Jump to content
Arquitectura.pt


Estudos em Portugal ou em França??


Guest

Recommended Posts

Boa tarde, Estou no 11° em França (Paris) . Eu sei que tenho a oportunidade de estudar em França.. Mas eu gostaria de "mudar d'ares" e por isso pensei ir estudar no Porto.. Eu sei que ainda tenho tempo para pensar nisso mas queria informar me antes para poder escolher com calma! Eu queria saber como sao as faculdades de arquitetura ai em portugal?? soube que é preciso ter uma media alta.. tipo 18/19.. Mas aqui (em França) é MUITO raro as pessoas que tem essas notas.. e por isso queria saber se tenho a possibilidades de entrar ou nao?? (tenho uns 12) [eu nao queria vir com a ERAMUS queria mesmo fazer totalidade dos meus estudos ai] Mas tambem queria saber se as faculdades em portugal sao melhores que em França?? Obrigada se de me esclaraceram isso tudo :D PS: desculpa se dou alguns erros so que vivo em frança portanto eu falo muito melhor frances do que POrtugues..

Link to comment
Share on other sites

França. Estudas em Franca, acabas o curso em Franca e procuras trabalho em Franca, Belgica, Europa, Africa Francofona, ... se quiseres aventurar noutro pais aventura-te num pais mais stressante... com mais carga de trabalho e mais rigor... quando quiseres trabalhar para Portugal tens trabalho garantido e assim podes viver neste romantismo de viver na terra das tuas raizes... nao estou a ser mauzinho contigo. Alem do mais os emigrantes sao tratados abaixo de caes aqui em Portugal... portanto mais vale estudares ai e vires trabalhar depois.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Continuando este, tambem eu me enquadro numa situacao semelhante, so que eu estudo ca... tambem no 11º...! E ai e que esta a minha grande dúvida... PORQUE que em Portugal é necessaria uma média de 18 para entrar em Arquitectura...? Eu sinceramente nao a tenho...! Sera que nao existe uma Universidade (decente) em Portugal Que Peca médias mais baixas...? Em Franca Universidades Publicas e prestigiadas, como a de Malaquais, Versailles, Bellevilles.. Ect...! Nao Entendo...! Quais As Diferencas... O Que E Melhor Ca e La...?

Link to comment
Share on other sites

A diferença é que há muitos estudantes a quererem entrar em Arquitectura.
A média não é 18... a nota mínima de entrada é 100 pontos.

Dados estatísticos de 2006:
Candidatos à FAUTL: 774
Colocados: 110

Como deves calcular, entram aqueles com nota mais alta...

:)

Link to comment
Share on other sites

Segundo a minha professora de Portugues.. Em França entra "quem quer" (quaz) mas nao tem a certeza que vao ficar até o fim.. Ao contrario de Portugal que escolhe so os melhores mas tem a certeza que ficam la até o Fim.. Ja decidi que ia estudar para o Porto.. e nao tenho que me preocupar muito com as minhas notas.. porque devo fazer um ou dois exames "para estrangeiros" antes de entrar.. e que ha sempre vagas para "os estrangeiros" portanto nao devo ser prejudicada..

Link to comment
Share on other sites

se tens possibilidade de estudar cá em Portugal, então força e aproveita essa oportunidade! o ano passado tive na minha turma uma colega de Erasmus de França e muito sinceramente a ideia com que ficamos da prestação dela não foi das melhores..

tudo bem que um caso é um caso e não se pode generalizar... mas ela era de facto bastante fraquinha e pelo que ela nos contava, deu-nos a entender que o curso de arquitectura em França (pelo menos na fac dela) era demasiado teórico! tanto no que diz respeito às cadeiras no geral como também à de projecto...

