Jump to content
Arquitectura.pt

sopedro

Direitos de Design

Recommended Posts

Olá a todos, Não sei se este fórum é o indicado para expor a minha dúvida, mas... cá vai. Sou designer numa empresa de arquitectura e Design e executo tb trabalhos como freelancer, o que gostava de saber é se posso utilizar os trabalhos executados por mim nessa empresa como demonstração da qualidade do meu trabalho em portfolio pessoal. Os trabalhos em questão são executados integralmente por mim, design de espaço interior e mobiliário. Obrigado

Imagina os criadores de desig da Apple, da Coco-Cola, da Microsoft a fazerem um portfolio do tipo "fui eu que criei o iMac com este design, fui eu que criei a janela do Windows ... Eu penso que poderás apresentar o teu trabalho como sendo da empresa onde trabalhar, mas criado por ti. Agora tens de pensar: se fazes o trabalho e no final ele sai assinado por outra pessoa, logicamente ao fazeres depois um portfolio como assumindo ser uma coisa tua, fica estranho ... espero que o teu trabalho saia da empresa em teu nome e que nao estejas a trabalhar para os outros ganharem os louros (claro que isto é relativo) Eu estou a falar assim porque já trabalhei, feito parvo, com a minha criatividade numa empresa, e depois o meu trabalho saia de lá como nao sendo da minha autoria, e depois acordei para a vida e fui-me embora de la...

Eu acho que sim, dependendo da situação, serás ou co-autor ou colaborador no projecto! No caso da arquitectura (corrijam-se se estiver errado) autor e/ou co-autor são aqueles que assinam o termo de responsabilidade do projecto!