Jump to content
Arquitectura.pt


Preços / Propinas


Tiago Soares

Recommended Posts

"Os testes são uma forma de seleccionar candidatos utilizada, geralmente, antes da entrevista. Podem ser considerados como um conjunto de exercícios, propostos ao candidato, para medir e avaliar aspectos importantes para o desempenho da função, como sejam o desenvolvimento mental, as aptidões, habilidades, conhecimentos, etc"

:p

www.tecnet.pt

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

margarida: não é bem assim... Eu fiz testes psicotécnicos quando tava no 9º ano para saber que área seguir. Fi-los na faculdade de psicologia com psicólogos que nos fizeram bastantes testes. No final estava claramente voltado para o trabalho criativo. Esses testes das empresas é muito diferente, é mais estilo teste de QI

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal... É o seguinte, eu andei a ver e tenho média de secundário de 16, ou seja preciso tirar 20 a geometria para ficar com média de ingresso de 18 (nota do ultimo colocado na FAUP, este ano), resumindo estou tramado...! A minha dúvida é o seguinte, se houver vagas a pessoa que se inscreva pode entrar mesmo que seja com média de 12 ou eles preferem não ter alunos que ter alunos sem média (que é o mais lógico na minha humilde opinião). E qual é a probabilidade de haver vagas na FAUP?? É que aqui no fórum não há informações sobre a 2.º fase...nem sobre as vagas (penso eu).:p Quem souber que dê aí um toque... Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Tiago Soares penso que não estás a ver como se processam as candidaturas! Todos o alunos fazem os exames para terem média de ingresso para determinado curso, depois não são eles que escolhem, mas sim a média que conta. Se existirem 500 alunos para entrar na FAUP os melhores entram primeiro :p
Agora se se candidatarem só 10 pessoas e imagina que são 50 vagas, a décima pessoa entra com uma média que seja pelo menos superior ou igual á exigida pela candidatura.

A 2ª fase não existem vagas! Poderão existir se na primeira fase não ficarem todas preenchidas ou por algum motivo não se matricular, ou se sobrarem vagas das cadidaturas especiais (agora não me vem o nome á cabeça).

Salvo erro, existe agora nova legislação, em que podes concorrer ao ensino superior com uma cadeira atrasada do 12º ano e também tens aqueles exames 'especiais' para quem tem mais de 23 anos, não sei se será o teu caso...
Link to comment
Share on other sites

Tiago, não tenho a certeza dos valores, mas creio que na FAUP a nota mínima de ingresso fica muito abaixo desses "18 valores"... O último classificado tem essa nota porque a procura é alta e eles (FAUP) têm um número limitado de vagas, porque caso contrário acabavam por entrar muitos mais...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Tiago, nas públicas também tens de ser tu a inscrever-te, senão como é que o sistema ia saber para que curso pretendes ir?... Nas privadas acaba por funcionar +/- da mesma forma, já que a ordem de entrada funciona igualmente com base nas notas finais do secundário mais a específica. O sistema de cálculo pode ser diferente, mas diferente mesmo é a média de entrada, já que acaba por ser muito mais baixa do que nas públicas... concerteza que se se inscreverem 1000 pessoas num curso numa privada com capacidade para absorver 400 alunos, os 600 com notas mais baixas acabam por ficar pelo caminho... mesmo depois de pagarem (e bem) a inscrição... Mas com esse 16 não deverás ter qualquer problema no sector privado...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

O meu problema não é tanto o entrar numa privada, mas sim o $$$ (já ouvi falar da bolsa pra quem tiver media superior a 16, mas certamente nao a consigo manter ao longo de 5 anos, no segundo ano já vou ter que pagar propinas e os meus bolsos não são muito fundos.):) Eu precisava era de entrar numa publica, mas com estas médias tá complicado..:p Publicas a que me posso candidatar contando com Porto e Coimbra..!! *Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia *Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura *Escola Superior Artística do Porto *Escola Universitária das Artes de Coimbra Mas algumas tbm exigem especifica de matematica... E eu só tou a pensar fazer Geometria, ou seja destas 4 acho que só vou poder candidatar-me a 2. Ou entro ou junto trocos nos próximos 5 anos pa depois entrar numa privada.!;)

