Jump to content
Arquitectura.pt


Residência de estudantes para a Univ. Corunha - JAHB Arquitectos


Arq.to

Recommended Posts

Residência de estudantes para a Universidade Corunha
JAHB Arquitectos


http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/68/projects/50/1196701544_jahb_03_corunha_resid__ncia_universit__ria_eco-conceitos.jpg

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/68/projects/50/1196701558_jahb_04_corunha_resid__ncia_universit__ria_implanta____o.jpg

O lugar ocupa um vale nas imediações da cidade, entre as encostas de cultivo e pequenos aglomerados, diluído no recorte da costa galega. A cidade perfila-se no horizonte, toda península e o seu imenso porto, estende-se até nós em longos braços: avenidas, caminhos-de-ferros, armazéns, refinarias.

O campus universitário surge em continuidade, ocupando os sopés das encostas, organizando os seus longos volumes sobre os antigos campos. Há um sentido inevitável de conflito de escalas a que implantação massiva de um novo uso influi sobre as estruturas rurais, resultando como é o caso, numa leitura decomposta de episódios urbanísticos, sobreposição de escalas e formas e de uma manipulação mais intensa da morfologia dos terrenos. Nesta efervescência, entendemos que a proposta deverá assumir a sua condição de elemento mediador, criando uma relação de continuidade em conformidade com todo o vale.

A manipulação do espaço é encarada como uma sugestão formal da topologia do lugar, mantendo o enquadramento e diluindo o impacto visual da edificação.
O sentido do projecto é a de propor uma ideia de paisagem unificada, definida na adaptação ao território e potenciando um estilo de vida ligado aos valores de partilha social e usofruto da ecologia. Deste modo, a forma segue os predicados do lugar, a arquitectura insinua-se silenciosa e aposta nas qualidades relacionais com o território.

Neste contexto multireferencial centramo-nos em alguns elementos tradicionais da organização espacial do mundo rural (o muro, a estrutura ecológica, os espaços de cultivo, e a acopolação ao terreno), compondo uma hierarquia posicional para as diferentes funções da residência universitária.

Por outro lado, foi necessário afirmar pontos de contacto e de comunicação com a envolvente, criando-se para tal elementos referenciais (torre de monitorização) ou espaços de destaque (praça de acolhimento, auditório natural).

Ler mais sobre o projecto:

http://www.casadavizinha.eu/projectos/residencia-de-estudantes-da-universidade-da-corunha-50.html
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.