Jump to content
Arquitectura.pt


Software de modelação / renderização


ruivenda

Qual o software para modelação /renderização que mais utilizam?  

379 members have voted

  1. 1. Qual o software para modelação /renderização que mais utilizam?

    • 3ds MAX
      81
    • 3ds VIZ
      21
    • Cinema 4d
      24
    • Maya
      7
    • Blender
      7
    • Mental Ray
      8
    • V-ray
      46
    • Maxwell
      15
    • Podium
      3
    • Revit
      33
    • Archicad
      44
    • Vectorworks + Renderworks
      3
    • Allplan
      4
    • Bentley Architecture
      4
    • Sketchup + PODIUM
      42
    • Lightwave
      2
    • Softimage XSI
      3
    • Rhino 3D
      15
    • Outro
      26


Recommended Posts

Ora bem pessoal... Vamos aqui lançar uma votação.... Qual o ou os softwares de renderização/modelação mais utilizado entre nós, os amantes da arquitectura. Atenção que é para modelar arquitectura e não as outras coisas demais... Estou curioso com os resultados....:icon_pistoles: Como é lógico podem-se seleccionar vários :)

Link to comment
Share on other sites

Pois... Também me parece... Mas vale sempre a pena... Quanto mais não seja alertar que existem outros para além dos obvios...

Deixo aqui um link com um comparativo actualizado... Espreitem... A propósito estão a faltar dois importantes (o Lightwave e o Softimage XSI)... Votem no outro e depois especifiquem... Estes passaram-me...

http://www.tdt3d.be/articles_viewer.php?art_id=99

Link to comment
Share on other sites

OUTRO: Sketchup + PODIUM ... por exemplo... Barato, simples e eficaz... consegue ganhar concursos... impressiona os clientes... e melhor de tudo... em apenas 15/30mn temos um render bastante aceitável a sair do "forno" num PC, de gama baixa... Já tinha referido... é BARATO e rápido...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pois... Ficaram alguns por nomear... mas como não tenho permissões para alterar por enquanto fica assim até que aalguém o faça por mim... Já agora podem apagar a duplicação das mensagens anteriores... Também não tenho condições para isso e não escrevo aqui só para encher números...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

o cinema 4D consegue excelentes resultados mas não é mto fácil para quem não sabe mexer, no entanto o maia é impressionante mas contudo é mto complexo. Por isso o melhor na minha opinião é mesmo cinema 4d
:)


É interessante mas a sua interacção com o AutoCAD 2008 é impossivel...

EDITADO (2007/12/10) Telefonaram-me da empresa que comercializa a informar que esta nova release 10.5 já permite o uso de DWG's e DXF's.
Devem ter percebido que estavam a abdicar de uma grande parte de possiveis clientes e decidiram pagar os royalties pelo uso do sistema de ficheiros DWG...

Abraços,
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

ainda falta o artlantis studio que é muito facil de utilizar existe a versao estudante 'free' e o preço do profissional ronda os 800€.é muito facil de utilizar e bastante rapido. por exemplo um render com 1024x768 demora 1 a 2minutos.este programa para alem de fazer renders tambem faz filmes.... actualmente na compra de uma licença está a ser oferecida uma segunda licença :p

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Não percebo como não foi incluido ou ainda ninguem mencionou o Rhinoceros... Nunca tinha ouvido falar dele antes de estagiar na holanda, onde me apercebi que era uma ferramenta comum em qualquer canto da europa... a par do 3d studio, maya ou cinema4d. Considero-o bastante melhor na modelação (mais simples), mas não substitui a qualidade de render que os outros softwares têm.

fica aqui a pagina:
http://www.rhino3d.com/

é verdade... trabalha com NURBS (o que simplifica e suaviza qualquer superficie, pois uma esfera é uma esfera e não milhoes de triangulos em forma de esfera...) Mas como já disse, o render não vale grande coisa, são precisos alguns plugins (v-ray penguin etc...) para se aproximar dos outros ... tanto a nivel foto-real como de animação.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 weeks later...

