Jump to content
Arquitectura.pt


Proibido Fumar


tiagobarbosa

Recommended Posts

JAG e noutros nem na rua podes fumar! :p Além de que quem fuma paga mais impostos, já que gasta mais em saúde, tem um menor salário, porque a condição fisica não é semelhante a uma pessoa que não fume e por aí fora...

Lá chegaremos, mas aqui ainda se queixam por esta pequena lei... XD
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 112
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Confeitaria do Porto apela ao bom comportamento dos fumadores

http-~~-//thumbs.sapo.pt/?pic=http-~~-//jn.sapo.pt/2008/02/07/15476002.jpg&H=250&W=250&errorpic=http-~~-//jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif
Foto: direitos reservados

Não havendo forma de contornar a lei que proíbe o fumo, proprietários de restaurantes e cafés empenham-se a driblar o desconforto dos clientes numa tentativa de não os perder. Em Paris, há quem tenha mandado fazer coletes para proteger do frio quem não abdicou do vício. No Porto, há quem disponibilize mantas. Mas há também quem manifeste preocupações com o ambiente - tão importante como a saúde de cada um. Numa pequena confeitaria, na Avenida Brasil, o proprietário decidiu dar o seu contributo cívico colocando no exterior uma mesa com cinzeiro e aviso. Não seria importante se ruas e passeios não acumulassem diariamente cada vez maiores quantidades de "baronas". Pode custar deixar de fumar. Mas usar o cinzeiro não há-de custar assim tanto.


O lema será "Se quer fumar, use o cinzeiro, não a rua"


Link:
http://jn.sapo.pt/2008/02/07/porto/confeitaria_porto_apela_bom_comporta.html

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

então metam cinzeiros na rua...é simples:)



Uma boa ideia. Mais uma peca para colocar nos jardins e nos passeios. Mas tinha que ser uma peca forte e resistente aos vandalos. Imaginem que num jogo de futebol um hooligan arranca o cinzeiro e usa-o como arma de arremesso?:p Muito perigoso...
Link to comment
Share on other sites

João, ao pé da minha faculdade já puseram os ditos cujos na rua. estão pregados aos caixotes do lixo a uma altura sensivelmente a cima da cintura :p



Ainda hoje vi os cinzeiros ah frente do Vasco da Gama. Hilariante esta lei. Alguem acabou de criar mais um elemento de desenho urbano para as ruas da cidade de Lisboa - O Cinzeiro Urbano.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Aproveito para deixar aqui a minha opinião acerca do assunto...
Sou fumador, sou a favor da lei e da maneira como foi imposta. Sempre ouvi dizer que a minha liberdade acaba onde a dos outros começa!


Assino por baixo...
Mas não sou fumador... :)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Aproveito para deixar aqui a minha opinião acerca do assunto...
Sou fumador, sou a favor da lei e da maneira como foi imposta. Sempre ouvi dizer que a minha liberdade acaba onde a dos outros começa!


Assino por baixo...
Mas não sou fumador... :)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

EU sou fumadora e também concordo com a lei e com a forma como foi imposta. Só me sinto um pouco estúpidaa fumar cigarros na rua, sozinha, antes de entrar num sítio qualquer. Mas fumar é estúpido, por isso e normal que me sinta estúpida. Mas sabe-me bem... Mesmo em casa, onde sou a única fumadora, só fumo na cozinha e se lá for alguém, vou para a varanda.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Devo dizer antes de mais, que concordo com a lei. Alias devo confessar que acho extremamente inteligente da parte do Estado, toda esta repressão (leia-se campanha) psicologica anti-tabagismo. Hoje já se começam a sentir algumas diferenças na atitude das pessoas. Ao passarmos nas ruas, são raras as vezes que não encontramos dispostos diante de um qualquer estabelecimento com etiqueta vermelha, não sei quantos individuos agarrados aos seus cigarros, esteja sol ou chuva, frio ou calor, cada vez mais com um ar envergonhado, sob o olhar repreensivo dos muitos transeuntes. Ser fumador, começa então a ser motivo de chacota e descriminação. E começa a pesar na consiencia,para além da carteira, não o facto do tabaco fazer mal ( pois isso sempre se soube) mas por a prórpia sociedade não aceitar os quem fuma. Ora é ai que acho que as coisas não funcionam. Alguem disse anteriormente e muito bem, que a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa. Pois, mas então trocaram-se os papeis. Digam-me qual a dignidade que oferecem a quem pretende fumar, visto que é uma opção? Ficar à porta? Hummm e depois também à porta ficam todas a pontas de cigarros que se vão acumulando. Tudo bem que já se vêem os tais cinzeiros urbanos ( já agora, gostei da expressão) mas não se encontram à porta dos estabelecimentos e seria quase ridiculo, porta sim, porta não, encontrar um! Mas a verdade é que as pontas lá se vão acumulando até alguem as limpar e os "estupidos" dos fumadores, continuam plantados à porta... Já era altura de criarem smoking points decentes, não me refiro é claro, aos escassos metros quadrados que existem em alguns aeroportos, que resultam num "enlatado" de fumadores, a olhar para lado nenhum, mas algo que os possa permitir a "pratica do fumo" sem incomodar os outros, mas sem que com isso se sintam incomodados. Aí sim, estariamos todos de igual para igual!

