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Ota | Aeroporto Internacional de Lisboa | Eduardo Souto Moura


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Meus amigos iniciei este tópicos a pensar que apresentando o projecto do Eduardo Souto Moura se poderiam ver, analisar e discutir pelo menos três aspectos: A imagem daquilo que será em termos de escala o futuro aeroporto internacional de Lisboa, os renders apresentados ajudam-nos a percebe-la melhor, pessoalmente achava que o aeroporto iria ser uma coisa maior ou então as pessoas da primeira imagem estão muito grandes. Como actua um dos grandes nomes da arquitectura portuguesa diante de um projecto desta envergadura (escala), e aproveitar este projecto para dar o mote e oportunidade de pensar no tópico o que poderá vir a ser o aeroporto de Lisboa, ou os aeroportos em geral, na sua arquitectura e nas relações que se estabelecem dentro destes edifícios, por exemplo qual a relação com os aviões, para Le corbusier o aeroporto devia ser o mais baixo possível para ampliar a presença dos aviões. AS imagens infelizmente não estou a conseguir mostrar no forum se alguem com mais experiencia as colocar agradecia. Um abraç:) e obrigado pela participação
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E vai ter uma Louis Vuitton! Já vou poder fazer as malas no proprio aeroporto:D.
De facto tive um problema em encontrar o endereço das imagens, além disso em informatica sou um autentico loser:( , ainda estava a ver como as poderia colocar, mas tava a ser complicado.:bash4:
Sobre o projecto pessoalmente acho interessante a utilização de certas tipologias espaciais gregas e romanas como já foi usado no estádio do braga; a disposição da parte mais pública do programa em volta do que parece ser um pátio com “espelho de água” facilitando a utilização do espaço exterior; todo o conjunto de pormenores “soutonianos” (como as tais luzes a rodear os pilares) e a própria linguagem do edifício.
Menos interessante é o aeroporto parecer uma reinterpretação do “metro do porto mas desta vez como aeroporto internacional” isto já referi anteriormente, nesta reinterpretação, marcada por um aumento da escala como tinha de acontecer surge uma versão de “metro do porto com apendicite” resultando num espaço sem a mesma clareza espacial do metro, muito devido aos vários apêndices (pilares), de resto tudo parece claro e apropriado gostei particularmente da galeria de embarque e desembarque, sobre tudo a vista do exterior, pondo-me a imaginar como será o acesso dos passageiros aos aviões, devido a grande diferença de cotas entre as portas de acesso destes e a galeria, pelas imagens parece que se tem de descer por uma estrutura com revestimento metálico que se repete ao longo da galeria e depois seguir por uma manga até ao avião. Uma coisa que tenho dificuldade em perceber é a escala do projecto, do exterior o terminal parece muito pequeno (comparem as pessoas com o “espelho de agua” e o terminal) já nos renders interiores o edifício parece enorme. Muito há para dizer sobre este projecto, a primeira vez que o vi não gostei muito, mas com o tempo uma pessoa repara que há ali mais do que se vê num primeiro relance e neste momento já o acho bastante interessante. :p

O pormenor da marca do cafe no balcao na primeira imagem... :nervos:

Desnecessario!!.. Nao?!! hum...

Se fosse a boundi a ficar com a conseção do bar o café pelo menos era bom e a coisa não ficava nada má. mais vale prever estas coisas com antecedencia a ter de gramar mais tarde com um quiosque todo as cores tipo Ola.:)
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"O teu real problema não é o frio nem o vento mas talvez o simbolo que apoias e o que te faz arrepiar é o povo de Braga está cada vez mais Braguista e não de outro clube como tu..." quanto a esta afirmação, não é o local indicado para te responder. Infelizmente mistura o desporto com a arquitectura... devias olhar para os edificios com olhos de arquitecto e não com olhos de adepto de futebol.. é apenas um conselho..

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Ttive boas aulas de teoria da arquitectura e historia da arquitectura onde muito aprendi, e nessas aulas a maior parte das criticas a projectos eram apoiadas em uma ou duas imagens, geralmente perspectivas. Acho que as imagens fornecidas dão espaço suficiente para comentar. E ficava triste em ver o topico morrer por aqui.
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Tenho participado em algumas discussões, neste fórum e fico um pouco preocupado com os erros de ortografia, que se vai lendo por aqui.! A nossa língua merece mais respeito, já basta o acordo ortográfico... Eu sei que este post não tem nada a ver com o tema, mas como a OTA, já foi à vida!!! Alguém já lançou um tema comparativo dos estádios do euro 2004?? ......gostava de ler o que se escreveu sobre isso!

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Tenho participado em algumas discussões, neste fórum e fico um pouco preocupado com os erros de ortografia, que se vai lendo por aqui.!
A nossa língua merece mais respeito, já basta o acordo ortográfico...

Apesar do portugues ser na pratica a minha segunda lingua só posso concordar contigo :) e tenho muita pena de não saber escrever e muito menos falar bem a língua do meu pai.

Eu sei que este post não tem nada a ver com o tema, mas como a OTA, já foi à vida!!!

