relação à existência de caixa de ar eu conheço um método que foi utilizado pelo arquitecto serôdio numa casa unifamiliar que consistia na remoção da cofragem interior apos o betão ganhar presa deixando uma caixa de ar que depois seria preenchida com isolamento térmico. no entanto hoje tive a oportunidade de ver alguns pormenores que descrevem a solução apresentada pelo pedro, ou seja, sem caixa de ar e cheguei ao ponto de ver propostas que apresentavam um betão com um aditivo que o tornavam num isolante térmico (não sei os custos que isso acarreta mas imagino que devem ser enormes) ... já agora quando o pedro fala de XPS refere-se ao isolamento térmico? tem alguma característica específica para este tipo de execução? abraço

adriano, Essa do aditivo que transforma o betão num isolante térmico ... custa a acreditar, mas... Agora eu gostaria de perceber poque é que queres fazer uma caixa de ar, ainda por cima dentro duma parede de betão aparente, quando dava menos trabalho deixar o EPS (esferovite) no interior, não mencionando o facto de assim esta ficar mais isolante? Vai por aquilo que te diz o Pedro, qu'o homem sabe disto que se farta... :) Por outro lado a solução do Rui também não é exequível. O Wallmate mais não é que poliestireno, a mesma matéria do chamado esferovite. A única diferença é que o primeiro é obtido por extrusão e o outro não. Assim quando deitasses o solvente para dar cabo do esferovite arriscar-te-ias a dar cabo do Walmate também. Outro elemento a considerar é que uma parede dupla só é eficaz se tiver ventilação; de contrário é bastante pernicioso e a maioria das caixas de ar construídas, porque não as contemplam, ou não servem para nada ou só servem para criar bolores nas paredes. Basta pensar que o ar dentro da caixa de ar tem um certo conteúdo de humidade. Ao se verificar um abaixamento de temperatura essa humidade condensa-se e, por não ter por onde saír, tenderá a ir para o local mais seco, precisamente a face interior da parede.

http://www.armopanel.com/

vitor tens aki o site desse betão que falo...muito provavelmente não vou usar isso.

mas a razão de fazer betão por fora betão por dentro prende-se com um motivo conceptual do próprio edifício, por um lado (neste caso o betão aparente por fora. e um motivo funcional por outro (o betão por dentro), que se prende com o facto de se tratar de um edifício prisional e ser necessário que o material interior seja resistênte e de difícil vandalização...

digam-me so como é que eu coloco o wallmate?

O betão é um dos materiais mais bonitos do se for usado bem. Parece-me que o queres usar bem e por isso parabéns! Se isso fosse um projecto real dizia-te que deverias por um anti-grafitti pelo interior das paredes. Está-se a ver que o prisioneiro comum se afeiçoa à sua cela... pintando-a à sua maneira, qual decoradora da quinta da marinha ou lapa. Diria que dessas decorações nem toda a gente gosta e por isso, quando a cela mudasse de dono, o novo prisioneiro gostaria de a "configurar" a seu gosto. Isto do gosto é tramado. Para isso a cela teria de ser posta como nova qual carro usado... Nenhum vestígio do ocupante anterior. O director tinha então duas opções: 1 pintava; 2 rebocava. Na minha opinião qualquer uma das duas desvirtuava o projecto. Se o teu professor for desses chatos que se lembram destas cenas da treta... como eu... põem o anti-grafitti. Tens ainda um problema maior se o artista residente tiver mais queda para os baixos relevos. Mas isso...

obrigado... vou pensar nisso, ate porque já tinha lido qq coisa sobre isso num livro sobre desenho e arquitectura prisional que aconselha que a própria cela seja um objecto onde o recluso possa exprimir a sua criatividade :)

vou optar por fazer isso explica-me so uma coisa pedro...é possivel que o pano de dentro seja construido com um betão diferente do pano de fora? e se poderes explica-me como se monta a armadura com o XPS desta dupla parede de betão...posso pensar que o XPS é colocado entre as duas armaduras e ta feito, mas como é que resolvo o problema dos distanciadores? eles vão furar o XPS e é por isso que eu ainda não percebi como montar o XPS com a armadura