Link to comment
Share on other sites

...Ao passarmos nas ruas, são raras as vezes que não encontramos ... não sei quantos individuos agarrados aos seus cigarros ... cada vez mais com um ar envergonhado, sob o olhar repreensivo dos muitos transeuntes. Ser fumador, começa então a ser motivo de chacota e descriminação. E começa a pesar na consiencia,para além da carteira, não o facto do tabaco fazer mal ( pois isso sempre se soube) mas por a prórpia sociedade não aceitar os quem fuma.


xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Como é que em pleno 2008, podes dizer essas barbaridades, se me permites a expressão?

Então eu não pago impostos como tu? Não tenho direito a sentir-me bem quando fumo um cigarro na rua, "sem" incomodar ninguém?

Ora Ora... Eu, e toda a gente que eu conheço dos que fumam, estamo-nos nas tintas para o que a sociedade pensa em relação ao tabaco! Desde que eu não te atire fumo para a cara, e não te obrigue a fumar do meu cigarro, nem sequer te admito que olhes para mim com ar reprovador se por acaso te cruzares comigo na rua!

Não quer dizer que tenha orgulho em fumar, mas... tenho o DIREITO de fumar se assim o desejar, sem ser socialmente descriminado.

Um gajo ler uma coisa destas a 3 dias do 25 de Abril até faz confusão!
Link to comment
Share on other sites

Não, o que o VMartin disse foi chamar estúpidos ao fumadores, dizer que são olhados de lado e socialmente descriminados! E pior. Disse que concorda com tudo isso! Afirmações essas bastante tristes que eu jamais julguei ler num fórum de arquitectura! Acho que isso é tudo menos openMind... não querem fumar, não fumem. Mas tb não recriminem nem c*guem sentenças para quem gosta de fumar um cigarrinho! Eu tb n me meto com quem não fuma!

Link to comment
Share on other sites

Corleoni todos tem direito à sua opinião, o Corleoni à sua, o VMartin à dele, e o JAG ainda outra diferente. O que importa neste ou em qualquer fórum é que se exponham opiniões, opiniões que são para ser debatidas com sensibilidade e bom senso. :)

Ao ler o tópico todo do VMartin vejo que no final remata com algo em favor dos fumadores, porque fumadores ou não fumadores, somos todos pessoas :D.
Link to comment
Share on other sites

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Como é que em pleno 2008, podes dizer essas barbaridades, se me permites a expressão?


Primeiro e antes de mais, aconcelho-te a reler o que escrevi. Penso que não foi uma barbaridade, mas sim, uma opinião sobre um tema manifestamente polemico, a qual pelos visto, não soubeste interpretar. Pois logo no inicio, quando me refiro à atitude do Estado em relação a "toda esta repressão (leia-se campanha) psicologica anti-tabagismo", penso ter sido suficientemente ironica para dar a entender que não sou própriamente a favor da nova lei e que apenas a acho inteligentemente aplicada: Repressão social, um factor psicologico aliado à luta contra o tabagismo = Manipulação indirecta!!

Então eu não pago impostos como tu? Não tenho direito a sentir-me bem quando fumo um cigarro na rua, "sem" incomodar ninguém?


Não me venhas com a treta dos impostos! Se me disseres antes que pelo facto de seres fumador, contribuies para as receitas do Estado e que com a nova lei, estas possivelmente serão afectadas. Ok! Mas em relação aos impostos, quem não fuma também os paga e nem por isso os vejo a usar esse argumento quando é necessario prestar cuidados medicos a alguem vitima do proprio fumo!

