Jump to content
Arquitectura.pt


Archicad


nunomiguelneto

Recommended Posts

Com o Revit dá para fazer isso, provavelmente os processos serão diferentes, mas no Revit, se se fizer um volume (mass) com um dos lados com a inclinação desejada, é possível através do comando "wall by face", fazer-se isso. O controlo da parede é bastante mais limitado do que a parede "comum", mas sempre é melhor do que nada... Provavelmente esta ajuda serve de pouco, mas pode ser que ajude alguém a pensar em algo no Archicad, já que deste não percebo nada.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Nao podes. Podes fazer atraves do comando Mesh Tool. O Archicad eh bom para fazer casinhas muito simples... muito quadradas...


Boa Noite

Peço imensa desculpa, mas vou descordar, no Archicad e possivel criar paredes inclinadas, e na realidade bastante facil, para tal basta ir a Paredes e Editar parede, posteriormento na escolher o Icon de Parede Inclinada e depois escolher o Grau de Inclinaçao.

Qualquer duvida Extra sobre Archicad e so Avisarem

Maiores cumprimentos
João Fernandes
Link to comment
Share on other sites

O Joao Fernandes já respondeu, mas acho que não é demais dizer que o Archicad tanto faz casinhas simples como complexas, tudo depende do grau de conhecimentos do utilizador. No caso do Nunomiguelneto, para além das pardes que podem ser inclinadas, duplamente inclinadas e complexas, há também a ferramenta de perfis complexos que permite fazer "quase tudo". Uma boa ajuda pode ser a do architruques: http://architruques.blogspot.com/2007/09/perfs-complexos.html
penso que resolve o problema dos "remates inclinados".

Link to comment
Share on other sites

Só na última versão - acrhicad 11(depois de copiarem comandos de revit) é q esse software passou a fazer paredes mais complexas (curvas e inclinadas) ... portanto é normal q kem tenha ainda as versões mais antigas não consiga fazer formas mais complexas

Link to comment
Share on other sites

Tudo não Tediarq ... ArchiCAD já teve o seu tempo e o seu reinado ... Recentemente sofreu profundas alterações para responder ao avanço progressivo do Revit (revolução silenciosa!), mas continua com um problema grave para resolver: a tecnologia de suporte ao software, a programação ...

Link to comment
Share on other sites

Só um esclarecimento: Não foi só na versão 11, mas sim na 10 que "esse software" passou a simplificar a vida aos arquitectos mais complexos... Já agora gostaria de saber qual é o grave problema da tecnologia de suporte ao software a que se refere o refs, uma vez que utilizo o Archicad e estou muito satisfeito. PS - A questão de quem copia quem (O Revit copiou o Archicad, não o Archicad copia o Revit, não...etc, etc) não tem interesse absolutamente nenhum... Espero que se copiem uns aos outros e que fiquem todos cada vez melhores!

Link to comment
Share on other sites

Só um esclarecimento: Não foi só na versão 11, mas sim na 10 que "esse software" passou a simplificar a vida aos arquitectos mais complexos... Já agora gostaria de saber qual é o grave problema da tecnologia de suporte ao software a que se refere o refs, uma vez que utilizo o Archicad e estou muito satisfeito.
PS - A questão de quem copia quem (O Revit copiou o Archicad, não o Archicad copia o Revit, não...etc, etc) não tem interesse absolutamente nenhum... Espero que se copiem uns aos outros e que fiquem todos cada vez melhores!


concordo plenamente, qualquer um deles e ate o Autocad sao excelentes programas, agr a que treinar em todos eles, antigamente todos usavam o ''paint'' era o melhor para fazer fotos hj tds usao o photoshop, quanto ao problema de tecnologia eu gostava tambem de saber qual e o problema, so se for a fazer renders em qualidade maxima que nem todas as graficas aguentam mas tirando isso o archicad da para fazer tudo, em relaçao a versao nove, eu amanha confirmo a questao da parede, vou ter de ir ao escritorio para abrir o 9 mas dps postarei aqui qualquer coisa, mas segundo o que me lembro existe uma maneira de faxer paredes inclinadas em Archicad 9
Link to comment
Share on other sites

perfeitamente de acordo ... era uma provocação sem mal nenhum. De qualquer forma, estava a referir à nova roupagem do ArchiCAD a partir da versão 10 ... o layout está cada vez mais igual ao do Revit q sempre foi assim ... Vamos ao q interessa. ArchiCAD é um programa dependente da sua biblioteca. Se não tiverem uma boa biblioteca, os utilizadores têm de construir os objectos, certo? Para os parametrizar, no ArchiCAD é necessário recorrer à linguagem de programação GDL, feito através de Scripts ... somos projectistas, não somos programadores, certo? No Revit é diferente. Em última instância, não precisamos de ter uma boa biblioteca de objectos paramétricos, porque a sua construção é no próprio ambiente revit, através de objectos 2D ou 3D ... é um programa que está pensado para ser assim, enquanto a tecnologia ArchiCAD remete para programação GDL ... quantos utilizadores do AC percebem dessa libguagem? Exemplificando com o AutoCAD ... não passa pela cabeça de ninguém recorrer a Scripts para construir um bloco de autoCAD, certo? Recorremos ao Lisp e ao VB para criar rotinas e procedimentos para melhorar o programa, não para construir objectos indispensáveis ao seu funcionamento. Fui claro?