Deparei-me com o mesmo problema que tu na realização de um projecto académico, por isso recorri ao meu prof de construções. Eis a solução que ele me ajudou a descobrir: fazes duas paredes de betão, começando pela primeira. Fazes o primeiro pano, retiras a cofragem, colocas isolamento térmico, (a espessura do isolamento depende da orientação da parede, norte, sul, este ou oeste), este isolamento térmico, será a cofragem da teu próximo pano de parede. Terás obviamente a cofragem exterior. Não deves deixar caixa de ar devido a problemas estruturais, pois as paredes juntas funcionam melhor á compressão. O betão deverá ainda levar um aditivo hidrófugo, de maneira a melhorar o isolamento desta parede. Lembro-te ainda que cada caso é um caso, e não existem receitas ou soluções feitas. Deverás procurar a tua solução de acordo com as tuas necessidades. Toma especial atenção ás condições de humidade, ventos dominantes, e exposição solar. Espero ter ajudado.

...podem sempre optar por placas de aglomerado negro de cortiça expandido (ICB), é Nacional e utiliza matérias primas renováveis NOTA: Artvive, não é por ser ser extrudido ou não que o material é mais ou menos ecológico...

... bom, o problema com o poliestireno extrudido e que usa 'CFC' ou 'HCFC' na sua producao... com o tempo o material liberta moleculas de 'chlorine' que destroi a camada de ozono... desculpem mas nao sei os termos em portugues... e claro que nao tem a ver so com a extrusao mas o poliestireno nao e recomendado ou listado como um material 'verde'...

Deparei-me com o mesmo problema que tu na realização de um projecto académico, por isso recorri ao meu prof de construções. Eis a solução que ele me ajudou a descobrir: fazes duas paredes de betão, começando pela primeira. Fazes o primeiro pano, retiras a cofragem, colocas isolamento térmico, (a espessura do isolamento depende da orientação da parede, norte, sul, este ou oeste), este isolamento térmico, será a cofragem da teu próximo pano de parede. Terás obviamente a cofragem exterior. Não deves deixar caixa de ar devido a problemas estruturais, pois as paredes juntas funcionam melhor á compressão. O betão deverá ainda levar um aditivo hidrófugo, de maneira a melhorar o isolamento desta parede.

Lembro-te ainda que cada caso é um caso, e não existem receitas ou soluções feitas. Deverás procurar a tua solução de acordo com as tuas necessidades. Toma especial atenção ás condições de humidade, ventos dominantes, e exposição solar.

Espero ter ajudado.

Opta por esta pk esferovite "perdido" no betão, dada a resistencia, só por sorte consegues uma espessura uniforme em ambas as paredes...:)

Para não falarmos dos custos de colocar outra parede de betão armado, e mão de obra. É preferível optar-se por isolar-se devidamente as faces do betão armado. Para além disso o betão armado já possui boas características térmicas.

olá, quanto á tua pergunta, talvez a melhor solução seja criar duas paredes de betão, colocando o isolamento térmico no meio das duas. Primeiro constroi-se uma, depois isolamento e depois a outra. espero ter ajudado

exacto...eu entretanto falei com o prof de construcção la da faculdade que me explicou exactamante como fazer isso. inclusive como segurar a parede exterior que parece ser o trabalho mais complicado. obrigado por tudo e ja agora não acham que o betão é sem duvida o material, entre todos os materias, mais digno, economico, belo e eficaz. eu acho...

não...a ideia é deixar lançados para o exterior alguns ferros da armadura do pano interior de betão. essa ferros tem de integrar e estar pensados de acordp o com a cofragem exterior Faz-se a betonagem do pano interior, retira-se a cofragem. isolamentos. e ao fazer a armadura da parede exterior integram-se esses ferros que foram lançados da parede interior. Assim a parede exterior fica como ancorada à parede interior...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.