lllARKlll Posted February 8, 2007 Report Share Posted February 8, 2007 A Souto Moura Arquitectos integra um dos consórcios que apresentaram propostas para o concurso limitado por prévia qualificação para a prestação de serviços de desenvolvimento de arquitectura e engenharia com base no Plano Director de Referência do Novo Aeroporto de Lisboa.Fonte: Ordem dos Arquitectos Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted February 8, 2007 Report Share Posted February 8, 2007 Conseguiu. Só podem concorrer ateliers que já tenham participado em projectos de aeroportos... o Souto de Moura nunca fez uma aeroporto... resta saber como é que é composto o consórcio? Quais são as conexões internacionais que ele tem... é uma ponta para a internacionalização do arquitecto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 9, 2007 Report Share Posted February 9, 2007 Não será uma cunha... :) Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Barbosa Posted February 9, 2007 Report Share Posted February 9, 2007 Acho uma tremenda estupidez quando nos concursos surge essa história do ter feito um projecto anteriormente com a mesma temática ou programa... Bolas, se somos licenciados e nunca fizemos um aeroporto simplesmente vamos investigar,vamos ver aeroportos, vamos ver bons exemplos de outros arquitectos e pronto...Nada de transcendente. Por esse modo de ideias,se um arquitecto nunca fez um aeroporto, nunca o vai fazer com estas condicionantes ridiculas a meu ver. Link to comment Share on other sites More sharing options...
TiCo Posted February 9, 2007 Report Share Posted February 9, 2007 Estamos em PT, devíamos dar era valor ao que cá temos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Márcio Ferreira Posted February 9, 2007 Report Share Posted February 9, 2007 grande concurso... sinceramente o estado devia ser o primeiro a dar o exemplo de democracia, em vez de tar a dar sempre as obras aos mais conhecidos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted February 9, 2007 Report Share Posted February 9, 2007 É uma questão de limitar e de julgar projectos. Imaginem analisar 50 mil projectos vindos de todo o mundo... e além disso um projecto destes requer muita mas muita qualidade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 10, 2007 Report Share Posted February 10, 2007 É uma questão de limitar e de julgar projectos. Imaginem analisar 50 mil projectos vindos de todo o mundo... e além disso um projecto destes requer muita mas muita qualidade. Que tal primeiro aceitar so projectos de portugueses? Portugal não tem arquitectos... e bons? E sempre o mesmo... o que é "nosso" nunca presta... No estrangeiro, os arquitectos portugueses fazem grandes projectos, mas para Portugal não prestam! Vergonha! Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo Posted February 10, 2007 Report Share Posted February 10, 2007 Também temos o aeroporto da madeira feito por um engenheiro e bem feito por sinal... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted February 10, 2007 Report Share Posted February 10, 2007 Também temos o aeroporto da madeira feito por um engenheiro e bem feito por sinal... Hoje em dia, este tipo de Projectos, especiais, complexos, gigantescos (em tamaho e em orçamento) são coordenados por equipes, ou empresas detidas por grandes grupos económicos... Existe um coordenador de Projecto, talvez nestes casos uma comissão de coordenação... o Trabalho não é, nem pertence a um indivíduo... é uma obra colectiva, complexa, em que participam várias equipes interdisciplinares, consultores externos e muita, muita subcontratação... O Aeroporto da Madeira, é uma grande obra de Engenharia, mas estamos a falar da solução para ampliação da pista. O resto, é corrente. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmccop Posted February 10, 2007 Report Share Posted February 10, 2007 Acho uma tremenda estupidez quando nos concursos surge essa história do ter feito um projecto anteriormente com a mesma temática ou programa... Bolas, se somos licenciados e nunca fizemos um aeroporto simplesmente vamos investigar,vamos ver aeroportos, vamos ver bons exemplos de outros arquitectos e pronto...Nada de transcendente. Por esse modo de ideias,se um arquitecto nunca fez um aeroporto, nunca o vai fazer com estas condicionantes ridiculas a meu ver. Permita que o subscreva na sua consideração, não sei se de algo que nos é tipico, se sintomático. Ainda não há muito tempo, constei a não adjudicação a uma empresa de construção civil, uma obra de construção civil (betão e tijolo), pelo simples facto de essa empresa nunca ter construído, no caso, um centro de saúde, isto apesar de ter larga experiência em construção de edifícios, inclusive de maior e mais complexo porte do que daquele que estava em causa. Bem vistas as coisas, havendo como se sabe um período em que as coisas, empresa e pessoas vivem, um dia destes acabamos por não ter empresas qualificadas para construír o quer que seja, nem arquitectos aptos para projectar aeroportos. Fica só esta nota, abraços cordiais. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo Posted February 11, 2007 Report Share Posted February 11, 2007 O Aeroporto da Madeira, é uma grande obra de Engenharia, mas estamos a falar da solução para ampliação da pista. O resto, é corrente. Lamento informar mas da estrutura do aeroporto a unica coisa que se manteve inalterada foi a torre de controlo...logo não foi apenas o aumento do tabuleiro da pista e entrada do mesmo no mar...houve uma ampliação do check in, tapetes de bagagem loung room, cafetarias, etc...se me disserem que foi uma recuperação e modernização tudo bem...agora assumir como obra de engenheiria deixa um pouco a desejar... Claramente uma obra da escala e complexidade de um aeroporto tem de ser feito por equipas e não apenas uma, multidisciplinar, coordenadas ai sim por uma pessoa...dai compreender que para a OTA pretendam equipas com experiência comprovada e não que se faça da OTA, um projecto de experiência pessoal e aprendizagem....pelo menos quando se fala num aeroporto de uma capital.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 aeroporto de uma capital.... A 30 minutos da mesma de comboio? Já estou a ver... os turistas apanharem outro avião para a Portela. :clap: Jogada de mestre, para se ganhar mais dinheiro. Mas concordo, já que vai ser o maior aeroporto do país, mesmo que seja na Ota, que seja um bom aeroporto. Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Cardoso Dias Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 A 30 minutos da mesma de comboio? Já estou a ver... os turistas apanharem outro avião para a Portela. :clap: Jogada de mestre, para se ganhar mais dinheiro. JAG tu costumas viajar? É que esse comentário é mesmo de quem não está habituado a utilizar aeroportos europeus. Achas mesmo que o aeroporto de Frankfurt é no meio da cidade como o da Portela? Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 É que esse comentário é mesmo de quem não está habituado a utilizar aeroportos europeus. Achas mesmo que o aeroporto de Frankfurt é no meio da cidade como o da Portela? Sim eu sei isso! Mas talvez as cidades como Frankfurt, não tem "tanto" espaço livre a volta como Lisboa tem. Acho que se podia muito bem fazer um areoporto de Lisboa mais perto. Como em Alcochete... Alverca... Loures... etc... A minha opnião... nada de mais... Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Cardoso Dias Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 sim porque 35 Km é uma imensidão de distância... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 sim porque 35 Km é uma imensidão de distância... lol So acho que o aeroporto de Lisboa, podeia ser mais perto! Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Um dado que importa acrescentar à discussão, já que se falou do aeroporto de Frankfurt, é que ele está afastado da cidade, mas não naquilo que se poderia considerar periferia... A cidade desenvolve-se essencialmente para norte do rio e o aeroporto fica na margem sul, a alguns quilometros do centro (à beira rio), é certo, mas com uma boa mancha de verde a separá-los... o que dá que pensar... Do alto da "Main Tower" é possível ver o aeroporto a repousar no manto verde... Ficam aqui algumas imagens para elucidar: Ao fundo vê-se os altos edifícios do "skyline" da cidade... