Jump to content
Arquitectura.pt

Daniela Magicc

[Ajuda] Urgente! "casa, uma máquina para habitar"

Recommended Posts

preciso de ajuda : / tenho exame amanhã e preciso de saber o que significa a afirmação de Le Corbusier : ' casa, uma máquina para habitar ' como passei agora para o 10º ainda nao sou muito experiente, podiam explicar-me ? OBRIGADO :} (que as repostas seja breves porque o exame é amanha :) )

Quando não há uma curiosidade genuina, nunca se aprende realmente nada. Sei que já passou o teu exame, mas se te interessa, se pretendes seguir a carreira (coisa que desaconselho vivamente), ou por curiosidade, pois poderia ser interessante desenvolvermos aqui o assunto, desde que haja algum fied back... Esse assunto tem sido objecto de teses de doutoramento.

Simplesmente porque o mercado está saturado, não há condições, os instalados aproveitam-se dos novos, a profissão está desprestigiada, não dá dinheiro (senão a uns poucos), e é altamente desgastante física e mentalmente, demais para o benefício de poder ver um nesga de terra que nos dê prazer. É uma porfissão ingrata. Além de que é um pouco ilusório - as faculdades não tem realmente um concenso, nem sequer discussão, sobre como se deve ensinar arquitectura, está tudo em crise, não há uma autêntita teoria da projectação a ser praticada nas salas de aulas, e o estudante torna-se vítima da falta de critérios da sua avaliação, derivadas da abrangência do seu objecto de estudo. A arquitectura é, de todas as artes, a mais difícil de transmitir, de apreender, senão vendo, viajando, utilizando o objecto. Dai se explica ser das mais incompreendidas, senão a mais. Tb considero-me muito pragmático, um pouco como Aldo Rossi. Não acredito que haja "a profissão da minha vida", o sonho e blá blá. As coisas aprendem-se, tornam-se um hábito, que vai melhorando de dia para dia. Se a vida conduzir a outros caminhos, então faz-se outra coisa.

Conselhos, se fossem bons, não se davam...vendiam-se

Se me perguntam porque desaconselho a profissão, a resposta é essa, e acredita que nem disse metade. Se me perguntassem porque escolhi a profissão, talvez a resposta fosse mais do teu agrado.

Se alguém tem gosto por uma coisa, sente que tem vocação, tem mais é de ir à luta e de certeza que não se irá deixar intimidar nem pelos problemas, nem se iludir com os elogios. Haverá sempre lugar para os bons.

Agora, quando o país estiver saturado de arquitectos a solução não é dificultar o acesso à ordem, como parece que irá acontecer com os advogados, mas sim AVISÁ-LOS ANTES de passarem 5 ou 6 anos de trabalho árduo e contas descomunais!

E que importa que isto não tenha nada a ver com a máquina de habitar? É melhor ainda! Aproveite quem souber e calem-se os outros!

I rest my case

Boa noite , finalmente alguem , pelo que leio na sua resposta , Sº SPUTNIK , a ideia que ando a tentar transmitir a coisa de dois dias , são essas que voçe acabou de descrever . A arquitectura não e uma profissão qualquer , acaba-se por ser responsavel pelo meio que nos rodeia . A visão que os Portugueses têm todos dias , as infastreturas ....., de quem e a responsavilidade ? A que ser exijente connosco proprios e com os outros , se as coisas podem ser bem feitas e com qualidade , poque não as fazer , ter brio naquilo que fazemos , não pensem so nos Euros . Porque sabem bem que o dinheiro não da a felicidade por completo , se não nos sentirmos realizados com o que fazemos , os Euros de pouco valem , ( ajuda ) mas não e tudo ! Força com isso , voçes são bons , Comprimentos ,

O mercado esta cheio de Arquitectos!? E então de medicos, professores, engenheiros, gestores, advogados? Todos estes tem bastante dificuldades em arranjar emprego! Mas como foi dito, quando se gosta e se quer, deve-se lutar para tal! Por isso, mesmo sabendo que poderá vir a não ter emprego, acho que se deve pelo o menos tentar! Acho que essa teoria de "aconselhar" a não ir... é mais uma forma de evitar possivel "concorrencia"! Como se pode disser que não se consegue, se não se tentar? Vale mais tentar e perder, do que não tentar e ficar com a duvida se podia ou não "ganhar"... Agora caso estaja-se a ir para uma area, so a pensar em dinheiro ou por outros irem, esta errado!!! Esta é a minha opnião... sem querem ofender ninguem.

JAG, aprende a ler. A proposta é que se INFORMEM os putos do liceu da situação real do país. Ninguém vai pegar-lhes na mãozinha. Segundo, se raciocinares um pouco, a informação só poderá servir aos que estão em dúvida, porque os convictos vão continuar a sair todos os anos, e pronto - ai tens a concorrencia. Depois, se fores ainda um pouco mais perspicaz, verás que a primeira mensagem que escrevi neste tópico foi uma de incentivar à discussão, não de "eliminar concorrencia". Sem ofensa.

Toda a gente escreveu, mas ninguem conseguiu responder á pergunta da rapariga sobre o Corbu.... Têm medo? Do que li só me lembro de ver pessoas a reclamar. As coisas podem não estar a correr bem para os arquitectos, mas não podem dizer q é mau ser-se arquitecto, secalhar não estão onde esperavam estar... como secalhar a maioria das pessoas do mundo! Melhores dias viram!!! um dia, não se sabe bem quando! A máquina de habitar, ja vem sendo estudada e experimentada desde que o "homem" usa as mãos... continua a ser um espaço onde se pretende habitar, que responda ás necessidades do homen. salubridade e bem estar... á quem faça uma tese, só para dizer que uma casa é uma casa o sitio onde penduramos o chapeu!