Link to comment
Share on other sites

Caro Refs obrigado Não conheço o Revit, por isso não posso fazer comparações. Mas as limitações de que falas relativamente ao Archicad eu não as sinto assim. Não sei programar GDL mas construo constantemente objectos no ambiente Archicad. Não são paramétricos mas resolvem-me os problemas que surgem... portanto, talvez essa limitação que apontas seja mais teórica que prática.

Link to comment
Share on other sites

Caro Refs obrigado
Não conheço o Revit, por isso não posso fazer comparações. Mas as limitações de que falas relativamente ao Archicad eu não as sinto assim. Não sei programar GDL mas construo constantemente objectos no ambiente Archicad. Não são paramétricos mas resolvem-me os problemas que surgem... portanto, talvez essa limitação que apontas seja mais teórica que prática.


Nops Imorgado, não é só teórica ... é bem prática! sentes isso na dimensão dos ficheiros :*

Eu bem sei q a maioria dos users do ArchiCAD constroem os seus objectos não paramétricos dessas forma. BIM remete para a parametrização, caso contrário seria CAD. Por isso que alguns críticos dizem q ArchiCAD não é totalmente BIM, ou melhor, q não é totalmente paramétrico ...

Imagina num projecto de alguma dimensão (hotel ou blocos de apartamentos) com vãos do mesmo tipo (mesma geometria) mas com pequenas variações dimensionais ... No ArchiCAD, se o objecto não existir na biblioteca, é preciso construir novos objectos para todas as variações possíveis (uma a uma) ... certo? Construção de mais objectos significa mais memória. No Revit, é duplicar o tipo e alterar o parametro dimensional ... logo, menor recurso a memória extra, certo?

Por isso é q não raras as vezes, users do ArchiCAD, principalmente em grandes projectos (mas não só) sentem-se quase q obrigados a exportar para CAD para continuar a trabalhar ... ;)
Link to comment
Share on other sites

Este topico esta a ser interessante, :*, como prometi hj no escritorio estive a testar as paredes e as maneiras de criar paredes inclinadas, na verdade pura nao da para fazer paredes inclinas mas utilizando a ferramenta coberturas e possivel fazer paredes inclinadas com o objectivo de render mas cuidado as coberturas nao vao aparecer na planta se o objectivo e plottar, mas para isso aconcelho o AutoCad... Quanto aos renders e verdade que a maioria e feita pelos CPU mas quanto melhor for a grafica melhor ficam os renders porque se nao fosse assim nao vinham nas recomendaçoes minimas do programa.. mas isso não e o importante aqui. Quanto a licença a verdade e que podes sacar da pagina da graphisoft a versão 11 para teste. Quanto ao revit nunca o utilizei dai nao sei se o layout e igual ou parecido. agora volto a insistir o importante e que eles fiquem todos melhor, pois são a nossa ferramenta de trabalho como Arquitectos.

Link to comment
Share on other sites

Quando digo que é só teoria é isso mesmo: não sinto essa limitação. Refiro-me sempre à minha experiência e às minhas necessidades e são essas que importam na avaliação de uma ferramenta que é a base do meu trabalho: Exerço arquitectura em Portugal, realizo projectos de pequena e média dimensão, procuro rigor e qualidade desde a concepção até ao projecto de execução. Quanto aos objectos, aqueles que normalmente preciso de "construir" não são os repetitivos, são precisamente os mais singulares e é por esse motivo que não existem nas bibliotecas disponíveis de objectos paramétricos. A detecção de uma "deficiência" que não me afecta não é critério de avaliação para mim. Se tenho um carro para andar até aos 120, não é defeito o facto de não chegar aos 300. Mas também sei que há alguns no Archicad que ultrapassam os 300 (porque precisam). Quanto à dimensão dos ficheiros no Archicad, se as bibliotecas são externas, o ficheiro base será sempre mais reduzido do que um ficheiro com as bilbiotecas incorporadas, não? Mas eu percebo o argumento e aceito com facilidade que por principio, um programa que me permite criar intuitivamente objectos paramétricos é melhor nesse aspecto - ponto final! O que reafirmo é o seguinte: Utilizo o archicad e considero-o uma ferramenta potentíssima., ainda que só use uma fracção mínima das suas potencialidades. Para já responde com eficácia às minhas exigências. No dia em que deixar de responder, procuro outro software. Quanto ao JoaoFernandes, não está de certeza a falar do Archicad, ou então está a falar de uma versão desactualizada que não lhe permite fazer as tais paredes inclinadas. De resto não contem comigo para uma guerra Archicad/Revit, já vi disso em muitos Fóruns e é quase igual às discussões entre Benfica e Sporting.:*

