Jump to content
Arquitectura.pt


PVC ou Alumínio


marco1

Recommended Posts

O PVC, não me convence devido ao largo numero de horas de sol que, pelo menos no Sul, apresenta. Apresenta boas qualidades termicas e técnicas, nomeadamente ao nível de ferragens, mas não mecânicas... Em áres florestais, com risco agravado de incêndio.. também não aconselho... Se for para ser colorido, em massa, por pelicula... ainda aconselho menos, visto essa protecção se deteriorar mais rapidamente que um aluminio termolacado. A comparar o PVC, com o aluminio... tens que compará-lo com aluminio bom, com ruptura térmica, vedação central e câmara europeia, no mínimo... Ps.: Excepto se o sistema de aluminio for bom, de marca credível, os PVC apresentam melhores ferragens.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

obrigado Pedro mas podias explicar melhor o seguinte: "O PVC, não me convence devido ao largo numero de horas de sol que, pelo menos no Sul, apresenta." porque...? "Apresenta boas qualidades termicas e técnicas, nomeadamente ao nível de ferragens, mas não mecânicas..." mecânicas?...

Link to comment
Share on other sites

obrigado Pedro mas podias explicar melhor o seguinte:

"O PVC, não me convence devido ao largo numero de horas de sol que, pelo menos no Sul, apresenta."
porque...?

"Apresenta boas qualidades termicas e técnicas, nomeadamente ao nível de ferragens, mas não mecânicas..."
mecânicas?...


O PVC, mesmo tratado contra os UV, passado algum tempo, especialmente no noso país se exposto ao SOL, deteriora-se... Se Branco, passa para um branco amarelado em cerca de 5/ 7 anos.
Se colorido, agora normalmente é efectuado por uma pelicula "colada ao PVC" também apresenta-se mais frágil à abrasão e outro tipo de anomalias.

Propriedades mecânicas...sim, Mecânica dos materiais:

1.estrutura dos materiais; tipos de deformação; métodos de caracterização mecânica.
2.Elasticidade: lei de Hooke; constantes elásticas; aspectos físicos; anelasticidade; valores típicos para os vários tipos de materiais.
3.Viscoelasticidade: viscoelasticidade linear; modelos reológicos; ensaios dinâmico-mecânicos.
4.Plasticidade: deslocações; mecânica das deslocações; deformação de materiais mono e policristalinos; plasticidade a baixas temperaturas; mecanismos microestruturais de endurecimento; recozimento após deformação; maclagem; texturas.
5.Fluência: mecanismos de fluência; efeitos da tensão e da temperatura; mapas de mecanismos de deformação; fractura devida à fluência.
6.Fractura: tipos; modos de fractura; mecânica da fractura linear elástica; tenacidade à fractura; superfície de fractura.
7.Fadiga: tensão cíclica; iniciação e propagação de fendas; curvas S-N; tensão limite de fadiga; superfícies de fractura.

percebido.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Claro está que algmas ou muitas das propriedades mecânicas do PVC, não são melhores nem pior que o aluminio... são diferentes... adequando-se ou não ao uso que lhe vamos dar. PS: dentro dos fabricantes de aluminio existem várias ligas (uns até fazem extrusão de perfis recorrendo a material reciclado, com poiores prestações), nos PVC's a mesma coisa, existem vários "cozinhados"...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O arquitecto sugeriu fazer as caixilharias para a minha casa em madeira de Iroco. Conhecem as carateristicas? A minha dúvida é entre o aluminio e a madeira, já que descarto o pVC por existirem grandes vãos. A madeira merece-me sempre a reserva de ter de a envernizar de ano em ano, e tenho medo que empene - o que creio não acontecerá com um bom aluminio. O que vos parece? Abraço

Link to comment
Share on other sites

Kambala Iroko - ver propriedades AQUI
Normalmente em execução de caixilharias exteriores de qualidade, nunca são utilizadas peças de madeira maciça, sendo a madeira um material anisotrópico, os fabricantes tentam compensar essa anisotropia através da construção dos sistemas recorrendo a peças lamelares coladas.

Se fôr para realizar em madeira maciça, peças unicas nas couceiras, aduelas e afins e o acabamento for envernizamento /velatura com oleo, aconselho a madeira de Afzélia. Mas é Cara.

Depois normalmente existem 3 opções de acabamentos que eu considero:
Pintura, com esmaltes aquosos;
Envernizamento com Verniz de Poliuretano de base aquosa;
Velatura com oleos vegetais, tais como oleo de Teca, oleo de linhaça cru, oleo de cedro...