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 La esta! Por isso é que eu disse... acho que em Alcochete era um local melhor para isso! O aeroporto deveria estar mais perto! Por exemplo: Mapa Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Cardoso Dias Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Epa... mas sem teres montes de população à volta é complicado. Das hipoteses que dás só alcochete. e para ser em Alcochete obrigarias logo aà partida a uma data de despesas extra para ligação a Lisboa... Afinal tens que passar o rio para o outro lado, e a Ponte Vasco da Gama não tem comboios... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo Cardoso Dias Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Um dado que importa acrescentar à discussão, já que se falou do aeroporto de Frankfurt, é que ele está afastado da cidade, mas não naquilo que se poderia considerar periferia... A cidade desenvolve-se essencialmente para norte do rio e o aeroporto fica na margem sul, a alguns quilometros do centro (à beira rio), é certo, mas com uma boa mancha de verde a separá-los... o que dá que pensar... Do alto da "Main Tower" é possível ver o aeroporto a repousar no manto verde... Ao fundo vê-se os altos edifícios do "skyline" da cidade... Dreamer mas isso é normal, tal como é normal que daqui a 30 anos se veja o skyline da cidade de Lisboa a partir do Aeroporto da Ota, chama-se expansão urbana. Há uma data de serviços que se vão desenvolver para ao pé do Aeroporto. A mesma coisa vai acontecer cá na Ota... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Por mera especulação a lei que proibe ruido de aeronaves depois das 00:00 pode ter algum papel na escolha...ou a simples segurança no caso de uma falha grave de um motor...eu sinto na pele o problema da distancia, vivo na madeira e estudo em coimbra, gasto 1h e 20 minutos da madeira a lisboa e 2h e 30 minutos de lisboa a coimbra...para nao falar que tenho e ir do aeroporto pa estação ou rodoviaria... Mas nao encaro mal uma ligação de 30 minutos desde que directa e a preço relativamente razoavel... Uma coisa é certa acho a OTA muito cara, mas as pistas do actual são um caos...buracos é favor, das ultimas viagens andamos mais aos solavancos na pista do que na viagem.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 So acho que 52.56Km entre Lisboa e a Ota é bastante. Na europa é "raro" (entre aspas) haver voos depois das meia-noite, e se notarem o horario de todos os voos, levam em conta os fusos horarios para não se chegar depois da meia-noite. Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Dreamer mas isso é normal, tal como é normal que daqui a 30 anos se veja o skyline da cidade de Lisboa a partir do Aeroporto da Ota, chama-se expansão urbana. Há uma data de serviços que se vão desenvolver para ao pé do Aeroporto. A mesma coisa vai acontecer cá na Ota... Não sei há quantos anos está em funcionamento o aeroporto de Frankfurt, e tudo o que posso dizer pode pecar pelo pouco tempo que lá estive, mas a percepção com que fiquei é que a cidade desenvolveu-se sobretudo para norte, este e oeste em relação ao rio. Existe construção na margem sul, é certo, mas a densidade parece substanciamente inferior a qualquer outra zona da cidade, e é até nessa margem sul que se concentra uma boa parte dos museus da cidade, em edifícios que dificilmente passam os 4/5 pisos... Razões para a cidade ter evoluido assim, não sei, até porque a margem sul tem muitos mais atrativos do que a mera e actual localização do aeroporto, nomeadamente o centro financeiro e histórico à distância de uma pequena ponte, mas o que é certo é que toda a região sul é marcada por um enorme pulmão verde, por entre o qual se vêm vias +/- rápidas... Talvez a facilidade e rapidez de acesso ao aeroporto a partir de qualquer local seja uma razão forte para se conseguir preservar este espaço... talvez não... PS: Quando falo de pulmão verde, é realmente uma floresta, que mesmo que seja "diminuida" por um qualquer "serviço", em pouco sofrerá... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JAG Posted February 12, 2007 Report Share Posted February 12, 2007 Podemos notar que o aeroporto na Portela, quando foi construido não havia habitações ao seu redor. A politica de urbanização aplicada no local é que não foi a mais correcta. Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
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