Jump to content
Arquitectura.pt


guillermo vargas: arte?!


Recommended Posts

  • Replies 106
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Houve um artista que decidiu copiar o Vargas...

Crime na Covilhã

Brincadeira terá causado a morte a um homem de 40 anos
O caso está a chocar os habitantes da Covilhã. Um grupo de jovens é suspeito de amarrar um homem embriagado a uma grade e de o abandonar durante a noite. O homem foi encontrado de manhã, já sem vida. Os jovens estão a ser ouvidos. À entrada para o tribunal foram vaiados.

Terá sido uma brincadeira de mau gosto. Já não era a primeira vez que os jovens suspeitos se metiam com a vítima. O homem tinha cerca de 40 anos, vivia em Borralheira de Orjais, e era considerado pelas autoridades policiais como "uma pessoa indefesa". Era normal acabar a noite num dos cafés no centro da aldeia, por vezes já um pouco embriagado. Era nessas situações que os jovens aproveitavam para brincarem com a vítima.

Desta vez, a brincadeira acabou mal. O homem foi encontrado, já sem vida, por volta das 6h30 de domingo amarrado entre as grades da janela do café e um dos pneus de uma viatura estacionada mesmo ao lado.

Quatro dos nove suspeitos foram constituídos arguidos. Dois dos rapazes têm 17 anos, um tem 22. Eram acompanhados por um homem mais velho com cerca de 40 anos. As causas da morte só vão ser determinadas pela autópsia. Para além das marcas das cordas, o corpo não apresenta sinais de agressões. Uma das hipóteses é o facto da vítima sofrer de asma.

Por estar debilitado devido à bebida, não terá tido capacidade para pedir ajuda. O frio da noite fez o resto.

O cadáver foi transportado para a morgue do Hospital da Covilhã. O caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária da Guarda.

De acordo com o que a SIC apurou, o resultado da autópsia vai demorar a ser definitivo. Foram também enviadas amostras para o Instituto de Medicina Legal para fazer exames de toxicologia.


in SIC

Link to comment
Share on other sites

Claro que acho mal... o cão ter morrido... Mas ao mesmo tempo, ate não critico o artista por isso! Porque!? 90% das pessoas que foram ao exposição, nunca iriam dar comida ao cão... logo o cão ia morrer! 80% das pessoas, não iriam reparar no cão... logo ia morrer! 50% das pessoas, iam reparar no cão mas não faziam nada! 30% das pessoas, era capaz de maltratar o cão. 25% das pessoas, eram capaz de ter pena do cão... 2% das pessoas, iam ajudar o cão! Ate foi uma grande mensagem... que o artista passou! Ninguem liga aos cães abandonados... mas quando se encontram foram do local habitual, na rua, as pessoas logo tem uma atitude diferente. Isso acaba por ser sinico... ou seja, se tiver na rua não interesa... se tiver de baixo de um tecto, passa a ser materia de conversa... Esta mal... as pessoas tem que cuidar dos cães em qualquer situação... Isto foi uma prova que as pessoas, so se importam com a aparencia... ele apesar de estar de baixo de um tecto, continuava abandonado... e as pessoas não tiveram qualquer tipo de moral, para o ajudar! As sociedades protectoras dos animais, nao podiam ter agido!? Lutam muitas vezes contra coisa, que nao tem sentido... e quando alguem faz algo, para alertar de um problema real... nao se mexem... O cão era abandonado... ninguem podia impedir de alguem o tirar da li! Concordo que nao foi a melhor atitude... mas tambem digo que nao foi a pior!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

peço desculpa se o facto de me chocar "com pouco" choca algumas pessoas...temos sensibilidades diferentes, é isso.
não sei onde foste buscar essas teorias e essas percentagens, mas parecem me completamente descabidas e sem sentido nenhum!...não sei onde vives, mas deves morar num mundo muito diferente do meu, e ainda bem que assim o é! o trabalho a mim não me choca. acho que estou preparada para ele, mas se não tiver, também facilmente se ganha calo...o importante é ter vontade para tê-lo...
de facto, esse senhor "artista" é que deveria ser deputado da nação! mas que bela mensagem ele nos transmitiu..já a estou a imaginar nos próximos cartões de natal :D fantástico!
talvez fosse bom redimires-te ao tema de conversa do tópico

