Jump to content
Arquitectura.pt


Sign in to follow this  
3CPO

Visão Ignota

Recommended Posts

Actualmente, a cultura de ensino leva-nos num caminho que tende a filtrar o conhecimento arquitectónico para determinados parâmetros preconcebidos. O ensino e a prática da arquitectura desenvolve-se em torno do panorama Europeu e cada vez mais tem-se extendido a casos Asiáticos e Americanos.
As referências e o saber arquitectónico extendem-se a países vulgarmente esquecidos por motivos geográficos ou por motivos sócio-económicos.

O projecto para o "Yabani" consistia no desenho de um restaurante/bar de 295 m2 na Rua Damasco em Beirute (Líbano). As marcas dos bombardeamentos dos recentes conflitos estão ainda muito marcados nos edifícios adjacentes ainda ocupados por alguns refugiados. Este edifício é constituido por uma estrutura de 2 níveis subterrâneos em betão e uma torre "metálica" de 14 metros. Existe uma plataforma de recepção móvel que liga a cota da rua ao restaurante no nível inferior. Esta disposição faz com que os acessos centrais se tornem num ponto fulcral já que o restaurante se dispõe à sua volta.
O restaurante desfruta de luz natural através de lajes envidraçadas colocadas no nível térreo. Ainda assim, os clientes poderão apreciar a sua refeição numa negação total dos ambientes urbanos envolventes, apesar disso o projecto assume a sua presença urbana através da torre e das relações que esta estabelece com a envolvente mais próxima.

O Yabani pretende ser o ar-fresco na indústria de restauração e entretenimento.

Bernard Khoury - Yabani, Beirute - Líbano - 2003
http://www.bernardkhoury.com

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Ler mais...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.