Jump to content
Arquitectura.pt


[Dúvida] Para que serve um Caderno de Encargos?


ricardo.figueira

Recommended Posts

Olá, Gostaria de saber a vossa opinião sobre o interesse que um Caderno de Encargos tem para cada um dos intervenientes no processo construtivo desde o anteprojecto até à construção. É sempre solicitado um Caderno de Encargos ao Arquitecto? Este inclui orçamento, condições administrativas, condições técnicas dos materiais e condições técnicas dos processos construtivos? Cumprimentos, RF

Link to comment
Share on other sites

Num plano ideal, o caderno de encargos seria aquilo que salvaguarda a feitura do projecto de acordo com tudo o que está desenhado e postulado no projecto, sem ele, é sempre mais fácil, o construtor roubar uma coisa ali e acolá, o sítio preferido para o gamanço são sempre os isolamentos e as impermiabilizações, porque simplesmente ninguém vê, só se sente depois na prática, ao habitar determinada habitação.
Como as coisas não se passam num plano ideal, a maioria dos projectos não possuem cadernos de encargos, posso mesmo avançar, cadernos de encargos não chega, temos que andar em cima das pessoas, numa de fiscal, para que as coisas sejam todas feitas, sem supressão de material, que onera o desemprenho da habitação para pior.

A maioria dos empreiteiros não gosta de cadernos de ancargos e para os projectistas, é sempre uma coisa que dá muito trabalho a fazer (realmente dá).

Link to comment
Share on other sites

Um bom caderno de encargos dá muito trabalho... muitas horas de pesquisa e escolha de técnicas e materiais...


Concordo plenamente, só que há por ai uns Cadernos que incluem umas especificações técnicas especiais do tipo "standard "e muito "lights", que andam de atelier em atelier em copy & paste. Muitos deles com Condições Técnicas Especiais ( CTE) já desactualizadas, Do género vamos colocar um caderno de encargos apenas porque é necessário, não vá haver problemas, ... as nossas atitudes tem de mudar de vez.
Link to comment
Share on other sites

Parece claro que o CE é uma peça fundamental do projecto, apesar de não ser sempre bem tratado pelo diversos intervenientes. Que ferramentas utiliza o arquitecto para elaborar um documento deste tipo? O Word é suficiente? Há disponibilidade da equipa de projecto elaborar um CE específico para uma obra? Existem bases de dados públicas que podem ser consultadas para a elaboração de CT de CE? Para as várias especialidades existe, na maior parte dos casos, legislação e normalização específica. Conhecem regulamentação para a elaboração do próprio CE? Cumprimentos, RF

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.