Já agora, eu tenho o Sketchup pro 6.4 mas não tem render embora consiga fazer muitas brincadeiras de volumes para orientação de trabalhos... Só que eu não tenho esse render PODIUM e também sei que, com um REnder ainda pode ficar melhor ou mais real... Se por acaso alguêm me poder dizer como faço para o instalar e como o instalar eu agradecia!!! Obrigado!!!

Link to comment
Share on other sites

Atualmente utilizo o Rhinoceros para modelar mobiliários e peças mais detalhadas pela facilidade que é fazer isso no Rhino.. para modelar o bom e velho Sketchup.. depois tudo se junta no Cinema 4D para renderizar com plugins de Vray e Vue Xstream. alguém aqui ja ouviu falar em Vue Xstream?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Então a imagem veio aqui parar? Já agora a autora queria acrescentar que a imagem serviu para testar a nova versão do Revit Architecture 2009, a renderização está apenas a 300dpi, e aquele fundo estranho foi uma forma de ultrapassar o facto de esta versão ter omitido a opção background, pormenor que será resolvido a curto prazo pela Autodesk.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Eu pessoalmente sou mais um dos que partilha da ideia que os render's é mais um mero "pormenor" de apresentação do produto final ao cliente, é certo que uma boa imagem vende, mas considero ser uma das menores prioridades que um arquitecto deve ter, exitem outras preocupações bem mais importantes em que nos devemos empenhar. Eu utilizo o 3d apenas como mais um elemento de trabalho, no fundo quase como um maquete virtual para ajudar o cliente a perceber determinados aspectos que em 2d não terá uma leitura directa. Utilizo o Sketchup, Artlantis, Planit Fusion (para interiores) entre outros.. Alguem me esclarece qual a diferença entre o 3d studo max para o viz? e qual a função do V-Ray?

Link to comment
Share on other sites

O VIZ será descontinuado. Era um MAX "limitado" já que estava mais direccionado ao mercado da visualização/renderização que o max, que era um faz-tudo como o autoCAD (até jogos dá pra fazer - o limite é a imaginação). Neste momento existem dois produtos apresentados na versão 2009 - o MAX Design e o 3ds MAX. Neste campo invertem-se os papéis. O MAX Design tem mais funcionalidades que o MAX normal e é o que está mais direccionado para o mercado da arquitectura, já que tem os novos pro-materials (materiais avançados) novos motores de estudo de insolação e avaliação "térmica" do edifício. Tem ainda ligações melhoradas e afinadas com outros softwares nomeadamente o Revit que inclui também já o novo motor de render do 3ds max - o mental ray (motor de render de qualidade do max). O v-ray é um dos plug-ins de renderização para o max e outros softwares mais utilizado. É um motor de render também avançado, com cálculo de luz muito bom e com resultados impressionantes para o tempo de renderização que proporciona. É um plug-in muito utilizado especialmente em interiores. Na prática os resultados dependem sempre do artista que os produz, mas este plug-in consegue resultados bons em pouco tempo de cálculo, comparativamente ao mental ray que vem com o max. Eu não utilizo o 3d como resultado final para o cliente ver. Eu utilizo o 3d como ferramenta de trabalho e auxiliar de projecto, sim como uma maquete virtual, que me ajuda a tomar decisões de projecto que de outra forma demoraria mais tempo a tomar...

Link to comment
Share on other sites

Uma das grandes diferenças do max pro viz, que agora deixou de existir era a limitação, ao nivel de memoria e capacidade de processamento, ou seja, a grande diferença era que o Viz apenas funcionava em plataformas a 32bit estando deste modo limitado a 3gb e qq coisa de Ram. o max funciona em Plataformas a 64 bit, mas a partir do momento em surgiu o max design e tal, todos eles funcionam a 64bit tirando deste modo mais partido da Ram existente e do multi processameno.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.