Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Mais dois conjuntos de Municípios com candidatura ao Polis XXI

Recommended Posts

Mais dois conjuntos de Municípios com candidatura ao Polis XXI


A Câmara Municipal de Seia vai, em conjunto com as autarquias de Oliveira do Hospital e Gouveia, apresentar uma candidatura ao Polis XXI, nomeadamente ao programa relativo às “Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação”, cujo financiamento está previsto nos Programas Operacionais Regionais 2007-2013.
Por sua vez seis municípios transmontanos apresentaram uma outra candidatura a este programa.

Na candidatura subscrita pelos três municípios é apresentado como tema estratégico de cooperação a identificação e reforço dos factores de desenvolvimento e consolidação do eixo urbano Oliveira do Hospital-Seia-Gouveia.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Eduardo Brito, o Programa Polis XXI e as “Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação” permitem a realização de iniciativas “com carácter experimental, de diálogo entre municípios e actores urbanos, tendo em vista a preparação de uma estratégia de cooperação para reforço dos factores de competitividade e de inovação de redes de cidades”, pelo que “a estratégia de cooperação interurbana deve basear-se na exploração das potencialidades que resultam da valorização das complementaridades, interdependências e especificidades existentes no seio da rede constituída e levar à identificação de projectos concretos que possam ser desenvolvidos no quadro dessa cooperação”.

Outra candidatura às “Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação” pertence a seis cidades transmontanas que apresentaram uma candidatura com a "Rede Ecocitras – Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Trás-Os-Montes". Os municípios de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Chaves e Valpaços são as cidades que se candidataram com o projecto “Rede Ecocitras”.
O tema principal é o ambiente e a promoção de acções no âmbito do desenvolvimento sustentável “através de um conjunto de projectos estratégicos que as câmara possam vir a candidatar conjuntamente” afirma Jorge Nunes, presidente da autarquia Bragança, o município líder da candidatura.

www.forumdourbanismo.info

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.