Jump to content
Arquitectura.pt


conforto termico - ajuda em trabalho de faculdade


Recommended Posts

ola sou estudante de design e tenho uma proposta de trabalho que consiste em criar um habitaculo modular. pensei entao criar um habitaculo com 10m quadrados, de x em x quilometros montanha acima para abrigar os caminhantes do frio nas altas montanhas de africa. tendo em vista o local de destino gostava que este fosse de materiais amigos do ambiente, mas tera que ter um bom isolamento termico. gostava de pedir opinioes de possiveis materiais para este habitaculo. -acham que o PVC e a fibra de celulose são uma boa escolha? -que materiais verdes escolheriam para as paredes? -haverá algum sistema de energia solar passiva ou activa que possa usar? -um painel solar de 10m quadrados da para aquecer o habitaculo? agradeço! abraços

Link to comment
Share on other sites

Porque não utilizas simplesmente o conceito de Parede Trombe? Podes utilizar material com massa térmica recolhido no local e só precisarás de um vidro com o tamanho adequado ao volume que pretendes aquecer. Se colocares possibilidade de sombreamento amovível desse vidro, tens um sistema de aquecimento natural, barato e eficaz. Além disso, se utilizares também o conceito de chaminé solar junto ao tal vidro (atrás do qual estará a parede trombe), ainda ficas com um sistema de ventilação / refrigeração baseado na mesma estrutura.
Espreita em www.construcaosustentavel.pt ou em www.tironenunes.pt

ZM

Link to comment
Share on other sites

eu tambem ja pensei nisso. mas não queria utilizar materiais dess tipo. queria algo mais facil de transportar e leve, como as paredes em PVC. eu tinha pensado numa claraboia no tecto que deixasse entrar a luz solar, e esse calor seria absorvido por pedrinhas no chão que depois dissipavam esse calor. o problema era no inverno quando nao houvesse sol.. sabem de alguma forma de resolver esse problema? obrigado

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.