3CPO Posted August 22, 2006 Report Share Posted August 22, 2006 Num olhar calmo e sereno, o edifício, com o seu aspecto pouco atractivo detêm-nos, retem a nossa atenção, e de certo modo obriga-nos a reflectir. O que leva o arquitecto a eleger esta força expressiva que roça a violência? Voltemos à dimensão monolítica do edifício e deste ponto de vista poderemos afirmar que a Escola de Paspels deve ser entendida como um todo, um todo divisível em tantas partes que nenhuma junta se torne perceptivel. O ligeiro desfazamento na dimensão dos vãos reforça a ideia de irregularidade estrutural dando mais presença ao conceito de monolíto. Observando lentamente e cuidadosamente apercebemo-nos que as esquinas parecem não estar em angulo recto, mas ligeiramente em angulo agudo / obtuso. Estas deformações significam que o edifício não é de facto um cubo? Afinal de contas, a Escola de Paspels oferece-nos uma excelente experiência perceptiva já que nos obriga a percorrer em toda a sua volta, observando cada fachada, não existindo uma posição chave em que se consiga perceber o edifício em toda a sua totalidade. Estamos diante de um paradoxo que Valerio Olgiati afirma ante a critíca: criei um edificio estático e monolítico com irregularidades que enfatizam o seu caracter unitário e harmonioso o qual sendo visivel e compreensivel, faz-nos mover e mudar de posição, procurando sempre aumentar o número de pontos de vista de modo a comprendê-lo melhor.Valério Olgiati - Escola de Paspels - Paspels - 1999Ler mais... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Arq.to Posted August 28, 2006 Report Share Posted August 28, 2006 Caractéres corrigidos. Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura Link to comment Share on other sites More sharing options...
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