Jump to content
Arquitectura.pt

adrianoReis

Betão aparente e o revestimento térmico

Recommended Posts

olá sou estudante de arquitectura e encontro-me neste momento a finalizar o curso. no meu projecto de final de curso estou a realizar um edifício prisional que por questões de segurança e durabilidade/resistência do materiais construcção e acabamento, está previsto ser todo ele construido em betão. a minha duvida prende-se com a forma de construir uma parede dupla exterior com isolamento térmico no meio sem que a cofragem da parede exterior seja perdida... se alguem souber responder seria uma ajuda enorme abreijos

Adriano... construindo uma parede dupla em BA com isolamento térmico no meio... nunca a cofragem será perdida... É construir como a vulgar parede em BA: Cofragem interior; Armadura pano interior (prever distânciadores para garantir recobrimento das armaduras); XPS ou outro...; Armadura pano exterior (prever distânciadores para garantir recobrimento das armaduras); Cofragem exterior; - O sistema de cofragem será o habitual em muros/ paredes em BA. - Betonar a parede de acordo com as prescrições habituais. - Descofrar. - Preencher com material apropriado os "buracos" dos distânciadores da cofragem ( complemento de PU + "tampas" em BA). Resumidamente, penso que será isto... para uma fachada de envolvente exterior em Betão aparente em ambas as faces.

Um metodo muito interessante para a construção de uma parede de betão com isolamento e caixa de ar, pode ser a de fazer tipo sandwich... com a cofragem pelo exterior+armadura+placa de esferovite+isolamento térmico (ex: wallmate)+armadura+cofragem depois de encher os espaços da armadura com betão pode-se remover o esferovite usando um solvente, ficando a caixa de ar. É de alguma complexidade mas possível, no entanto alerto para alguns pormenores a ter em atenção como a remoção dos resíduos resultantes do esferovite.