Ora Ora... Eu, e toda a gente que eu conheço dos que fumam, estamo-nos nas tintas para o que a sociedade pensa em relação ao tabaco!



Pois isso é algo que se nota logo no teu comentário. Tás-te tão "nas tintas" que a minha opinião (embora mal interpretada) te levou a manifestar-te desta forma. A verdade é que não ficaste indiferente e até posso quase dizer que noto alguma irritação e incomodo da tua parte, se não, não terias necessidade de te defender tão ferozmente.

...nem sequer te admito que olhes para mim com ar reprovador se por acaso te cruzares comigo na rua!

Ora, ai está! Não admites que te reprove!!!Bem rapaz, leste o texto ao contrário e por estranho que pareça, serviu-te a "carapuça", o que nem era a minha intensão mas enfim! Só o simples facto de não admitires que te olhem de lado enquanto fumas o teu cigarro, especado no meio da rua, só porque dentro das 4 paredes não te o é permitido, revela que afinal não és assim tão indiferente e se tivesses lido aquilo que escrevi, em vez de reagires negativamente deste modo desenfreado, perceberias que apenas desejo alguma dignidade para aqueles que fumam, para que não sejam vistos como "estupidos" fumadores, que se sugeitam às intempéries pelo custo do seu próprio vicio. Se lesses, depreenderias que defendo a igualdade, portanto não compreendo bem que confusão te terá feito o meu comentário a 3 dias do 25 de Abril, quando eu evoco direitos iguais e tu nem sequer admites que te reprovem ou que se manifestem, ao que pergunto eu, qual de nós se assemelha melhor aos nosso querido Salazar?!

Deixo-te um desafio! Relê aquilo que escrevi e depois faz-me compreender ( e de forma educada, por favor) porque te sentes tão atacado pela minha opinião, que em nada quer atentar contra a tua, mas ao que parece causou esse efeito.
É que devo-te dizer que se há alguem que não está a ser receptivo és tu! Se és assim tão liberal e openmind como te defendes, deverias saber aceitar as opiniões dos outros em vez de atentares contra elas.

Lê o que o JAG e o Connecty disseram ( e já agora obrigada meninos). Pelos vistos, foste tu quem não compreendeu a minha mensagem! Mas vou ser simpatica e dou uma ajuda!

Digam-me qual a dignidade que oferecem a quem pretende fumar, visto que é uma opção? Ficar à porta?...e os "estupidos" dos fumadores, continuam plantados à porta...Já era altura de criarem smoking points decentes...algo que os possa permitir a "pratica do fumo" sem incomodar os outros, mas sem que com isso se sintam incomodados. Aí sim, estariamos todos de igual para igual!


Corleoni, não me digas que não te fazem fazer figura de estupido, quando te obrigam a ficar plantado no meio da rua, à chuva e ao frio, só para fumares um cigarrito? Pois é isso que por vezes me fazem sentir...percebes agora???:D
Link to comment
Share on other sites

Isso é verdade... Não é estar contra os fumadores como indevidos, mas eu sendo não fumador, ver 3 ou 4 mulheres/homens a porta de um café a fumarem, já é motivo fazer comentários depreciativos. Hoje em dia há expressões tais como: "Olha ali aqueles a fumarem... que vergonha!" "Agora é só ver a malta a fumar na rua... ahahah" Entre outras... Enfim... acho que o próprio fumador não deve gostar muito disso... mas pronto... Para quem não é fumador, é um prazer enorme, estar no café, restaurante, centro comercial e não sentir o cheiro do fumo. Isto acaba por ser a outra fase da medalha... Antigamente quem não suportava o fumo, ia para a rua, agora quem fuma vai para a rua. Sem ofender fumadores, esta situação é muitas vezes sentida como uma pequena vingança dos não fumadores aos fumadores. Eu acho, que os fumadores deveriam começar seriamente a pensar as contrapartidas de fumar e pensarem não só neles, mas também nos outros. E não me digam que eu não estou a pensar nos outros, pois ao não querer que os outros fumem, por si só já estou a "olhar" pela saúde deles... e por sua vez eu não fumar já estou a "olhar" pela saúde dos outros...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.