Jump to content
Arquitectura.pt


guillermo vargas: arte?!


Recommended Posts

  • Replies 106
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fica aqui mais um artista...

Artista plástico procura doente terminal
O artista plástico alemão Gregor Schneider quer fazer uma instalação com um doente terminal, que esteja disposto a passar as suas últimas horas dentro de uma galeria de arte e a morrer em frente ao público.


A mais recente proposta do alemão Gregor Schneider está a causar polémica no seu país. O artista plástico anda à procura de um doente terminal que esteja disposto a agonizar e morrer no centro de uma instalação, na presença do público, dentro de uma galeria.

O artista defende a sua ideia com o argumento de que tornar a morte pública pode contribuir para amenizar o medo do momento final da vida.

Como animais no Jardim Zoológico

Esta não é a primeira vez que Gregor Schneider utiliza a morte como temática de uma obra artística. Além de ter encenado a sua própria morte, o artista já fez esculturas inspiradas no tema. Também já apresentou uma instalação onde figurava uma mulher morta, representada por uma boneca.

Scheneider, que alega ter recebido ameaças de morte depois de tornar pública a sua pretensão, afirma que tratará a morte de uma maneira respeitosa, e que o doente ficaria num espaço fechado, cujo acesso seria controlado, com um mínimo de privacidade. Segundo o artista, todo o processo artístico vai ser desenvolvido com o consentimento do doente e dos seus familiares, que poderão decidir a forma como o mesmo se apresentará em público.

Para políticos de esquerda e de direita, que criticaram o projecto, trata-se de um 'abuso da liberdade artística'.

Sílvia Loehrmann, do Partido Verde no Estado da Renania do Norte-Vestflália ( local onde Schneider quer expor a sua instalação) vai mais longe. Esta deputada diz que não consegue imaginar que haja pessoas com interesse em ver "um moribundo" num redoma, tal como se estivessem a observar "animais no zoológico".


in: http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/302914
Link to comment
Share on other sites

O primeiro causa impacto e passa a mensagem... para quem vem atrás fica sempre aquele sentido de cópia, quase de plágio conceptual... sinceramente acho estas últimas notícias ridículas e inaceitáveis...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

O primeiro causa impacto e passa a mensagem... para quem vem atrás fica sempre aquele sentido de cópia, quase de plágio conceptual... sinceramente acho estas últimas notícias ridículas e inaceitáveis...



Essas situações é que devem ser rejeitadas e condenadas!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.