Link to comment
Share on other sites

a ESAP é privada e necessitas de nota de ingresso e penso que agora também fazem uma espécie de exame de admissão na propria faculdade (mas nao estou seguro). PAra entrares na faup estás na situação que eu estava, tinha 16 de secundario e precisava do 20 a geometria, por uma distracção ridicula a minha nota foi 18.8 ora fiquei com uma média de 17.4 que apesar de ser alta não me serviu de nada :p Na esap quando entrei penso que a média era de 14 mas o exame contava 60% para a nota de admissão, ao contrario dos 50% da FAUP. De qualquer das formas faz como eu que visitei a faup, a esap e a lusiada para saber in loco como se processam as coisas

Link to comment
Share on other sites

eu tive isenção de propinas no 1º ano na lusíada. manter a média igual ou superior a 16 é muito tramado....aqui a mensalidade é de 310€ por mês....ou 315€ não tenho a certeza.. :\ lol sempre podes ir para Évora - publica - onde as medias sao mais baixas ou para o Algarve ou até mesmo Lisboa, mas ja entendi que não queres sair da área do porto.
nãotenho a certeza, mas acho que a media de arquitectura em Guimarães também não é muito alta...

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Ya..nao queria mt sair da area Norte...
Eu tbm acho que consigo isenção de propinas no 1.ºano, o pior é nos outros...:\
É que 310€/mês já viste quanto é ao ano..? UIUI! Até estala! Já pa não falar em transporte porque mesmo para ir para o Porto tenho que me deslocar cerca de 20Km, refeições, gastos obrigatórios de impressões, etc...!!
São p'raí 4000€/ano...! Onde estão eles?
O ideal era uma publica...ai uma publica!!!

Link to comment
Share on other sites

claro eu entendo...mas também te digo, espero mesmo que consigas entrar no porto, porque indicas também Coimbra como uma possibilidade, e para estudantes deslocados, aluguer de uma casa, despesas de água, luz, gás, alimentação...é bem capaz de te ficar tão caro ou mais do que se estiveres numa privada, mas em tua casa, almocinho e jantar todos os dias feito e sem despesas extras de casa.

tenho inúmeros colegas que nao entraram na faup por 1 ou 2 décimas (ou mais, claro) e que preferiram ficar na lusíada porque se fossem para fora gastavam muito mais!

boa sorte

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

E vai ser o que vai acontecer...se não conseguir entrar na: Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura:(, vou ver se entro na Lusiadax(, vai ser mt complicado mas...vamos ver... As propinas nas privadas são um roubo..!:p Uma pessoa que nao tenha pais ricos, ou trabalha e estuda ou tá tramado.! Mas é o que temos, temos que nos adaptar.!:icon_pistoles: T.S

Link to comment
Share on other sites

Tiago, não conheço a tua situação financeira, mas há sempre a hipótese de te candidatares a uma bolsa de estudo, no público, ou no privado, para fazer face às despesas... Se fores para fora e tiveres bolsa, "ela" pode chegar para pagar as propinas, o alojamento nas residências, e mais algumas coisas, claro que depende de caso para caso, e se há bolsas "boas", outras há que não servem para nada... depende muito da situação de cada um... Outra coisa que te podes/deves informar é na câmara municipal da tua área de residência, porque há pelo menos algumas (senão forem todas) onde existe igualmente a possibilidade de se aceder a uma bolsa de estudo... Avalia a tua situação e vê lá o que podes fazer... As alternativas são algumas, mesmo que não entres na FAUP...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Essas bolsas "camarárias" tem de ser nas câmaras, ou quanto muito podes arriscar nas juntas de freguesia. As bolsas das instituições de ensino, sejam públicas, ou privadas, é na própria instituição. Arrisco até a dizer que podes-te candidatar a uma bolsa "estadual" (igual à das públicas), mesmo estudando no privado, mas aí já não tenho a certeza e o melhor mesmo é informares-te...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.