Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Quercus mostra casa ecológica

Recommended Posts

Quercus mostra casa ecológica para apelar à poupança energética


A Associação Nacional de Conservação da Natureza - Quercus abriu hoje a porta da sua «Casa Ecológica» à população de Aveiro, com o intuito de divulgar soluções já existentes no mercado para poupar água e energia
Montado junto ao Centro Cultural e de Congressos, o protótipo da «Casa Ecológica» é concebido de acordo com conceitos de arquitectura bioclimática e incorpora materiais eficientes e «amigos do ambiente».

«O objectivo é fazer chegar às populações informação sobre como fazer construções mais eficientes. Portugal tem uma grande dependência energética, em que o sector doméstico é o terceiro maior consumidor, e se houver esse tipo de preocupações logo na fase de construção, podemos ter casas mais ecológicas», explicou à Lusa Aline Delgado, da Quercus.

A «Casa Ecológica» que a Quercus expõe em Aveiro é uma estrutura revestida exteriormente a cortiça, «um produto nacional com óptimas condições de isolamento térmico e acústico».

Em exposição está também um isolamento feito à base de papel reciclado e tratado, que pode ser aplicado como subtelha nas coberturas, ou projectado, com vantagens anunciadas sobre materiais comuns como a lã de vidro e os poliuretanos.

A disposição do protótipo é exposta a sul, com uma pala exterior para proteger da incidência solar no Verão, a fim de tirar o máximo partido do sol, quer no aquecimento do interior, que beneficia de janelas eco-eficientes em caixilharia de alumínio, quer na iluminação, garantida por pequenos painéis fotovoltaicos acoplados a baterias.

«Trata-se de tirar partido de uma fonte de energia inesgotável e gratuita: o sol», descreve Aline Delgado.

O aquecimento de águas sanitárias (banhos) através de painéis solares térmicos é também recomendado, havendo ainda, quanto à água, torneiras com redutor de caudal para optimizar o consumo.

Para o aquecimento interior, está em exposição uma caldeira doméstica de biomassa, utilizada no Canadá, Suíça e Estados Unidos, que, «em apenas alguns minutos», espalha calor pelas divisões.

Segundo Aline Delgado, são materiais aplicados ou em demonstração que já estão disponíveis no mercado, mas que, por falta de sensibilização das pessoas, ainda há muitas resistências à sua generalização.

No entanto, há uma atenção crescente para esse tipo de soluções, pelo que a Casa Ecológica da Quercus desperta a atenção de estudantes de arquitectura, escolas e dos próprios construtores.

www.sol.sapo.pt

Share this post


Link to post
Share on other sites

A «Casa Ecológica» que a Quercus expõe em Aveiro é uma estrutura revestida exteriormente a cortiça, «um produto nacional com óptimas condições de isolamento térmico e acústico».


Basta ver o que os frades Capuchinhos de Sintra criaram com este elemento natural!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.