Jump to content
Arquitectura.pt


A Modernidade Superada


Sputnik

Recommended Posts

Título: A Modernidade Superada
Autor: J. M. Montaner
Custo: comprei por 15 euros já há dois anos. Não sei como está agora.
Espessura: 1cm

Montaner, crítico e historiador catalão, se não me engano, autor de uma explendida recolha de textos de autores ao longo do século XX intitulado "Textos da arquitectura da modernidade", e outras excelentes críticas, aparece-nos agora com este livrinho muito original.

A tese é a de que o chamado Modernismo superou-se ao "regionalizar-se", ao ganhar valores locais, mais além do cumprimento de algumas regras e princípios supostamente universais... Mas afinal o que é universal ou o que é local? Uma coisa implica a outra? São algumas questões que surgem ao longo da leitura.

Como tem muito poucas ilustrações, convém conhecer, ou ter ao lado, uma base de dados com as obras que vão sendo citadas...

Espero que se divirtam-se com a leitura
Link to comment
Share on other sites

Os grandes herois desta história são Lina Bo Bardi e John Utzon, ambos filiados no Movimento Moderno. Desengane-se quem pensa que os "Movimentos Modernos" se resumem ao Funcionalismo Desengane-se quem pensa que o Movimento Moderno não teve continuidade até aos dias de hoje (Asimplemind, esta é pra ti) Desengane-se quem achar que as regras universais de Corbusier alguma vez foram uma limitação à liberdade e originalidade individual. Uma matriz é universal. A forma como a preenchemos, é única! Outra coisa que este livro ensina é que as histórias de arquitectura somo nós que as fazemos

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.