Jump to content
Arquitectura.pt

ananeto

sombra em planta

Recommended Posts

olá! será que alguém me sabe explicar como desenho sombra em planta? virado a norte... 1/3 da altura? e no caso de sombra sobre edifícios adjacentes? obrigado desde já!:)

epa geometria básica, metes uma linha a 45º com a mesma medida da altura do ponto pretendido e ai tens a sombra do ponto, visto que uma planta inclui uma infinidade de pontos nada mais simples que pensar um pouco e ver onde é preciso ver a sombra e como conjugá-la com todas as sombras. uma boa forma de perceber isso é analisar plantas com sombras que existem muitas por ai:)

Alo ananeto, podes antes dizer m que programa usas para os seus projectos??...abraco

olá!
será que alguém me sabe explicar como desenho sombra em planta?
virado a norte... 1/3 da altura? e no caso de sombra sobre edifícios adjacentes?

obrigado desde já!:)

Guest DEF

Ui... também aprendi, mas com tanta seca "desaprendi" :)

Ainda bem que uso o Revit e consigo fazer estudos solares de uma determinada hora e dia, de um determinado dia inteiro do ano e de um determinado período de tempo (de um ano, por exemplo). Claro, se atentos, percebemos que são 3 estudos completamente diferentes :s

Já agora uma dica, nas plantas a diferenças de ter ou não sombra são muito grandes, não te esqueças de usar uma trama, que se veja a informção que está por baixo...e usa a mesma forma de informação nos alçados, é exactamente da mesma forma...

antes de usar programas é geometria simplesmente que qualquer estudante de arquitectura precisou de aprender para entrar na faculdade.

Nem sempre é necessário geometria descritiva para entrar para arquitectura. Há outras disciplinas opcionais.

De facto, o sketchup é sem dúvida o programa ideal. Sem perder muito tempo, consegue-se um resultado satisfatório ...

Luis Lopes, não é eu sei (estupidamente não é, mas isso são outras questões). Mas enquanto arquitecto a geometria descritiva está presente em cada risco que fazes. E qualquer desenho rigoroso que façamos, enquanto projecção ortogonal representativa de um objecto tridimensional, terá de ser calculado e desenhado segundo as mais variadas noções de geometria descritiva. Quem não dominar minimamente a geometria descritiva, dificilmente conseguirá fazer algo melhor do que brincar com volumes em sketchup.

Luis Lopes, não é eu sei (estupidamente não é, mas isso são outras questões). Mas enquanto arquitecto a geometria descritiva está presente em cada risco que fazes. E qualquer desenho rigoroso que façamos, enquanto projecção ortogonal representativa de um objecto tridimensional, terá de ser calculado e desenhado segundo as mais variadas noções de geometria descritiva. Quem não dominar minimamente a geometria descritiva, dificilmente conseguirá fazer algo melhor do que brincar com volumes em sketchup.

Asimplemind interpretas-te mal o meu comentário, ou fui eu que não ajudei à compreensão do mesmo. Eu não disse que não deveria ser obrigatória geometria descritiva para entrar para faculdade de arquitectura. Apenas chamei à atenção o que acontece em alguns casos. Até porque acho que as provas que são feitas são mera brincadeira. Deveriam ser mais exigentes (…)

O (grave) problema é que conheço arquitectos (se é assim que se possam chamar) que não percebem nada de geometria (…)

OLÁ!
olha de facto deves experimentar a fazer "à mão para perceberes" também foi assim que comecei.... já 18 anos :).......mas hoje com as novas tecnologias....fica tudo muito melhor e perfeito! experimenta no ARCHICAD...belo programa para trabalhar 3D! Boa Sorte! B.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.