Jump to content
Arquitectura.pt


Fórum da Casa


forumdacasa

Recommended Posts

Olá,

Sou o administrador do Fórum da Casa e leitor do arquitectura.pt.

Este fórum existe com o intuito de falar sobre tudo o que diga respeito a casas: comprar, vender, trocar, arrendar, construir, remodelar, reparar ou equipar.

Quem quiser visitar (profissional ou não - alguma publicidade é permitida) é sempre benvindo! :s

Felicidades a todos e desejos de sucesso. :s

Link to comment
Share on other sites

eu só dei uma vista de olhos mas posso dizer que estou entre duas posições, a de esquecer que vi esse forum ou a de começar a participar para explicar de uma vez por todas muitas coisas sobre o papel do arquitecto... só li dois topicos, e o papel do arquitecto é mais ao menos o gajo que se recorre em ultimo caso...." 5% preço normal de mercado" quando se pode pedir 12%, ou " falei com um amigo", que é engenheiro e aconselhar " outros técnicos" faz-me lembrar o espirito tão nacional de ter um mercedes á porta de um bairro degradado, ou entao o belo tuning... não percebo como se pode achar uma loucura o preço de um projecto e depois dar 5000 euros por um movel para por copos e garrafas expostos como se fossem um Picasso ... desculpem a sinceridade, mas cada vez mais me revolta......

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado pelas vossas visitas e esclarecimentos. Mas gostaria de dizer que, quanto a mim, a sobranceria não é uma virtude. :s Por outro lado, o esclarecimento e a informação são chaves importantes no processo de educação sobre qualquer tema. :s Mais uma vez, muito obrigado a todos!

Link to comment
Share on other sites

Não é minha intenção achar-me melhor do que qualquer pessoa, antes pelo contrário, mas penso que alguns membros do seu fórum deviam ter mais algum cuidado com o que dizem, porque além de induzirem outros em erro, estão eles próprios a atacar injusta e desenfreadamente profissionais que nada fizeram para merecer isso... Não me interprete mal, há lá alguns tópicos bem interessantes, e o próprio fórum parece estar a chegar a públicos que de outra forma não teriam com quem tirar as suas dúvidas, o que é de louvar, mas também há que ter cuidado com a informação que se transmite. Continuação de bom trabalho, certamente que irei visitar o seu espaço frequentemente :s

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Adriano, se não és arquitecto (não é que precises de o ser) e se tens dúvidas sobre algumas temáticas, talvez seja melhor não fazeres certo tipo de afirmações como se fossem verdades universais... até pode ser a tua verdade, ou melhor, provavelmente foi a tua experiência de vida te levou a pensar assim, mas há que ter cuidado com o que se diz, onde se diz e a quem se diz... ...se como dizes, ignoras muita coisa, convém esclareceres-te antes de quereres esclarecer os outros... De louvar a tua atitude e a vontade de estar sempre a aprender. Desconheço a tua área de formação, mas espero que possas ser uma real mais valia para este e para o outro fórum :s

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

deviam ter mais algum cuidado com o que dizem, porque além de induzirem outros em erro, estão eles próprios a atacar injusta e desenfreadamente profissionais que nada fizeram para merecer isso...


Compreendo quando dizes isto! Tens toda a razão e foi dito um bocado sem pensar... Reflecti e corrigi para não induzir ninguém em erro.

Porém, até tenho tido boas impressões dos arquitectos, nomeadamente nas gerações mais novas (casa dos 25-35). Porém tive algumas más experiencias, alguns profissionais com pouca vontade de serem profissionais...
Por exemplo, sentia-me ignorante quando via alguém pedir 10k€ por um projecto, sem saber o que eu tinha em mão ou quais as ideias...

Agora, tal como digo lá, louvo o trabalho dos bons arquitectos. Que se interessam pelo que fazem e estão preocupados com o mais importante, o Cliente. Que não olham para um projecto como mais uma oportunidade de facturar e começar a despejar projectos da gaveta.

E digo-te, encontrei muito disto nas procuras que fiz. Quer sejam de pequenos arquitectos ou de alguns gabinete que puxam bem pelos galardões/nota.

Como alguém disse, muitas vezes é a visão do Cliente... Durante algumas semanas, procurei gabinetes de arquitectura e projectos, foi quando dei com o "arquitectura.pt". Tirando este site e um ou outro blog (o da barriga, por exemplo), a arquitectura portuguesa parece-me pouco promovida, falta informação e publicidade. Acho que cabe aos Arquitectos promoverem-se mais, dar a conhecer o vosso trabalho e com isso justificar o porquê de determinados preços!

Muita gente deixaria de recorrer ao tio que é engenheiro civil para fazer a casa e passaria a invocar o arquitecto em primeiro lugar...

Eu fiz isso, mas já tinha aprendido à muito tempo qual o papel de cada um neste filme :s

Abraço e sem ressentimentos :s
Link to comment
Share on other sites

Se visses, como eu já vi, clientes que se dirigem a ti com uma publicidade a uma companhia de seguros, ou empresa de construção, com uma imagem daquilo que querem para eles… bem… sobre o tipo de divulgação que falas não se pode falar muito…

Pelo que me tenho vindo a aperceber, há pessoas que perdem mais tempo na procura de informação para escolher o carro, ou telemóvel, o computador, ou até mesmo a roupa, do que propriamente aquele que “perdem” na procura de informação para a sua casa…

Nesses há os que são de ideias verdadeiramente fixas e aqueles que apesar de terem aquela imagem, não se restringem a ela e dão alguma liberdade, ou pelo menos permitem que se faça sugestões sobre o projecto… enfim… diria o cliente tem que ter sorte (procurá-la também) com o arquitecto, mas o contrário também é verdade, felizmente também há casos em que a comunicação é fácil e eficaz :s

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

The Secret Place: O trabalho do arquitecto é simplesmente o ponto primordial de qualquer construção. Os clientes vêm com ideias de como desejam a sua casa e a função do arquitecto é a de desenhar a casa em função das ideias e dos seus conhecimentos. Os clientes por sua vez deverão também ser abertos a propostas porque se estamos a lidar com um arquitecto honesto, as suas propostas serão feitas sempre em função de melhorar as opções do cliente. E como trabalho artístico que é, a obra de arquitectura deve ser única e feita com um propósito: servir as necessidades do cliente em função de um bom desempenho a longo prazo. E quanto à divulgação da arquitectura, sugiro-te que cliques aqui na imagem abaixo onde diz "palavras da arquitectura" :s

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.