Olá BDias, bem vindo ao Site. Infelizmente este tópico perdeu toda a razão de ser, uma vez que já passou o teste da Daniela, e ela não voltou a mostrar interesse no assunto. Desde então este passou a ser um espaço livre/absurdo/aleatório, para quem quiser falar a propósito de nada e sobre o que lhe der na telha, para onde o vento lhe levar, enquanto levar. E como não quero ser acusado de só reclamar, queria tb dizer que concordo plenamente contigo: não é nada mau ser-se arquitecto! Totalmente ao contrário, apesar do que as minhas reacções anteriores possam fazer pensar. O arquitecto não tem a rotina diária da maioria da outras pessoas: cada projecto é uma aventura, cada cliente uma história! Cada caso é uma hipótese de partiparmos na construção do sonho de alguém e nosso. As minhas reclamações não vão dirigidas directamente à especificidade do exercício da arquitectura, mas às circunstâncias em que praticamos: como quase todos os projectos são para clientes incógnitos, porque são para vender, ou para alugar, ou para rentabilizar de alguma maneira, então não havendo cliente perde-se talvez o aspecto mais essencial da nossa profissão. Queria só deixar isso claro.

Querem saber de outro eterno problema do arquitecto? Ver-se representado por uma entidade. Sob o nome vago e difuso de "arquitecto" escondem-se os mais variados tipos e tipos de profissões: há o arquitecto da função pública, que talvez gostasse de ter um sindicato; há o arquitecto empresário, que de certeza não lhe interessa um sindicato; há o arquitecto com escritório de vão de escada - que são pessoas que tem de ganhar a vida; há o arquitecto burocrata, que ainda tem outros interesses. A ordem não pode nunca na vida representar os interesses de indivíduos tão dispares, com interesses e posições tão diferentes, e torna-se mais uma coisa elitista... E de maneira que estamos nisto.

Se me permitem, eu nao acho que o país esteja saturado de arquitectos. Os arquitectos é que estão a começar a ficar saturdos do país!!
se não existissem tantos desenhadores, tecnicos, engenheiros, operarios da construção civil.. enfim... um universo de Artistas a fazer arquitectura, provavelmente o cenário que o Sputnik retrata não seria este, que infelizmente corresponde á dura realidade.

Mas isto leva-nos para um outro tema de discução, como já foi aqui falado no forum, como por exemplo a revogação do D.L. 73/73

É tão simples quanto isto, havendo mais trabalho, o pretexto saturação deixa de existir.

lol Pois. Mas sabes que mesmo que não revoguem essa coisa, as camaras tem poder para, se quiserem, dizerem: só se aceitam projectos de arquitectos, e pronto. Só ainda não descobriram as vantagens de uma atitude dessas

Sei que não posso chegar aqui e falar como se tivesse muita experiência, mas não acho que seja essa a maneira correcta de incentivar os estudantes de arquitectura. Arquitectura para mim é um sonho, uma paixão e um fascínio..Sei que provavelmente vou andar desempregada e a trabalhar enquanto outros assinam o meu trabalho, mas também sei que com sorte e se formos verdadeiramente bons, conseguimos o que queremos! Ninguém começa logo de cima...ou os que começam nem chegam a aproveitar tudo o que a vida lhes tem para ensinar. Viajar, sim é bastante importante para um arquitecto, encontrar se sempre muito bem actualizado...e não é começar só no curso...uma pessoa tem que ter curiosidade...no 10º ano já se deve saber o que foi o organicismo, funcionalismo, e todas as outras correntes...os professores devem motivar a mente do aluno para a cultura geral...porque há muitos que chegam ao primeiro ano sem saber quem foi Le corbusier, Frank Lloyd wright, Norman Foster...-minha opinião - isto é que deve ser combatido...não o desvalorizar da profissão.

Bravo, Ana! Desde já agradeço a todos os que contestam e discordam das afirmações dos outros, é pra isso que venho aqui ao forum: para que discordem! E Contra-argumentem! É bom começar a adquirir alguma cultura antes, mas o verdadeiro entendimento começa só depois da prática: arquitectra aprende-se fazendo! Não há outra forma. Depois de passar pela dificuldade de projectar, então vamos consultar os outros: é indispensável ter uma vasta base de dados de forma a ser possível investigar todo o tipo de coisas: materiais, estratégias, ideias, conceitos, soluções, tudo. É pra isso que serve a história, não para marrar. Em vez de aprender arquitectura em História da Arte, os alunos deviam realizar projecto em oficinas, por exemplo! Bom, mas o melhor mesmo é não esperares que te digam o que fazer e pores mãos à obra... Boa sorte

Assim e' que se fala. Abres uma revista de arquitura Portuguesa e so ves o passado o presente e futuro não existe , so la' para o fim ves uma reportagem de arquitectura inovadora , futurista , mas e Internacional . Quando SPUTNIK , diz que estudamos Historia da Arte em vez de ir para a oficina e inventar dar largas a imaginação , em vez andamos a aprender o que foi a vida de alguns bons arquitºs , . Quem não arrisca não petisca ! Estou neste momento a ver numa ..., uma reportagen com texto de João Miguel Figueiredo Silva , sobre o Hotel Songjiang com design inovador , com um cenario majestoso , na China

Só um aparte eu não sei o que sei, pela História de Arte, aliás...eu tou no 12º e ainda tou a acabar o período da cultura da gare...logo, aquilo foi adquirido por interesse no assunto, e curiosidade em conhecer..e que acho que faz falta a todos! Obrigado por terem comentado asseguir! E obrigado pelos conselhos!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.