Jump to content
Arquitectura.pt

LFigueiredo

O Arquitecto/a...Que considera ser de maior referência?

Qual considera ser o arquitecto/a de maior referência?  

290 members have voted

1. 1. Qual considera ser o arquitecto/a de maior referência?

• Tadao Ando, Japão
      40
    • Luis Barragán, Mexico
      8
    • Gottfried Böhm, Alemanha
      0
    • Gordon Bunshaft, EUA
      0
    • Oscar Neimeyer, Brasil
      38
    • Paulo Mendes da Rocha, Brasil
      6
    • Jacques Herzog and Pierre de Meuron, Suiça
      24
    • Christian de Portzamparc, França
      1
    • Sverre Fehn, Noruega
      1
    • Sir Norman Foster, Inglaterra
      11
    • Frank Gehry, Canadá
      7
    • Zaha Hadid, Iraque
      18
    • Hans Hollein, Austria
      0
    • Philip Johnson, EUA
      1
    • Rem Koolhaas, Holanda
      18
    • Fumihiko Maki, Japão
      0
    • Thom Mayne, EUA
      2
    • Richard Meier, EUA
      2
    • Rafael Moneo, Espanha
      3
    • Glenn Murcutt, Inglaterra
      0
    • Ieoh Ming Pei, China
      0
    • Renzo Piano, Itália
      4
    • Kevin Roche, Irlanda
      0
    • Richard Rogers, Inglaterra
      1
    • Aldo Rossi, Itália
      2
    • Alvaro Siza, Portugal
      95
    • James Stirling, Inglaterra
      0
    • Kenzo Tange, Japão
      1
    • Jørn Utzon, Dinamarca
      7
    • Robert Venturi, EUA
      4

Recommended Posts

Como é que isto se converteu numa comparação de Siza/Calatrava? LoL Eu gosto das obras de Calatrava porque as acho mais interessantes, então a nível de desenho nem se fala! A componente de engenharia que ele é capaz de aplicar às suas obras fazem com que o final resulte de uma forma bastante distinta. Os desenhos de Siza valem pelo que valem, mas não me agradam tanto (sem cair no ponto de dizer "este ou aquele é mais giro"). Não me parece correcto fazer este tipo de comparação porque claramente a obra de um e de outro são bastante distintas. E pelo que conheço de um e outro, Calatrava agrada-me mais! Não quer isto tudo dizer que não goste das obras de Siza, será sempre um arquitecto que devemos ter como referência. Epa, não posso gostar só por gostar? Raios... :)

Mas como não podemos comparar a obra do Siza à do Calatrava? Não estamos a falar de arquitectura? Temos de ser capazes de discutir e estabelecer comparações entre quaisquer obras de arquitectura porque todas pertencem ao mesmo domínio. Não só podemos como faz todo o sentido.

o ASm falou bem agora. tal como comparamos música, a arquitectura é , tal como outra disciplina, um elemento a ser comparado/criticado/estudado. fui para a arquitectura devido a um livro e ao "click" que este fez sobre mim, e por acaso era do Calatrava. Ontem fui à Escola Superior de Educação de Setubal...... hoje, não é pelo calatrava que nutro o meu maior interesse / paixão da arquitectura. acho tudo demasiado "semelhante", embora pense que em termos de conceitos e de beleza arquitectónica, o Calatrava consegue,a um primeiro olhar, um sentimento mais próximo e instantaneo à pessoa. devido, a meu ver, às escalas de intervenção a que estamos habituados a ver os seus projectos. É preciso percebermos escalas, etc. e o Calatrava trabalha, na maior parte das vezes, ou o que conheço, numa grande escala. o Siza...tem um desenho incrivelmente belo.e além do desenho, a concretização é bem conseguida, embora tenha falhas em alguns pontos na construção. a ESE em Setubal é incrivemente bela, em todos os aspectos. de noite é linda, a escala é perfeita. e a iluminação, algo tão "esquecido" por nós, desenha uma "lua cheia" artificial... os enquadramentos são muito bons, a própria funcionalidade do edifício está muito bem resolvida, a entrada no mesmo é muito simplificada mas deixa-nos ali no meio de um átrio de entrada a uma escala muito boa..e depois entramos nas duas "ruas" do edificio, cada uma com a sua particulariedade... a sério..é daquelas obras que não vale a pena visitar, apenas, 10vezes... sem dúvida, uma das melhores obras em Portugal. por isso o Siza é um dos melhores em Portugal. e para mim, por aquilo que me transmite quando percorro uma obra dele, é uma das minhas refências. e isto não quer dizer que faça caixas brancas :) tento, acima de tudo, fazer com que o que projecto tenha hipotese de criar o mesmo sentimento que , principalmente, a ESE "liberta" para as pessoas.

Eu gosto das obras de Calatrava porque as acho mais interessantes, então a nível de desenho nem se fala!
A componente de engenharia que ele é capaz de aplicar às suas obras fazem com que o final resulte de uma forma bastante distinta.

Em que obras do Calatrava já estiveste e experencias-te ?

È que talvez isso seria fundamental para perceber a sua obra, e as opiniões poderiam realmente alterar-se...

Bem... Estou surpreendido com os resultados... Não por Herzog e de Meuron estarem a frente mas pelo nosso Siza ter tantos votos. Tanta gente a criticar a idolatria ao Siza e afinal......

Isso talvez não seja por ele ser simplesmente português ou então não conhecem mais nenhum...

---

Acabei por votar no mexicano... apesar de não ser o único, gostei das obras dele na pequena pesquisa que fiz para esta votação, eu gostei do seu estilo. Apesar de haver outros, acabei por votar nele, para variar...

Nem os clássicos Italianos:
Scarpa
Albini
Gardella
Ridolfi

Luigi Moretti, expoente máximo esquecido por ter andado de mãos dadas com o fascismo Italiano.

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Blog/Coluna%20de%20Post/LuigiMoretti.jpg

O mal dele foi não ter recebido um premio pritzker, senão figurava na lista Para o Robert Venturi, os arq de referencia eram os Maneiristas e barrocos. Grassi admirava muito o schinkel. Aldo Rossi tinha uma grande admiração por ADOF LOOS. Corbusier não fazia o que fez sem os Romanos e os gregos. Arq é intemporal

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.