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

A questão é... porque condenar um indevido que simplesmente mudou o local de um determinado animal? É arte? Como costumo disser: "A arte é aquilo que o artista diz que é! Difícil é definir o que é artista!" Porque não é arte!? Tudo depende de como se olha para as coisas... Por exemplo, no ataque em 11 de Setembro, foi mau... mas eu já vi fotos sobre o assunto que são, a meu ver, autenticas obras de arte. Outro exemplo foi aquele grande incêndio que ocorreu em Coimbra a uns anos... vi uma foto que estava um espectáculo. Apesar de nestas situações, serem uma desgraça... a forma que foi retirada a imagem, faz da mesma uma obra artística, apesar de retratar o sofrimento. Agora... neste caso não é uma foto, foi ao vivo... mas não é por isso que deixara de ser uma obra de arte. O conceito aqui aplicado é que da valor a obra. Se ele tive-se matado o cão... e depois colocar na exposição, ninguém diria nada. Coisa que deve ser feito por muitos artistas que gostam de fotografar carnes mortas. Mas ele simplesmente pós o cão na exposição... deixando da mesma forma de como ele estaria na rua. Pode ser chocante... mas acho que não deve ser caso para condenação. A meu ver, existem pessoas que fazem pior aos animais. --- margarida... eu não vivo num mundo diferente do teu, simplesmente sou realista. As pessoas normalmente não fazem nada contra os animais abandonados... a grande maioria não lhes da de comer... e deixam eles acabarem por morrer. Tu passas na rua... vês um cão abandonado... sentes pena, és capaz de fazer umas festinhas... mas segues o teu caminho, e nem sequer ligas-te ao canil municipal para irem buscar o cão... e nunca mais o verás. Ok... podes ate ter outra atitude, e nesse caso só tenho de te dar os parabéns, mas sendo realista, a maioria das pessoas faz isso... sentem pena mas não agem! Que valor tem a minha pena, se eu não fizer nada? Se as pessoas, não são capazes de ajudar um mendigo, como irão ajudar um cão? Se nem pessoas ajudam-se umas as outras, como vão ajudar os animais? Falo simplesmente no geral... mas, felizmente existem pessoas, que tem esses cuidados!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Atenção... uma coisa é captar o momento... sem ter qualquer influencia no mesmo... outra é provocar o momento propositadamente.

Talvez não me tenha explicado na melhor maneira...
O que eu queria disser, que este artista, a meu ver não fez nada que seja algo tão recriminador!

Outra coisa, é que apesar de uma obra retratar algo indesejável, não quer disser de que seja uma boa obra. Um exemplo disso é o World Press Photo... temos que admitir que muitas das fotos, são muito artísticas, apesar de retratarem uma dura realidade.

Por exemplo o fotojornalista James Nachtwey... apesar de ser jornalista, as suas fotos não deixam de ser muito artísticas: http://www.jokerartgallery.com/fotos/foto/jny/jny.php

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Atenção... uma coisa é captar o momento... sem ter qualquer influencia no mesmo... outra é provocar o momento propositadamente


ele provocou-o propositadamente.....os exemplos que dás nada tem a ver com o que se passou...se assim fosse, esse "artista" teria andado pela rua e tirado uma fotografia a um cão que estivesse por ali, magrinho e tal, parecendo que morreria de fome...ou então, ia para uma beira da estrada e esperava que, acidentalmente, alguém atropela-se um coelho que passa-se por acaso no meio da estrada.. agora assim não.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Acho que não foi assim tão propositadamente... pois o cao ja deveria estar num estado lastimoso... Por acaso não sei quanto tempo o cao esteve preso, mas talvez 2 semanas... se assim for... nao deveria morrer... a caes que aguentam mais tempo. ATENÇÃO: Apesar de estar a "defender" ate certo ponto este caso, não concordo que tratem mal os animais, nem que não cudem deles... Gosto de animais!!! So estou a olhar paea o conceito aqui aplicado, nada de mais...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

continuo sem perceber como é que isto aconteceu... isto não é arte, não é provocação, não é originalidade. É APENAS um distúrbio mental de um gajo que devia estar internado. Mais culpado do que ele é quem permitiu que ele expusesse esta..... (leia-se no lugar das reticências um palavrão) p.s. não percebo como falam em conceitos ou ideias. JAG, sinceramente acho que devias reler várias vezes o que escreveste. Conceitos??? o que é que isto tem de conceptual? o animal já devia estar em estado lastimoso??? quem é o artista para decidir isso? Por muito 'open minded' que possamos ser isto não tem defesa possível. ponto final parágrafo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

bitaites... como já disse não estou a defender nada nem ninguém. Neste caso estamos a criticar o que!? O artista ter feito o que fez, ou o artista dizer que é arte? Se tivermos a falar do que simplesmente fez, então sim tem toda a lógica a critica! Se tivermos a falar do artista dizer que é arte, então temos que olhar para a situação como uma forma artística e assim como a atitude que temos em relação as outras expressões artísticas, temos de ter para esta.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Se tivermos a falar do artista dizer que é arte, então temos que olhar para a situação como uma forma artística e assim como a atitude que temos em relação as outras expressões artísticas, temos de ter para esta.


