Jump to content
Arquitectura.pt


Tinta da China


3CPO

Recommended Posts

"Sou plenamente a favor do lápis, da lapiseira, do carvão... eventualmente da aguarela monocromática... agora tinta-da china, isso era trabalho para desenhador passar a limpo. O lápis permite apurar a técnica de representação, explorar o desenho técnico até aos limites. O lápis destina-se à concepção.

Depois do aluno aprender a dominar os media, aí sim deve passar essa experiência acumulada, o saber para o suporte informático.

O desenho manual, permite apreender outra coisa, a escala.
Link to comment
Share on other sites

Por acaso acho que o trabalho com tinta da china não tem nada a ver com aprender a dar expressão ao desenho... até porque é uma coisa que é preciso reaprender ao mudar o suporte de trabalho para digital, ao começar a trabalhar com cad... O que me parece é que a importância do trabalho com tinta da china está na noção de escala, de variação de informação contida num desenho. Coisa que os zoom-in-zoom-out dos cads adulteram completamente, porque no extremo o mesmo desenho até serve tanto para a 1:1000 como para a 1:5... (Oops, só reparei depois de escrever que já tinham falado disto.)

Link to comment
Share on other sites

Por acaso acho que o trabalho com tinta da china não tem nada a ver com aprender a dar expressão ao desenho... até porque é uma coisa que é preciso reaprender ao mudar o suporte de trabalho para digital, ao começar a trabalhar com cad... O que me parece é que a importância do trabalho com tinta da china está na noção de escala, de variação de informação contida num desenho. Coisa que os zoom-in-zoom-out dos cads adulteram completamente, porque no extremo o mesmo desenho até serve tanto para a 1:1000 como para a 1:5...



É um daqueles assuntos ... ponham os miúdos do 1º anos a desenhar e a fazer desenho técnico a lápis. Trabalhar com lápis e outros meios riscáveis.... a tinta da china é para quem souber e gostar.... agora obrigar!?! Como referi anteriormente. Tinta da China é regressar inutilmente ao passado. O aluno deverá saber desenhar em CAD e exprimir da mesma maneira como exprime com lápis ou com tinta da cina. Mas nos tempos de hoje com as ferramentas do futuro.

Se querem voltar ao passado existe o regime dos taliban no sul do Afeganistão e para aqueles que desejam mesmo a tinta da china esperem uns dez anos que o Afeganistão volta ao tempo dos talibans e aí voltam á idade da pedra...
Link to comment
Share on other sites

A minha opinião sobre este assunto, já muitos de vós a conhecem, de qualquer das formas, considero a evolução de desenho técnico para desenho assistido por computador (CAD) bastante importante...

Eu penso, ao ter lido muitos dos comentários aqui deixados que, a utlização da tinta da china é utilizada ainda com um tira linhas... mas esquecem-se das famosas Rotring Rapidograph que em tudo ajudam o estudante do primeiro ano do curso de arquitectura (como foi o meu caso) em saber representar melhor o desenho antes de passar para a evolução do computador...

Muitos de voces podem acreditar no que vou dizer ou não, mas eu só comecei a desenhar em PC no meu 3º ano do curso, até lá andava a desenhar com as tais canetas em todos os meus projectos... demorava mais tempo mas não me importava.

Primeiro dava-me um gozo enorme fazer os projectos daquela forma, e quem diz que qd nos engavamos numa linha tinhamos de mandar o trabalho todo fora, engana-se e muito...

e

Segundo, tal como o |Kandinsky| dizia a percepção do espaço através da escala é muito maior no papel do que quando passamos para PC em que temos de inserir uma série de medidas e comandos para definir um quarto ou uma sala... O sentido de espaço perde-se na minha opiniao qd utilizamos o PC...

Estou agora a concluir o curso de arquitectura, e continuo a utilizar o desenho à mão para fazer o projecto em fase de estudo prévio, pormenores e outros... CAD só mesmo no fim em que me preparo para apresentação final dos desenhos... ai sim, por uma questão de optimização de tempo...

Eu acho que esta questão de CAD ou Desenho Técnico à mão, vai ainda continuar por muitos anos e muitas escolas e professores irão continuar a debater-se neste assunto.

Eu defendo a utilização do Desenho Técnico à mão no 1º e 2º ano do curso, depois disso, devido as constantes entregas de trabalhos que temos, torna-se complicado...

Link to comment
Share on other sites

O dia só tem 24horas, e a apresentação de projecto é para ontem!!!!! Trata-se de rentabilizar e gerir o tempo em prol de um bom trabalho. Pode dar-se o caso q o auxilio de uma base informática como o archicad e outros, disponibilizam o tempo do interessado em questões teoricas de leitura, observação e critica. Até breve.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.