A madeira tem sempre maiores cuidados de manutenção.
-Pintura, normalmente dura cerca de 5/7 anos, depende da qualidade e exposição aos elementos;
-Envernizamento, duram cerca de 4/ 6 anos, depende da qualidade e exposição aos elementos;
- Velaturas, duram 1 ano, sendo necessário a reposição do oleo frequentemente, mas com a vantagem de não haver necessidade de raspagens, desmontagens... é só manutenção periodica... é a solução mais económica, mas com cuidados de manutenção.

O aluminio, é o aluminio.

Segue imagem de obra em curso no Centro Histórico de Mértola(Afzélia com velatura em Óleo de linhaça cru)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Kambala Iroko - ver propriedades AQUI
Normalmente em execução de caixilharias exteriores de qualidade, nunca são utilizadas peças de madeira maciça, sendo a madeira um material anisotrópico, os fabricantes tentam compensar essa anisotropia através da construção dos sistemas recorrendo a peças lamelares coladas.

Se fôr para realizar em madeira maciça, peças unicas nas couceiras, aduelas e afins e o acabamento for envernizamento /velatura com oleo, aconselho a madeira de Afzélia. Mas é Cara.

Depois normalmente existem 3 opções de acabamentos que eu considero:
Pintura, com esmaltes aquosos;
Envernizamento com Verniz de Poliuretano de base aquosa;
Velatura com oleos vegetais, tais como oleo de Teca, oleo de linhaça cru, oleo de cedro...

A madeira tem sempre maiores cuidados de manutenção.
-Pintura, normalmente dura cerca de 5/7 anos, depende da qualidade e exposição aos elementos;
-Envernizamento, duram cerca de 4/ 6 anos, depende da qualidade e exposição aos elementos;
- Velaturas, duram 1 ano, sendo necessário a reposição do oleo frequentemente, mas com a vantagem de não haver necessidade de raspagens, desmontagens... é só manutenção periodica... é a solução mais económica, mas com cuidados de manutenção.

O aluminio, é o aluminio.

Segue imagem de obra em curso no Centro Histórico de Mértola(Afzélia com velatura em Óleo de linhaça cru)



Mas a afizélia é melhor, mais resistente e adequada a exteriores que a madeira de Iroco?
Seja como for, existem riscos de empeno, p. ex. , certo?
É que as vantagens térmicas da madeira em relação ao aluminio parecem-me uma questão de menor importancia. Penso sempre que é mais importante investir em vidros de muito boa qualidade do que em caixilharias xpto.

Alguem aqui do forum tem janelas em madeira? Como se comprtam?

Abraço
Link to comment
Share on other sites

eu cá prefiro o alumínio. não quer dizer que a madeira não seja interessante mas não se aplica a tudo no meu entender. em relação ao PVC a minha opinião é muito simples, o PVC foi feito para estar enterrado, aí sim dura anos, agora por mais tratamento e propriedades que tenha continuo ao não gostar de aplicar em vãos até porque transparece alguma fragilidade no vão! mas isto é a minha opinião :s

Link to comment
Share on other sites

Luís Castro: As caixilharias poderão ser até mais importantes que o próprio vidro. Uma caixilharia bem desenhada é completamente estanque a passagens de ar, logo a condução térmica. Quantos de nós já nao tivemos junto de janelas onde sentimos o vento a passar? ou mesmo que tocando no caixilho este está bastante frio? Tem tudo a ver com o desenho do caixilho e o tipo de material. Também há outra coisa, é sempre melhor uma janela de batente que uma de correr. Mas para cada uma delas há soluções. O Souto Moura por exemplo tem desenhos de janelas de correr muito boas em madeira, na casa em Moledo por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

"Também há outra coisa, é sempre melhor uma janela de batente que uma de correr." Não posso concordar. Caso tenha uma janela de batente com 2,50 de altura é complicado só com 1 ponto de fecho e mais do que 1 não é pratico. No meu entender ambas são uma boa solução dependendo do caso concreto onde são aplicadas

Link to comment
Share on other sites

pauloss: Mas uma janela com 2,50m de altura de batente tem de ter sempre um fecho em cima e outro em baixo, mesmo que o sistema de fecho seja através de um único manípulo. Mas pronto retiro o "sempre" :s Pedro Barradas: tens razão, mas é preferível haver a possibilidade de controlo de entrada de ar através de sistemas de abertura e fecho de entradas de ar que não implique abrir a janela. O ideal seria mesmo trabalhar através do sistema de fachada ventilada e transportar esse ar também para o interior..

Link to comment
Share on other sites

Exitem sistema de controlo de admissão de ar para caixilhos de aluminio. podem pesquisar o site da RENSON. Os aluminios NAVARRA, já disponibilizam esse sistema para utilizar nos seus sistemas de caixilho. Não é preciso, nem desejável fachada ventilada, até porque construtivamente é tendência geral de seguir a implementação de paredes simples... com sistema de isolamento contínuo pelo exterior, vulgo ETICS, ou capotto...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.