Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Oceanário expõe arte nas cidades

Recommended Posts

Oceanário expõe arte nas cidades
10 de Dezembro de 2007

O Oceanário de Lisboa vai expôr, nas principais cidades portuguesas, cartazes desenhados por alunos de cerca de 70 escolas, no âmbito da divulgação da sua missão.

“Ajuda o Vasco a dar vida aos oceanos” foi o mote de uma acção desenvolvida para apresentar a mascote do Oceanário ao público infantil nacional, num âmbito escolar.

Vasco, a mascote, é o mensageiro da missão do Oceanário, que consiste em promover o conhecimento dos oceanos e sensibilizar os cidadãos para o dever da conservação do património natural, através da alteração dos seus comportamentos.

O Vasco tem 12 anos, nasceu a 12 de Março e é do signo Peixes, com ascendente em Aquário. É natural da Atlântida e, actualmente, reside no Oceanário de Lisboa, onde desempenha a função de salvador dos oceanos.

Em Novembro de 2005, o Oceanário de Lisboa promoveu um concurso nacional para o desenho da sua mascote. Das 138 propostas recebidas, a escolha do júri recaiu sobre o trabalho de Pedro Teixeira e Nuno Martins, dois designers e professores universitários do Porto.

Como se pretende que a mascote do Oceanário de Lisboa seja um meio de comunicação privilegiado com as crianças, o seu nome foi escolhido através de uma votação, que decorreu durante o ano passado, entre os alunos das escolas que visitaram o Oceanário de Lisboa.

A campanha publicitária “O Vasco é boa onda”, desenvolvida para apresentar a mascote do Oceanário ao grande público, da autoria da agência Lowe & Partners, foi reconhecida, recentemente, com a distinção ouro na categoria de Melhor Solução Criativa Utilização/ Criação Espaços Outdoor, no 9º Festival do Clube de Criativos de Portugal.

A campanha incide sobre dois momentos principais: apresentação e interacção com o público. Para além de uma campanha de Imprensa, o Oceanário de Lisboa conta, nesta fase, com o apoio da JCDecaux e Sonae Sierra para divulgar a sua mascote.

O segundo maior aquário do mundo, que reúne oito mil animais e 500 espécies diferentes de plantas, foi inaugurado em 1998, contribuindo para uma divulgação mais aprofundada e abrangente dos oceanos.

As maiores atracções deste mega-aquário, com sete milhões de litros de água, continuam a ser as lontras Eusébio e Amália. Três das suas crias foram já enviadas para aquários no Canadá, na Holanda e na Bélgica.

O Oceanário de Lisboa foi o primeiro Aquário Público da Europa a obter a Certificação de Qualidade, possuindo ainda a Menção Honrosa do Prémio Valmor, de Arquitectura (1998), o Prémio Internacional de Ciência Chiara na Europa e o Prémio EMAS 2005 (Eco-Management and Audit Scheme).


www.musicatotal.net

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.