Mas isso não quer dizer que o aeroporto não vai ser construido, basicamente o que houve foi uma transferencia do projecto da Ota para Alcochete, o aeroporto vai ser construido e vai custar dinheiro Mais do que ser a imagem de Portugal trata-se do espaço de representação do pais para o exterior, visto tratar-se do primeiro e ultimo espaço que muita gente vai usufruir em Portugal. Ao contrario do euro 2004 que já acabou a 4 anos o aeroporto vai dar muito que falar e se estivermos calados sobre ele pode ser que aconteça como a nova ponte sobre o Tejo, onde no dia a seguir a entrega do estudo do LNEC foi apresentado o projecto da ponte, sem concurso e discução publicas aparente e sem estudo de impacto ambiental.:disappointed:
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"Tenho participado em algumas discussões, neste fórum e fico um pouco preocupado com os erros de ortografia, que se vai lendo por aqui.! "

Costuma-se dizer : Quem tem telhados de vidro ...
não estamos propriamente num site de língua portuguesa mas fica aqui a correcção para reflectires:

"... Tenho participado em algumas discussões neste fórum, e fico preocupado com os erros de ortografia que se vão lendo por aqui."

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caro colega de fórum HELRIC, achei e acho necessário alertar para um problema que já vem de algum tempo, que é a falta de rigor no português falado e escrito. Se achas que é preciso ser "imaculado" para criticar os outros estamos no mau caminho. Eu acho que é necessário reflectir sobre isto.

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eu preocupo-me bem mais com pontapés noutro tipo de gramáticas, o discurso e linguagem arquitectónicos são universais meu caro... de bem falantes anda o mundo cheio !!! prática, prática, é tudo uma cambada de retóricos :icon_pistoles:

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Colegas arquitectos: Tenham juizo. Sejemos sensatos neste topico sobre a boa vontade do senhor na Terra em escrever um topico somente dedicado ao amor d'Ele pelo Aeroporto da Ota que foi chumbado. Mas este belo topico que estah a entrar na mah vida de conversa da treta e afins deve ser respeitado com ideias e opinioes relativas a este equipamento que eh sem duvida alguma e certamente deveria ser o Aeroporto Internacional de Lisboa. Portanto meus meninos, arquitectos, arquitectas, estudantes e entusiastas da arquitectura, componham-se e escrevam sobre este projecto e reflictam de como deveria ser este equipamento. Obrigado pela vossa atencao, Com os melhores cumprimentos, JVS

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Colegas arquitectos:

Tenham juizo. Sejemos sensatos neste topico sobre a boa vontade do senhor na Terra em escrever um topico somente dedicado ao amor d'Ele pelo Aeroporto da Ota que foi chumbado.

Mas este belo topico que estah a entrar na mah vida de conversa da treta e afins deve ser respeitado com ideias e opinioes relativas a este equipamento que eh sem duvida alguma e certamente deveria ser o Aeroporto Internacional de Lisboa.

Portanto meus meninos, arquitectos, arquitectas, estudantes e entusiastas da arquitectura, componham-se e escrevam sobre este projecto e reflictam de como deveria ser este equipamento.

Obrigado pela vossa atencao,

Com os melhores cumprimentos,

JVS

:lol2:

Boas!:) Caro JVS vejo com algumas duvidas que Deus tenha descido a terra para escrever sobre o aeroporto da Ota, até porque tenho as minhas dúvidas sobre a sua existencia.
O projecto para Alcochete é exactamente o mesmo da Ota, isto vê-se pelo projecto genérico do aeroporto no relatório do LNEC, por isso falar de um projecto que foi a concurso para a Ota é falar do que poderá ser o aeroporto de Alcochete, o local modifica-se mas, os requesitos e a forma de responder a esses requesitos não se modifica no seu essencial, o problema da Ota nem sequer foram os custos, mas a segurança que o terreno (muito montanhoso) dava para os aviões operarem no ar.
Quando lancei o tópico foi para falar sobre o aeroporto de Alcochete tendo como mote o projecto do aeroporto de ESM para a Ota e isto disse-o logo no inicio do tópico, o meu interesse é Alcochete.
Sobre a “certa importância” atribuída ao projecto do aeroporto seja na Ota ou em Alcochete basta dizer que se juntasses todas as fortunas superiores a 50 milhões de euros existentes no país muito provavelmente não tinhas dinheiro para pagar o aeroporto e este não se construía, já agora os detentores destas fortunas vão ser os únicos a ganhar dinheiro com o aeroporto pelas parcerias público privadas. Este é o maior projecto em que o país se envolveu até a data e muito possivelmente vai ser o maior por muito tempo.
Por mim podem falar do que quiserem, futebol, senhoras donas prostitutas:D... Só tenho pena dos arquitectos e estudantes não saberem ou não quererem pensar um tema tão rico,
Esta tendência de olhar para o lado já deu muitos problemas em grandes projectos com a Expo como maior exemplo, onde muito á portuguesa e ao “economês” a praça central se transformou num shopping ladeado por duas torres e onde no lugar do pólo universitário se constroem prédios de habitação e uma bomba de gasolina, ontem em conversa com colegas e um professor fiquei parvo ao ouvir dizer que a expo está hoje como tinha sido projectada parecia que estava em autentico 1984 onde não existe memoria, mas parece que para algumas pessoas desde que se construa bonito fica tudo bem não é?
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