Link to comment
Share on other sites

Pois, o problema é sempre esse ... remetemos essa discussão sempre para o lado emocional e não racional. Para investir o meu dinheirinho, tive de analisar (sem amor à camisola) todos os produtos BIM disponíveis. Cheguei a testar vários, incluindo o ArchiCAD (na sua transição 8/9 - 10) ... Mais do q tentar saber qual é o melhor, procurei saber quais as limitações de cada um desses softwares e de q forma q essas limitações teriam impacto negativo no meu trabalho ... e cheguei a conclusões muito práticas q o ArchiCAD, embora sendo um bom programa. limitava-me muito mais. Não é só na linguagem de programação dos objectos paramétricos, q o ArchiCAD apresenta limitações ... mas por aqui fico, porque não me interessa mais a discussão sobre comparação Revit/ArchiCAD ... a minha escolha, após análise criteriosa dos softwares há muito que recaiu sobre o Revit :*

Link to comment
Share on other sites

Bom tenho que rebater o que o refs disse.... De facto a Biblioteca base do Archicad é mesmo básica... No entanto para alem dos objectos que podes descarregar da net já em linguagem GDL, criar um objecto é tão simples como fazer uma maqueta, sim daquelas que fazia-mos na faculdade... corta ... cola... roda....pinta e depois guardas o modelo 3D como Objecto..... Enfim sem essa coisa do Lisp e VB .... e mais um sem número de variaveis e formulas.... Enfim... o Archicad foi feito para fazer ARQUITECTURA.... é natural portanto que esteja direccionado para fazer isso mesmo.... Não sou fundamentalista.... Já trabalhei com o Archicad no seu inicio... versão 3 !? ( julgo ) e fui acompanhando o seu desenvolvimento, mas tambem uso o AutoCad ..... no meu caso em concreto para fazer alguns desenhos de execução.... em 2D trabalho com mais facilidade ( talvez por ter trabalhado num gabinete durante 4 anos onde só existia o Autocad 12 .... Já lá vai algum tempo... ( estou mesmo velhote ... bolas ) Bom um abração O que importa é não fazer-mos da vida um rascunho, pois podemos não ter tempo de a passar a limpo... ( não fui eu que inventei.... mas deu-me vontade de escrever. ) Sejam Felizes e seja lá com que programa for, contribuam é para um território mais interessante com as vossas obras projectadas em Auto,... Revit... Lisp ou seja lá o que quiserem usar. Boas e até breve ( agora é mesmo o fim .-) )

Link to comment
Share on other sites

Bom tenho que rebater o que o refs disse....

De facto a Biblioteca base do Archicad é mesmo básica... No entanto para alem dos objectos que podes descarregar da net já em linguagem GDL, criar um objecto é tão simples como fazer uma maqueta, sim daquelas que fazia-mos na faculdade... corta ... cola... roda....pinta e depois guardas o modelo 3D como Objecto..... Enfim sem essa coisa do Lisp e VB .... e mais um sem número de variaveis e formulas....

"O que importa é não fazer-mos da vida um rascunho, pois podemos não ter tempo de a passar a limpo..."



Onde é q está o "rebatimento"? :*

Podes abrir o ArchiCAD, usar a ferramenta de slab para fazer um objecto com a geometria q kiseres e depois chamar-lhe de porta, janela, ou outro objecto qualquer da tua biblioteca ... não é isso q está em causa.

Parametrizar esse objecto no ArchiCAD é q é o buzilis da questão.

Um exemplo concreto: imagina q num projectinho de uma "vivenda" keres fazer uma janela com os caixilhos do Souto Moura. Muito provavelmente não tens esse objecto na biblioteca ... portanto será necessário construir o objecto, certo?

Imagina q no teu projecto tens 20 janela q pretendes q sejam do mesmo tipo (mesmos pormenores, mesmo caixilho, etc), variando apenas as dimensões ... Janelão na Sala, normais na cozinha, até ao chão no quarto, meia altura no wc, etc, etc ...

- No ArchiCAD, muito provavelmente vais ter de construir TODAS as 20 janelas ou mais! (... se houver alterações de projecto, certo?) ... pq mto pouca gente trabalha com GDL

- No Revit, só tens de construir UM ÚNICO tipo de janela paremetrizada ... o resto é brincar às alterações ;)

Capiche?!

Parametrização é isso mesmo, é tornar mais eficaz o controlo q cada vez mais precisamos ter dos elementos do nosso projecto ... e estamos a falar apenas de simples janelas ...

... e isso é teoria? :p

um ab. a todos
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

ora bem... uns bons meses depois (esqueci-me que tinha posto este topico) na altura, consegui resolver o assunto... eu nao falava de paredes inclinadas mas sim de paredes com remate inclinado. tive que inverter a parede e dar a largura de 2 metros e o comprimento de 30cm LOL assim ja consegui dar a inclinaçao ao final da parede para que rematasse com uma inclinada

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.