Jump to content
Arquitectura.pt


O Arquitecto/a...Que considera ser de maior referência?


LFigueiredo

Qual considera ser o arquitecto/a de maior referência?  

290 members have voted

  1. 1. Qual considera ser o arquitecto/a de maior referência?

    • Tadao Ando, Japão
      40
    • Luis Barragán, Mexico
      8
    • Gottfried Böhm, Alemanha
      0
    • Gordon Bunshaft, EUA
      0
    • Oscar Neimeyer, Brasil
      38
    • Paulo Mendes da Rocha, Brasil
      6
    • Jacques Herzog and Pierre de Meuron, Suiça
      24
    • Christian de Portzamparc, França
      1
    • Sverre Fehn, Noruega
      1
    • Sir Norman Foster, Inglaterra
      11
    • Frank Gehry, Canadá
      7
    • Zaha Hadid, Iraque
      18
    • Hans Hollein, Austria
      0
    • Philip Johnson, EUA
      1
    • Rem Koolhaas, Holanda
      18
    • Fumihiko Maki, Japão
      0
    • Thom Mayne, EUA
      2
    • Richard Meier, EUA
      2
    • Rafael Moneo, Espanha
      3
    • Glenn Murcutt, Inglaterra
      0
    • Ieoh Ming Pei, China
      0
    • Renzo Piano, Itália
      4
    • Kevin Roche, Irlanda
      0
    • Richard Rogers, Inglaterra
      1
    • Aldo Rossi, Itália
      2
    • Alvaro Siza, Portugal
      95
    • James Stirling, Inglaterra
      0
    • Kenzo Tange, Japão
      1
    • Jørn Utzon, Dinamarca
      7
    • Robert Venturi, EUA
      4


Recommended Posts

  • Replies 130
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como é que isto se converteu numa comparação de Siza/Calatrava? LoL Eu gosto das obras de Calatrava porque as acho mais interessantes, então a nível de desenho nem se fala! A componente de engenharia que ele é capaz de aplicar às suas obras fazem com que o final resulte de uma forma bastante distinta. Os desenhos de Siza valem pelo que valem, mas não me agradam tanto (sem cair no ponto de dizer "este ou aquele é mais giro"). Não me parece correcto fazer este tipo de comparação porque claramente a obra de um e de outro são bastante distintas. E pelo que conheço de um e outro, Calatrava agrada-me mais! Não quer isto tudo dizer que não goste das obras de Siza, será sempre um arquitecto que devemos ter como referência. Epa, não posso gostar só por gostar? Raios... :)

Link to comment
Share on other sites

o ASm falou bem agora. tal como comparamos música, a arquitectura é , tal como outra disciplina, um elemento a ser comparado/criticado/estudado. fui para a arquitectura devido a um livro e ao "click" que este fez sobre mim, e por acaso era do Calatrava. Ontem fui à Escola Superior de Educação de Setubal...... hoje, não é pelo calatrava que nutro o meu maior interesse / paixão da arquitectura. acho tudo demasiado "semelhante", embora pense que em termos de conceitos e de beleza arquitectónica, o Calatrava consegue,a um primeiro olhar, um sentimento mais próximo e instantaneo à pessoa. devido, a meu ver, às escalas de intervenção a que estamos habituados a ver os seus projectos. É preciso percebermos escalas, etc. e o Calatrava trabalha, na maior parte das vezes, ou o que conheço, numa grande escala. o Siza...tem um desenho incrivelmente belo.e além do desenho, a concretização é bem conseguida, embora tenha falhas em alguns pontos na construção. a ESE em Setubal é incrivemente bela, em todos os aspectos. de noite é linda, a escala é perfeita. e a iluminação, algo tão "esquecido" por nós, desenha uma "lua cheia" artificial... os enquadramentos são muito bons, a própria funcionalidade do edifício está muito bem resolvida, a entrada no mesmo é muito simplificada mas deixa-nos ali no meio de um átrio de entrada a uma escala muito boa..e depois entramos nas duas "ruas" do edificio, cada uma com a sua particulariedade... a sério..é daquelas obras que não vale a pena visitar, apenas, 10vezes... sem dúvida, uma das melhores obras em Portugal. por isso o Siza é um dos melhores em Portugal. e para mim, por aquilo que me transmite quando percorro uma obra dele, é uma das minhas refências. e isto não quer dizer que faça caixas brancas :) tento, acima de tudo, fazer com que o que projecto tenha hipotese de criar o mesmo sentimento que , principalmente, a ESE "liberta" para as pessoas.

Link to comment
Share on other sites


Eu gosto das obras de Calatrava porque as acho mais interessantes, então a nível de desenho nem se fala!
A componente de engenharia que ele é capaz de aplicar às suas obras fazem com que o final resulte de uma forma bastante distinta.


Em que obras do Calatrava já estiveste e experencias-te ?

È que talvez isso seria fundamental para perceber a sua obra, e as opiniões poderiam realmente alterar-se...
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bem... Estou surpreendido com os resultados... Não por Herzog e de Meuron estarem a frente mas pelo nosso Siza ter tantos votos. Tanta gente a criticar a idolatria ao Siza e afinal......


Isso talvez não seja por ele ser simplesmente português ou então não conhecem mais nenhum...

---

Acabei por votar no mexicano... apesar de não ser o único, gostei das obras dele na pequena pesquisa que fiz para esta votação, eu gostei do seu estilo. Apesar de haver outros, acabei por votar nele, para variar...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O mal dele foi não ter recebido um premio pritzker, senão figurava na lista Para o Robert Venturi, os arq de referencia eram os Maneiristas e barrocos. Grassi admirava muito o schinkel. Aldo Rossi tinha uma grande admiração por ADOF LOOS. Corbusier não fazia o que fez sem os Romanos e os gregos. Arq é intemporal

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.