Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Litoral de Vale do Lobo com novo Plano de Pormenor

Recommended Posts

Litoral de Vale do Lobo com novo Plano de Pormenor
Resultando de um protocolo estabelecido entre um conjunto de entidades, este plano pretende servir de base a intervenções na faixa Litoral de Vale do Lobo, de acordo com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura/ Vila Real de St.º António (POOC), numa área total de mais de 86 mil hectares.

Este plano resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Loulé, a CCDR-Algarve, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve e a empresa Vale do Lobo, Resort Turístico de Luxo SA, em articulação com o Projecto de Intervenção e Requalificação da Praia de Vale do Lobo, prevendo-se, para além das acções na faixa litoral, requalificações urbanas e nos acessos.

Segundo informações difundidas pela Agência Lusa, o Plano de Pormenor deverá começar a ser elaborado em Janeiro e permitirá ter em conta as opções estratégicas ao nível da política municipal de ordenamento do território, a requalificação do tecido urbano existente, criando espaços de lazer em articulação com as áreas de uso balnear, bem como a requalificação da circulação, acessos viários e pedonais, criando e ordenando o estacionamento de apoio à praia. O financiamento previsto para as intervenções ainda não está estipulado, mas pelo menos 500 mil euros já estão em carteira, segundo disse à Lusa fonte da autarquia local.

O Plano de Pormenor de Vale do Lobo têm ainda em vista salvaguardar que as propostas efectuadas acautelem os riscos de erosão existentes. Outro dos projectos é a valorização da área envolvente à Ribeira de Carcavai.

Há um ano e meio, a área litoral de Vale do Lobo já tinha sido sujeita a uma intervenção para travar o esvaziamento do areal e a erosão das falésias no valor de dois milhões de euros e totalmente custeada pelo Resort Turístico de Luxo SA. Para Gaspar Ferreira, presidente do Conselho de Administração do resort, Vale do Lobo deve ser dos únicos casos no país em que um promotor individual se propõe a resolver problemas de erosão costeira.



www.forumdourbanismo.info

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.