Ele até podia dizer que o cão era a reincarnação da avó que o maltratou que nao me interessa... Cada macaco no seu galho e se há um maluco que afirma que isto é arte ele deve ser simplesmente internado. Conheço alguns que já o foram por menos. Dentro das nossas pretensões para a infindável liberdade criativa, acho que racionalmente devemos entender que quase tudo tem um limite. mesmo a arte. E a arte pela arte nem sempre é uma justificação plausível para os nossos devaneios...
Link to comment
Share on other sites

Na minha opiniao este Vargas segue a mesma linha de provocacao de outros artistas entre eles, Gustave Courbet que expos isto no seculo XIX: O que era na altura pior do que pornografia. Em certos paises mata-se quem tem a ousadia de mostrar tal coisa entre eles os EUA, veja-se o caso de Larry Flint. Ou tambem Duchamp e o seu Urinol... http://www.students.sbc.edu/evans06/images/Marcel%20Duchamp.jpg Portanto revelar um cao ah beira da morte eh mais uma obra de arte. Porque o que eh afinal a Arte? Nao serah a arte uma forma de comunicar entre o artista e o expectador. E penso que o artista conseguiu comunicar muito bem aquilo que queria transmitir... fez que as pessoas se revelassem ... a obra dele nao eh composta somente daqueles biscoitos e daquele cao como tambem ele usou as pessoas. Ele com a morte do cao fez que as pessoas se revelassem. Que revelassem a importancia que elas dao aos animais e a pouca importancia que dao aos seres humanos... Eh uma forma de fazer arte. Quando dizem que ele eh o exemplo que a arte morreu. Aquela arte em que ninguem compreende e que ficam todos a tentar compreender o que ela significa ou que pretende transmitir eh uma arte disfuncional que nao funciona. Penso que Guillerme Vargas eh um Artista. Porque ele entendeu como usar os elementos para despertar as pessoas. Os artistas tem que despertar as pessoas para uma determinada mensagem. As pessoas quando viram o cao foram indiferentes, porque a obra ainda nao estava finalizada, estava a decorrer... quando ela terminou... ainda nao compreenderam ... porque ao ficarem chocadas ainda a obra estava em concepcao e a ser finalizada. Ao estar finalizada ja todos se esqueceram dela... no entanto fez despertar as pesoas na maneira de tratar os animais como tambem na maneira de tratar o proximo... Porem. Como referi anteriormente...quando a obra estava finalizada ja havia caido no esquecimento. A Arte tem destas coisas. Ela desperta mas por breves momentos. Porque depressa cai no esquecimento. No entanto existe por ai muita falsa obra de arte que nao desperta ninguem. Porque mesmo os entendidos dormem e os que nao percebem nada de nada ainda dormem melhor.:)

Link to comment
Share on other sites

Concorde perfeitamente com o JVC!!! Era este o conceito de que estava a falar! JVC... grande explicação, estas de parabéns! Tocas-te no ponto em todos os sentidos. Estavas inspirando... :) Só um a parte... a Arte é aquilo que o artista diz que é arte. Difícil é definir um artista...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Mácio Ferreira... ler o conceito de artista!? Estives-te em arte? Já deste historia de arte? Conceitos de arte e de artista, são criados pelo os próprios artistas ao longo dos tempos. E quando não são fomos nos na actualidade que os criamos. Acho que se esta a entrar por um mau caminho no que se refere a arte! Estive em artes, e em Oficina de Artes, tinha que se fazer diversos trabalhos de pintura e desenho. E uma coisa que acho mal era a imposição de estilo e conceitos no acto criativo. Cada um deve ser criativo por si só, não por imposição de outros... Ate hoje, não se conseguiu ainda definir de uma forma quarente perante todos os críticos, o que é realmente a arte! Por isso disse e reafirmo... "Arte é aquilo que o artista diz ser. Difícil e definir o que é artista."

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.