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Pois.. eu sei que ha certas fac que sao muito teoricas.. Mas a fac onde eu queria entrar se nao fosse para o Porto.. é conhecida por fazer muita pratica (agora nao sei se é como em portugal) .. E a minha professora de Portugues disse que em Portugal as Fac de Arquitetura sao umas das melhores da Europa.. Por isso queria ter uma boa formaçao ja que tenho a possibilidade.. :)

Link to comment
Share on other sites

Pois talvez esteja no centro da Europa.. mas se nao tirar uma Boa formaçao nao vale de nada.. e posso muito bem depois voltar a França.. por enquanto nao sei onde vou trabalhar.. mas isso depois ve-se! E eu sei que a nivel de empregos Portugal nao esta muito bem ... mas eu estou so a falar de estudar..

Link to comment
Share on other sites

não me digas que o ensino na frança não é bom, quando falei do facto de estares no centro da europa é pq tens mais facilidade de poderes conviver com outras culturas, isso é muito importante para um arquitecto.. sinceramente penso que devias pensar bem antes de vires para portugal, se as pessoas falam mal de portugal, por algum motivo é...

Link to comment
Share on other sites

O ensino em Portugal é melhor.. E acho que se as pessoas falam mal de Portugal é pela falta de trabalho.. nao é no ensino.. Nisso Portugal é Bem visto.. Por alguma coisa é que dizem que tem umas da melhores fac de arquitetura, ingenheria e medecina da Europa.. Posso estar a inganar me.. mas duvido.. pelo menos nisso.

Link to comment
Share on other sites

Melaguesh... Sou Frances... E tou em Portugal ha 8 anos...! De férias é tudo muito bonito... mas depois viver e tudo muito diferente...! E ainda por cima se vais para o Porto... Isto sem falar MAL de maneira nenhuma ha quem ai vive... Porque eu proprio vivi em Esposende dois anos... e foram momentos inesqueciveis... Mas sinceramente as mentalidades do Norte a da Franca... E completamente diferente... E vais ter muitas dificuldades em habituar-te a certas coisas... Mas se e isso que queres... Vai em frente...! A minha situacao e a inversa... E acho que dizeres que a educacao em Franca e pior que em Portugal estas muito enganado... Penso eu... pelo menos tudo antes do superior assim o e...!!! Eu gostava de saber qual a vossa opiniao, de quem tiver esse conhecimento, de como sao as Universidades de Arquitectura em Franca...!

Link to comment
Share on other sites

Quando disse que o ensino era melhor em Portugal eu estava a falar pelo menos das faculdades de arquitetura fora disso nao sei... Talvez sejam diferente.. mas integrar-se noutro modo de vida talvez seja bom.. e de toda a maneira se estiver mesmo mal em Portugal (espero bem que nao, e nao devo) posso muito bem voltar a Franca.. nunca sera um ano de perdido.. terei um ano de experiencia .. que so me podera fazer bem...

Link to comment
Share on other sites

ARK... Eu nao estava interessado em fazer Erasmus... Mas sim na integralidade do curso... Sou Portugues e Frances... Mae Francesa e Pai Portugues... Vivi La Ate Os 9 anos... e falo em caso... tendo por isso um nivel de Frances tao bom como Portugues... pelo menos oral...! E tenho possibilidades de fazer la os meus estudos... e e por isso que gostava de saber a vossa opiniao sobre as escolas francesas de Arquitectura...!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Antes de tomarem uma decisão vejam muito bem como está o mercado de trabalho dos Arquitecto em Portugal e no resto da Europa (Franças, Suiças, Belgicas, etc.) olha que isto está mau e a arquitectura não devem ser excepção. Custa-me muito ver bons arquitectos irem parar aos grandes gabinetes de arquitectura como escravos ou operadores de autocad. Cuidado que o desemprego em Portugal não é pera doce. Podem ser alunos fantásticos nas faculdades mas depois os Lobies entram em acção e os trabalhos são só para amigos.
Por cá só muito recentemente se deixou de projectar a casa à portuguesa mas componente do projecto é sempre mal paga e pouco respeitada.
Desculpem-me o pessimismo ...

RM

PS - Parabens a este forum de profissionais e interessados na arquitectura. É muito importante a troca de informações e conhecimentos (o chamado Knowledge Management de que os gurus falam) .Tenho que a minha profissão (Engª Electrotecnica) não tenha um fórum com este nível...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.